Patologias em pavimentação flexível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45792 |
Resumo: | O presente trabalho visou estudar as patologias encontradas na pavimentação asfáltica das estradas de rodagem do Brasil, abordando os principais defeitos encontrados ao longo das estradas, como fenda, ondulação, exsudação, buraco, panela, desgaste e remendo. Tal estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica de autores que se debruçaram sobre o tema, de relevância nacional, tendo em vista a grande malha rodoviária do Brasil, em sua maior parte precária. Constatou ainda que a maioria dos problemas gerados são devido, sobretudo, a falta de manutenção periódica, problemas como dimensionamento equivocado, execução malfeita e métodos arcaicos utilizados. Além disso, foram abordados outros tipos de pavimentação, que surgiram e são utilizadas no país e no mundo, sendo abordado o pavimento rígido, que subdivide em diversos tópicos como, concreto simples, estruturalmente armado, em concreto rolado e pré-moldado, semirrígido – que consiste em uma estrutura mista entre pavimento flexível e rígido e flexível, objeto deste trabalho. Além disso, foi abordado o método de dimensionamento utilizado no Brasil, que é o empírico e as novas abordagens de dimensionamento, através do Método Nacional de Dimensionamento de Pavimentos – MEDINA – que promete modernizar o método de pavimentação do país, com seus modelos computacionais, fazendo o Brasil da um passo importante para com o melhoramento da vida útil e manutenção das rodovias predominantemente em pavimento flexível do país. Constatou-se que as patologias no asfalto geram muitos problemas, principalmente no que concerne ao custo de transporte de mercadorias e pessoas, custo de manutenção dos veículos, acidentes em geral. Por conta disso, estudos são necessários para melhorar a qualidade das estradas, buscando sempre as melhores alternativas científicas para construção, manutenção, recuperação e gestão das estradas nacionais. |
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