Cuidados paliativos na UTI adulto: humanização do profissional de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Euclides Inacio de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51069
Resumo: O cuidado paliativo é direcionado para pacientes críticos desde a admissão até em situação na qual não são aplicáveis medidas de cura, que busca ofertar bem-estar em prol de uma morte digna. Os profissionais de saúde, portanto, precisam ter atitudes e habilidades para controlar os sintomas biológicos, além de uma comunicação mais humana. O principal objetivo deste trabalho foi compreender sobre a humanização no atendimento da Enfermagem nos cuidados paliativos na UTI adulto. Como objetivos específicos forma definidos: descrever sobre os cuidados paliativos; contextualizar sobre o atendimento prestado ao paciente da UTI adulto; e descrever sobre a importância da humanização do corpo de Enfermagem nos cuidados paliativos da UTI adulto. A pesquisa foi uma revisão de literatura, baseada em trabalhos publicados entre os anos de 2012 a 2022, buscando títulos pertinentes ao tema, nos bancos de dados Scielo, Lilacs, BDENF, Medline/Pubmed, Google Scholar; Capes Periódicos, sites e revistas especializadas em língua nacional e estrangeira. A Unidade de Terapia Intensiva é restrita, com monitorização contínua que busca tratar pacientes graves e de alto risco e que, geralmente, possui um estado crítico e deve ser receber atendimento especializado. Compreender a humanização em cenários de cuidados complexos, é acolher a dinamicidade da unidade, gerenciamento, trabalho dos profissionais e pacientes. Sendo assim, a Enfermagem deve utilizar estratégias de promoção de uma comunicação, verbal ou não, para subsidiar o cuidado humano.
id Krot_aa84de01b53dc2b7c202324e3623fa11
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51069
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Cuidados paliativos na UTI adulto: humanização do profissional de enfermagemCuidados PaliativosEnfermagemHumanizaçãoUTIO cuidado paliativo é direcionado para pacientes críticos desde a admissão até em situação na qual não são aplicáveis medidas de cura, que busca ofertar bem-estar em prol de uma morte digna. Os profissionais de saúde, portanto, precisam ter atitudes e habilidades para controlar os sintomas biológicos, além de uma comunicação mais humana. O principal objetivo deste trabalho foi compreender sobre a humanização no atendimento da Enfermagem nos cuidados paliativos na UTI adulto. Como objetivos específicos forma definidos: descrever sobre os cuidados paliativos; contextualizar sobre o atendimento prestado ao paciente da UTI adulto; e descrever sobre a importância da humanização do corpo de Enfermagem nos cuidados paliativos da UTI adulto. A pesquisa foi uma revisão de literatura, baseada em trabalhos publicados entre os anos de 2012 a 2022, buscando títulos pertinentes ao tema, nos bancos de dados Scielo, Lilacs, BDENF, Medline/Pubmed, Google Scholar; Capes Periódicos, sites e revistas especializadas em língua nacional e estrangeira. A Unidade de Terapia Intensiva é restrita, com monitorização contínua que busca tratar pacientes graves e de alto risco e que, geralmente, possui um estado crítico e deve ser receber atendimento especializado. Compreender a humanização em cenários de cuidados complexos, é acolher a dinamicidade da unidade, gerenciamento, trabalho dos profissionais e pacientes. Sendo assim, a Enfermagem deve utilizar estratégias de promoção de uma comunicação, verbal ou não, para subsidiar o cuidado humano.2023-04-04T14:10:10Z2023-04-04T14:10:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51069SANTOS, Euclides Inacio de Souzaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T14:10:10Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51069Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-04T14:10:10falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-04T14:10:10Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidados paliativos na UTI adulto: humanização do profissional de enfermagem
title Cuidados paliativos na UTI adulto: humanização do profissional de enfermagem
spellingShingle Cuidados paliativos na UTI adulto: humanização do profissional de enfermagem
SANTOS, Euclides Inacio de Souza
Cuidados Paliativos
Enfermagem
Humanização
UTI
title_short Cuidados paliativos na UTI adulto: humanização do profissional de enfermagem
title_full Cuidados paliativos na UTI adulto: humanização do profissional de enfermagem
title_fullStr Cuidados paliativos na UTI adulto: humanização do profissional de enfermagem
title_full_unstemmed Cuidados paliativos na UTI adulto: humanização do profissional de enfermagem
title_sort Cuidados paliativos na UTI adulto: humanização do profissional de enfermagem
author SANTOS, Euclides Inacio de Souza
author_facet SANTOS, Euclides Inacio de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Euclides Inacio de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados Paliativos
Enfermagem
Humanização
UTI
topic Cuidados Paliativos
Enfermagem
Humanização
UTI
description O cuidado paliativo é direcionado para pacientes críticos desde a admissão até em situação na qual não são aplicáveis medidas de cura, que busca ofertar bem-estar em prol de uma morte digna. Os profissionais de saúde, portanto, precisam ter atitudes e habilidades para controlar os sintomas biológicos, além de uma comunicação mais humana. O principal objetivo deste trabalho foi compreender sobre a humanização no atendimento da Enfermagem nos cuidados paliativos na UTI adulto. Como objetivos específicos forma definidos: descrever sobre os cuidados paliativos; contextualizar sobre o atendimento prestado ao paciente da UTI adulto; e descrever sobre a importância da humanização do corpo de Enfermagem nos cuidados paliativos da UTI adulto. A pesquisa foi uma revisão de literatura, baseada em trabalhos publicados entre os anos de 2012 a 2022, buscando títulos pertinentes ao tema, nos bancos de dados Scielo, Lilacs, BDENF, Medline/Pubmed, Google Scholar; Capes Periódicos, sites e revistas especializadas em língua nacional e estrangeira. A Unidade de Terapia Intensiva é restrita, com monitorização contínua que busca tratar pacientes graves e de alto risco e que, geralmente, possui um estado crítico e deve ser receber atendimento especializado. Compreender a humanização em cenários de cuidados complexos, é acolher a dinamicidade da unidade, gerenciamento, trabalho dos profissionais e pacientes. Sendo assim, a Enfermagem deve utilizar estratégias de promoção de uma comunicação, verbal ou não, para subsidiar o cuidado humano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-04T14:10:10Z
2023-04-04T14:10:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51069
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672973461159936