Obesidade infantil e sua relação com a mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51598 |
Resumo: | A obesidade infantil constitui-se como um dos sérios desafios para a saúde pública, atingindo níveis epidêmicos no mundo todo, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, sendo um grande fator de risco para outras doenças crônicas, ocasionando diversas consequências negativas ao organismo. Está relacionada à múltiplos fatores que interferem na má alimentação e na vida menos ativa, dentre eles, a mídia e as propagandas de alimentos com alto teor calórico, açúcar e sódio; O objetivo geral deste trabalho foi descrever a influência da mídia na indução do consumo alimentar das crianças e sedentarismo, tendo em vista sua ligação no alarmante cenário da obesidade infantil; A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, qualitativa e descritiva por meio de pesquisas em livros e artigos científicos através de busca nas bases de dados “Google Acadêmico”, “Scientific Electronic Library Online (Scielo)” e “Capes Periódicos”, publicados nos últimos “12” anos entre 2010 e 2022, com autores da área que abordassem a temática deste estudo; Por fim, a partir dos trabalhos usados nesta pesquisa, conclui-se que, a mídia exerce papel socializador, intervindo no estilo de vida, formação de hábitos e comportamento alimentar. Com o avanço da tecnologia e alterações na rotina familiar, as crianças começam a ter contato muito cedo com diferentes tipos de aparelhos eletrônicos e permanecem nestes por um longo período de tempo, o que contribui para a inatividade física, diminuindo o gasto energético, além de serem induzidas principalmente pelas propagandas ao consumo de comidas calóricas e industrializadas, resultando assim, no ganho excessivo de peso, onde o público infantil é o alvo principal desses anúncios. Daí, a importância da prevenção, promoção de medidas, regulamentação publicitária, participação mais ativa dos pais na adesão de hábitos saudáveis desde a infância, tanto alimentares como físicos, acompanhamento e controle dos filhos diante da mídia. |
id |
Krot_a909b09eaa3f1797e1554f54c350adb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51598 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
GATINHO, Dilvane Cantanhede2023-04-10T18:11:24Z2023-04-10T18:11:24Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51598A obesidade infantil constitui-se como um dos sérios desafios para a saúde pública, atingindo níveis epidêmicos no mundo todo, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, sendo um grande fator de risco para outras doenças crônicas, ocasionando diversas consequências negativas ao organismo. Está relacionada à múltiplos fatores que interferem na má alimentação e na vida menos ativa, dentre eles, a mídia e as propagandas de alimentos com alto teor calórico, açúcar e sódio; O objetivo geral deste trabalho foi descrever a influência da mídia na indução do consumo alimentar das crianças e sedentarismo, tendo em vista sua ligação no alarmante cenário da obesidade infantil; A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, qualitativa e descritiva por meio de pesquisas em livros e artigos científicos através de busca nas bases de dados “Google Acadêmico”, “Scientific Electronic Library Online (Scielo)” e “Capes Periódicos”, publicados nos últimos “12” anos entre 2010 e 2022, com autores da área que abordassem a temática deste estudo; Por fim, a partir dos trabalhos usados nesta pesquisa, conclui-se que, a mídia exerce papel socializador, intervindo no estilo de vida, formação de hábitos e comportamento alimentar. Com o avanço da tecnologia e alterações na rotina familiar, as crianças começam a ter contato muito cedo com diferentes tipos de aparelhos eletrônicos e permanecem nestes por um longo período de tempo, o que contribui para a inatividade física, diminuindo o gasto energético, além de serem induzidas principalmente pelas propagandas ao consumo de comidas calóricas e industrializadas, resultando assim, no ganho excessivo de peso, onde o público infantil é o alvo principal desses anúncios. Daí, a importância da prevenção, promoção de medidas, regulamentação publicitária, participação mais ativa dos pais na adesão de hábitos saudáveis desde a infância, tanto alimentares como físicos, acompanhamento e controle dos filhos diante da mídia.Obesidade InfantilMídiaPropagandasHábitosSedentarismoObesidade infantil e sua relação com a mídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNutriçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDILVANE CANTANHEDE GATINHO.pdfDILVANE CANTANHEDE GATINHO.pdfapplication/pdf908799https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51598/1/DILVANE%20CANTANHEDE%20GATINHO.pdf965e8045074ced7a9c49813411c15ea4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51598/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/515982023-07-28 10:56:55.585oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-28T13:56:55falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-28T13:56:55Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Obesidade infantil e sua relação com a mídia |
title |
Obesidade infantil e sua relação com a mídia |
spellingShingle |
Obesidade infantil e sua relação com a mídia GATINHO, Dilvane Cantanhede Obesidade Infantil Mídia Propagandas Hábitos Sedentarismo |
title_short |
Obesidade infantil e sua relação com a mídia |
title_full |
Obesidade infantil e sua relação com a mídia |
title_fullStr |
Obesidade infantil e sua relação com a mídia |
title_full_unstemmed |
Obesidade infantil e sua relação com a mídia |
title_sort |
Obesidade infantil e sua relação com a mídia |
author |
GATINHO, Dilvane Cantanhede |
author_facet |
GATINHO, Dilvane Cantanhede |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GATINHO, Dilvane Cantanhede |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Obesidade Infantil Mídia Propagandas Hábitos Sedentarismo |
topic |
Obesidade Infantil Mídia Propagandas Hábitos Sedentarismo |
description |
A obesidade infantil constitui-se como um dos sérios desafios para a saúde pública, atingindo níveis epidêmicos no mundo todo, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, sendo um grande fator de risco para outras doenças crônicas, ocasionando diversas consequências negativas ao organismo. Está relacionada à múltiplos fatores que interferem na má alimentação e na vida menos ativa, dentre eles, a mídia e as propagandas de alimentos com alto teor calórico, açúcar e sódio; O objetivo geral deste trabalho foi descrever a influência da mídia na indução do consumo alimentar das crianças e sedentarismo, tendo em vista sua ligação no alarmante cenário da obesidade infantil; A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, qualitativa e descritiva por meio de pesquisas em livros e artigos científicos através de busca nas bases de dados “Google Acadêmico”, “Scientific Electronic Library Online (Scielo)” e “Capes Periódicos”, publicados nos últimos “12” anos entre 2010 e 2022, com autores da área que abordassem a temática deste estudo; Por fim, a partir dos trabalhos usados nesta pesquisa, conclui-se que, a mídia exerce papel socializador, intervindo no estilo de vida, formação de hábitos e comportamento alimentar. Com o avanço da tecnologia e alterações na rotina familiar, as crianças começam a ter contato muito cedo com diferentes tipos de aparelhos eletrônicos e permanecem nestes por um longo período de tempo, o que contribui para a inatividade física, diminuindo o gasto energético, além de serem induzidas principalmente pelas propagandas ao consumo de comidas calóricas e industrializadas, resultando assim, no ganho excessivo de peso, onde o público infantil é o alvo principal desses anúncios. Daí, a importância da prevenção, promoção de medidas, regulamentação publicitária, participação mais ativa dos pais na adesão de hábitos saudáveis desde a infância, tanto alimentares como físicos, acompanhamento e controle dos filhos diante da mídia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-10T18:11:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-10T18:11:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51598 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51598/1/DILVANE%20CANTANHEDE%20GATINHO.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51598/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
965e8045074ced7a9c49813411c15ea4 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460262855507968 |