Lesão cervical não cariosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Juliane Conceição da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58564
Resumo: O aumento no número de pacientes com o diagnóstico de lesões cervicais não cariosas (LCNCS) tornou-se mais frequente nos consultórios odontológicos, diante disto, o conhecimento do cirurgião-dentista frente a esta patologia representa grande importância para a resolução de seus danos. Portanto, este trabalho teve como objetivo específico esclarecer sobre a multifatoriedade das LCNCs e expor a importância da correta identificação dos fatores que associados, contribuirão para a origem e progressão desta patologia. E como objetivos específicos, este trabalho visou expor as principais características morfológicas das LCNCs e sua relevância para um correto diagnóstico, assim como evidenciar sobre a importância da remoção dos fatores etiológicos previamente a realização dos procedimentos reabilitadores. Para isso, foram utilizados artigos científicos publicados no período de 1996 a 2018, encontrados nas plataformas Google Acadêmico, PubMed, Scielo e Lilacs, utilizando os descritores “Desgaste Dentário”, “Erosão Dental” e “Abrasão Dental”. A LCNC é uma doença com etiologia multifatorial e seus diferentes mecanismos de ação (atrição, tensão e biocorrosão) influenciam diretamente na forma da lesão, sendo este o verdadeiro desafio para o seu diagnóstico. Com isto, conclui-se que o tratamento restaurador e/ou cirúrgico das LCNCs só poderá gozar de sua efetividade a partir do controle e remoção dos agentes que colaboraram para a sua origem e progressão, ressaltando a importância do cirurgião dentista em saber detectar, por meio da história médica-dental e análise morfológica, quais fatores estão relacionados a sua etiologia.
id Krot_a8fe0e82e290b9967420321291d0c0dd
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58564
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Lesão cervical não cariosaDesgaste dentárioErosão dentalAbrasão dentáriaO aumento no número de pacientes com o diagnóstico de lesões cervicais não cariosas (LCNCS) tornou-se mais frequente nos consultórios odontológicos, diante disto, o conhecimento do cirurgião-dentista frente a esta patologia representa grande importância para a resolução de seus danos. Portanto, este trabalho teve como objetivo específico esclarecer sobre a multifatoriedade das LCNCs e expor a importância da correta identificação dos fatores que associados, contribuirão para a origem e progressão desta patologia. E como objetivos específicos, este trabalho visou expor as principais características morfológicas das LCNCs e sua relevância para um correto diagnóstico, assim como evidenciar sobre a importância da remoção dos fatores etiológicos previamente a realização dos procedimentos reabilitadores. Para isso, foram utilizados artigos científicos publicados no período de 1996 a 2018, encontrados nas plataformas Google Acadêmico, PubMed, Scielo e Lilacs, utilizando os descritores “Desgaste Dentário”, “Erosão Dental” e “Abrasão Dental”. A LCNC é uma doença com etiologia multifatorial e seus diferentes mecanismos de ação (atrição, tensão e biocorrosão) influenciam diretamente na forma da lesão, sendo este o verdadeiro desafio para o seu diagnóstico. Com isto, conclui-se que o tratamento restaurador e/ou cirúrgico das LCNCs só poderá gozar de sua efetividade a partir do controle e remoção dos agentes que colaboraram para a sua origem e progressão, ressaltando a importância do cirurgião dentista em saber detectar, por meio da história médica-dental e análise morfológica, quais fatores estão relacionados a sua etiologia.2023-07-05T17:18:34Z2023-07-05T17:18:34Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58564SILVA, Juliane Conceição daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-05T17:18:34Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58564Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-05T17:18:34falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-05T17:18:34Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Lesão cervical não cariosa
title Lesão cervical não cariosa
spellingShingle Lesão cervical não cariosa
SILVA, Juliane Conceição da
Desgaste dentário
Erosão dental
Abrasão dentária
title_short Lesão cervical não cariosa
title_full Lesão cervical não cariosa
title_fullStr Lesão cervical não cariosa
title_full_unstemmed Lesão cervical não cariosa
title_sort Lesão cervical não cariosa
author SILVA, Juliane Conceição da
author_facet SILVA, Juliane Conceição da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Juliane Conceição da
dc.subject.por.fl_str_mv Desgaste dentário
Erosão dental
Abrasão dentária
topic Desgaste dentário
Erosão dental
Abrasão dentária
description O aumento no número de pacientes com o diagnóstico de lesões cervicais não cariosas (LCNCS) tornou-se mais frequente nos consultórios odontológicos, diante disto, o conhecimento do cirurgião-dentista frente a esta patologia representa grande importância para a resolução de seus danos. Portanto, este trabalho teve como objetivo específico esclarecer sobre a multifatoriedade das LCNCs e expor a importância da correta identificação dos fatores que associados, contribuirão para a origem e progressão desta patologia. E como objetivos específicos, este trabalho visou expor as principais características morfológicas das LCNCs e sua relevância para um correto diagnóstico, assim como evidenciar sobre a importância da remoção dos fatores etiológicos previamente a realização dos procedimentos reabilitadores. Para isso, foram utilizados artigos científicos publicados no período de 1996 a 2018, encontrados nas plataformas Google Acadêmico, PubMed, Scielo e Lilacs, utilizando os descritores “Desgaste Dentário”, “Erosão Dental” e “Abrasão Dental”. A LCNC é uma doença com etiologia multifatorial e seus diferentes mecanismos de ação (atrição, tensão e biocorrosão) influenciam diretamente na forma da lesão, sendo este o verdadeiro desafio para o seu diagnóstico. Com isto, conclui-se que o tratamento restaurador e/ou cirúrgico das LCNCs só poderá gozar de sua efetividade a partir do controle e remoção dos agentes que colaboraram para a sua origem e progressão, ressaltando a importância do cirurgião dentista em saber detectar, por meio da história médica-dental e análise morfológica, quais fatores estão relacionados a sua etiologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-07-05T17:18:34Z
2023-07-05T17:18:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58564
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672951076159488