Pensamento Computacional E Educação Matemática No Contexto De Linguagem De Programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Elvis Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47260
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as produções bibliográficas que investigam sobre o uso de Programação Visual voltado para o ensino de Matemática na Educação básica, buscando compreender as possibilidades que podem desenvolver competências e habilidades por meio do Pensamento Computacional. O referencial teórico da pesquisa, base para a reflexão deste estudo, pautou-se nas ideias de Jeannette Wing sobre Pensamento Computacional, as quais também são abordadas por Seymour M. Papert, José A. Valente e, mais recentemente, por Mitchel Resnick, em especial, ao tratar da linguagem de programação Scratch, diversificando a lógica de programação plugada ou desplugada para o Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais pelos alunos. A metodologia da pesquisa de natureza qualitativa, desenvolveu-se seguindo os procedimentos e os critérios da revisão sistemática de literatura para selecionar nos repositórios da CAPES e da Sociedade Brasileira de Computação SBC, produções bibliográficas que constituíram o objeto de análise desta pesquisa. Os resultados da análise das produções selecionadas mostraram que existe uma relação direta entre matemática e a programação de computadores. A criação de jogos digitais pode colaborar com aprendizado da matemática através da proximidade das estruturas de conceitos, como o algoritmo, que são experenciadas pelo aluno de forma amigável. Isto evidência a necessidade de utilizar a tecnologia como meio e não como fim, dessa maneira permitimos que os recursos computacionais auxiliem o aluno a explorar e criar novos caminhos de aprendizagem. Importante, alertar para que o uso das tecnologias digitais seja feito com a intencionalidade pedagógica em propiciar uma nova forma do aluno de aprender conceitos, desenvolver estratégias e competências necessárias para lidar com as inovações presentes na sociedade atual.
id Krot_abe5a235cbee352c12a6e08a435ad8a4
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47260
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling MARTINS, Elvis Pereira2022-09-30T18:50:30Z2022-09-30T18:50:30Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47260Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as produções bibliográficas que investigam sobre o uso de Programação Visual voltado para o ensino de Matemática na Educação básica, buscando compreender as possibilidades que podem desenvolver competências e habilidades por meio do Pensamento Computacional. O referencial teórico da pesquisa, base para a reflexão deste estudo, pautou-se nas ideias de Jeannette Wing sobre Pensamento Computacional, as quais também são abordadas por Seymour M. Papert, José A. Valente e, mais recentemente, por Mitchel Resnick, em especial, ao tratar da linguagem de programação Scratch, diversificando a lógica de programação plugada ou desplugada para o Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais pelos alunos. A metodologia da pesquisa de natureza qualitativa, desenvolveu-se seguindo os procedimentos e os critérios da revisão sistemática de literatura para selecionar nos repositórios da CAPES e da Sociedade Brasileira de Computação SBC, produções bibliográficas que constituíram o objeto de análise desta pesquisa. Os resultados da análise das produções selecionadas mostraram que existe uma relação direta entre matemática e a programação de computadores. A criação de jogos digitais pode colaborar com aprendizado da matemática através da proximidade das estruturas de conceitos, como o algoritmo, que são experenciadas pelo aluno de forma amigável. Isto evidência a necessidade de utilizar a tecnologia como meio e não como fim, dessa maneira permitimos que os recursos computacionais auxiliem o aluno a explorar e criar novos caminhos de aprendizagem. Importante, alertar para que o uso das tecnologias digitais seja feito com a intencionalidade pedagógica em propiciar uma nova forma do aluno de aprender conceitos, desenvolver estratégias e competências necessárias para lidar com as inovações presentes na sociedade atual.Ensino FundamentalEnsino MédioPensamento Computacional E Educação Matemática No Contexto De Linguagem De Programaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao elvis - terminado.pdfdissertacao elvis - terminado.pdfapplication/pdf5722432https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/47260/1/dissertacao%20elvis%20-%20terminado.pdff357a93f916c194bd1082c6ed1ba4d57MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/47260/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/472602022-09-30 15:50:30.292oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-09-30T18:50:30falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-09-30T18:50:30Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pensamento Computacional E Educação Matemática No Contexto De Linguagem De Programação
title Pensamento Computacional E Educação Matemática No Contexto De Linguagem De Programação
spellingShingle Pensamento Computacional E Educação Matemática No Contexto De Linguagem De Programação
MARTINS, Elvis Pereira
Ensino Fundamental
Ensino Médio
title_short Pensamento Computacional E Educação Matemática No Contexto De Linguagem De Programação
title_full Pensamento Computacional E Educação Matemática No Contexto De Linguagem De Programação
title_fullStr Pensamento Computacional E Educação Matemática No Contexto De Linguagem De Programação
title_full_unstemmed Pensamento Computacional E Educação Matemática No Contexto De Linguagem De Programação
title_sort Pensamento Computacional E Educação Matemática No Contexto De Linguagem De Programação
author MARTINS, Elvis Pereira
author_facet MARTINS, Elvis Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Elvis Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Ensino Médio
topic Ensino Fundamental
Ensino Médio
description Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as produções bibliográficas que investigam sobre o uso de Programação Visual voltado para o ensino de Matemática na Educação básica, buscando compreender as possibilidades que podem desenvolver competências e habilidades por meio do Pensamento Computacional. O referencial teórico da pesquisa, base para a reflexão deste estudo, pautou-se nas ideias de Jeannette Wing sobre Pensamento Computacional, as quais também são abordadas por Seymour M. Papert, José A. Valente e, mais recentemente, por Mitchel Resnick, em especial, ao tratar da linguagem de programação Scratch, diversificando a lógica de programação plugada ou desplugada para o Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais pelos alunos. A metodologia da pesquisa de natureza qualitativa, desenvolveu-se seguindo os procedimentos e os critérios da revisão sistemática de literatura para selecionar nos repositórios da CAPES e da Sociedade Brasileira de Computação SBC, produções bibliográficas que constituíram o objeto de análise desta pesquisa. Os resultados da análise das produções selecionadas mostraram que existe uma relação direta entre matemática e a programação de computadores. A criação de jogos digitais pode colaborar com aprendizado da matemática através da proximidade das estruturas de conceitos, como o algoritmo, que são experenciadas pelo aluno de forma amigável. Isto evidência a necessidade de utilizar a tecnologia como meio e não como fim, dessa maneira permitimos que os recursos computacionais auxiliem o aluno a explorar e criar novos caminhos de aprendizagem. Importante, alertar para que o uso das tecnologias digitais seja feito com a intencionalidade pedagógica em propiciar uma nova forma do aluno de aprender conceitos, desenvolver estratégias e competências necessárias para lidar com as inovações presentes na sociedade atual.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-30T18:50:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-30T18:50:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47260
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/47260/1/dissertacao%20elvis%20-%20terminado.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/47260/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f357a93f916c194bd1082c6ed1ba4d57
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460408256299008