Obesidade infantil e sua relação com a mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GATINHO, Dilvane Cantanhede
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51598
Resumo: A obesidade infantil constitui-se como um dos sérios desafios para a saúde pública, atingindo níveis epidêmicos no mundo todo, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, sendo um grande fator de risco para outras doenças crônicas, ocasionando diversas consequências negativas ao organismo. Está relacionada à múltiplos fatores que interferem na má alimentação e na vida menos ativa, dentre eles, a mídia e as propagandas de alimentos com alto teor calórico, açúcar e sódio; O objetivo geral deste trabalho foi descrever a influência da mídia na indução do consumo alimentar das crianças e sedentarismo, tendo em vista sua ligação no alarmante cenário da obesidade infantil; A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, qualitativa e descritiva por meio de pesquisas em livros e artigos científicos através de busca nas bases de dados “Google Acadêmico”, “Scientific Electronic Library Online (Scielo)” e “Capes Periódicos”, publicados nos últimos “12” anos entre 2010 e 2022, com autores da área que abordassem a temática deste estudo; Por fim, a partir dos trabalhos usados nesta pesquisa, conclui-se que, a mídia exerce papel socializador, intervindo no estilo de vida, formação de hábitos e comportamento alimentar. Com o avanço da tecnologia e alterações na rotina familiar, as crianças começam a ter contato muito cedo com diferentes tipos de aparelhos eletrônicos e permanecem nestes por um longo período de tempo, o que contribui para a inatividade física, diminuindo o gasto energético, além de serem induzidas principalmente pelas propagandas ao consumo de comidas calóricas e industrializadas, resultando assim, no ganho excessivo de peso, onde o público infantil é o alvo principal desses anúncios. Daí, a importância da prevenção, promoção de medidas, regulamentação publicitária, participação mais ativa dos pais na adesão de hábitos saudáveis desde a infância, tanto alimentares como físicos, acompanhamento e controle dos filhos diante da mídia.
id Krot_a909b09eaa3f1797e1554f54c350adb9
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51598
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling GATINHO, Dilvane Cantanhede2023-04-10T18:11:24Z2023-04-10T18:11:24Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51598A obesidade infantil constitui-se como um dos sérios desafios para a saúde pública, atingindo níveis epidêmicos no mundo todo, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, sendo um grande fator de risco para outras doenças crônicas, ocasionando diversas consequências negativas ao organismo. Está relacionada à múltiplos fatores que interferem na má alimentação e na vida menos ativa, dentre eles, a mídia e as propagandas de alimentos com alto teor calórico, açúcar e sódio; O objetivo geral deste trabalho foi descrever a influência da mídia na indução do consumo alimentar das crianças e sedentarismo, tendo em vista sua ligação no alarmante cenário da obesidade infantil; A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, qualitativa e descritiva por meio de pesquisas em livros e artigos científicos através de busca nas bases de dados “Google Acadêmico”, “Scientific Electronic Library Online (Scielo)” e “Capes Periódicos”, publicados nos últimos “12” anos entre 2010 e 2022, com autores da área que abordassem a temática deste estudo; Por fim, a partir dos trabalhos usados nesta pesquisa, conclui-se que, a mídia exerce papel socializador, intervindo no estilo de vida, formação de hábitos e comportamento alimentar. Com o avanço da tecnologia e alterações na rotina familiar, as crianças começam a ter contato muito cedo com diferentes tipos de aparelhos eletrônicos e permanecem nestes por um longo período de tempo, o que contribui para a inatividade física, diminuindo o gasto energético, além de serem induzidas principalmente pelas propagandas ao consumo de comidas calóricas e industrializadas, resultando assim, no ganho excessivo de peso, onde o público infantil é o alvo principal desses anúncios. Daí, a importância da prevenção, promoção de medidas, regulamentação publicitária, participação mais ativa dos pais na adesão de hábitos saudáveis desde a infância, tanto alimentares como físicos, acompanhamento e controle dos filhos diante da mídia.Obesidade InfantilMídiaPropagandasHábitosSedentarismoObesidade infantil e sua relação com a mídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNutriçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDILVANE CANTANHEDE GATINHO.pdfDILVANE CANTANHEDE GATINHO.pdfapplication/pdf908799https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51598/1/DILVANE%20CANTANHEDE%20GATINHO.pdf965e8045074ced7a9c49813411c15ea4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51598/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/515982023-07-28 10:56:55.585oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-28T13:56:55falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-28T13:56:55Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Obesidade infantil e sua relação com a mídia
title Obesidade infantil e sua relação com a mídia
spellingShingle Obesidade infantil e sua relação com a mídia
GATINHO, Dilvane Cantanhede
Obesidade Infantil
Mídia
Propagandas
Hábitos
Sedentarismo
title_short Obesidade infantil e sua relação com a mídia
title_full Obesidade infantil e sua relação com a mídia
title_fullStr Obesidade infantil e sua relação com a mídia
title_full_unstemmed Obesidade infantil e sua relação com a mídia
title_sort Obesidade infantil e sua relação com a mídia
author GATINHO, Dilvane Cantanhede
author_facet GATINHO, Dilvane Cantanhede
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GATINHO, Dilvane Cantanhede
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade Infantil
Mídia
Propagandas
Hábitos
Sedentarismo
topic Obesidade Infantil
Mídia
Propagandas
Hábitos
Sedentarismo
description A obesidade infantil constitui-se como um dos sérios desafios para a saúde pública, atingindo níveis epidêmicos no mundo todo, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, sendo um grande fator de risco para outras doenças crônicas, ocasionando diversas consequências negativas ao organismo. Está relacionada à múltiplos fatores que interferem na má alimentação e na vida menos ativa, dentre eles, a mídia e as propagandas de alimentos com alto teor calórico, açúcar e sódio; O objetivo geral deste trabalho foi descrever a influência da mídia na indução do consumo alimentar das crianças e sedentarismo, tendo em vista sua ligação no alarmante cenário da obesidade infantil; A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, qualitativa e descritiva por meio de pesquisas em livros e artigos científicos através de busca nas bases de dados “Google Acadêmico”, “Scientific Electronic Library Online (Scielo)” e “Capes Periódicos”, publicados nos últimos “12” anos entre 2010 e 2022, com autores da área que abordassem a temática deste estudo; Por fim, a partir dos trabalhos usados nesta pesquisa, conclui-se que, a mídia exerce papel socializador, intervindo no estilo de vida, formação de hábitos e comportamento alimentar. Com o avanço da tecnologia e alterações na rotina familiar, as crianças começam a ter contato muito cedo com diferentes tipos de aparelhos eletrônicos e permanecem nestes por um longo período de tempo, o que contribui para a inatividade física, diminuindo o gasto energético, além de serem induzidas principalmente pelas propagandas ao consumo de comidas calóricas e industrializadas, resultando assim, no ganho excessivo de peso, onde o público infantil é o alvo principal desses anúncios. Daí, a importância da prevenção, promoção de medidas, regulamentação publicitária, participação mais ativa dos pais na adesão de hábitos saudáveis desde a infância, tanto alimentares como físicos, acompanhamento e controle dos filhos diante da mídia.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-10T18:11:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-10T18:11:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51598
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51598/1/DILVANE%20CANTANHEDE%20GATINHO.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51598/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 965e8045074ced7a9c49813411c15ea4
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460262855507968