Anemia ferropriva: prevalencia em menores de 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Bárbara Beatriz Candido
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61801
Resumo: Uma boa alimentação saudável vai te ajudar a evitar milhares de doenças, uma delas e a anemia, uma das ferramentas mais importante para descobrir e diagnosticar a anemia e a anamnese e exame físico. Os sintomas ocorrem quando a um grande perca de sangue ou pelo um baixo volume de sangue levando uma baixa capacidade de oxigênio, além de outras doenças causadoras de anemia. O resultado é fraqueza, dispneia e fadiga, intolerância ao frio e tontura, as principais carências de vitaminas para causar a anemia é a falta ferropriva (carência de ferro) ou megaloblástica (carência de vitamina B12 ou folato), junto com isso vem a queda capilar e unhas quebradiças. Crianças menores de cinco anos, gestantes e mulheres adolescentes, adultas e férteis são os grupos mais vulneráveis a desenvolver esse tipo de anemia, decorrente do aumento da demanda ou da escassez de ferro no organismo. Alguns pontos negativos na má alimentação na infância podem agregar uma grande falta desses nutrientes, consumo insuficiente de ferro a baixa ingestão de leite materno. A anemia ferropriva é um distúrbio nutricional que compromete o sistema imunológico prejudicando o crescimento e desenvolvimento da criança. Foi utilizado o google acadêmico e Pub Med para ser feito as pesquisas principais desse trabalho, sendo pesquisados estudos em português e inglês. Tendo em vista como coisas simples como a pratica de exercícios físicos é e alimentação adequada assim evitando essas doenças de longo prazo e tempo.
id Krot_af4de93d2f087b3f2946cec9eaacc295
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61801
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Anemia ferropriva: prevalencia em menores de 5 anosAnemiaFerroprivaCriançaFerroUma boa alimentação saudável vai te ajudar a evitar milhares de doenças, uma delas e a anemia, uma das ferramentas mais importante para descobrir e diagnosticar a anemia e a anamnese e exame físico. Os sintomas ocorrem quando a um grande perca de sangue ou pelo um baixo volume de sangue levando uma baixa capacidade de oxigênio, além de outras doenças causadoras de anemia. O resultado é fraqueza, dispneia e fadiga, intolerância ao frio e tontura, as principais carências de vitaminas para causar a anemia é a falta ferropriva (carência de ferro) ou megaloblástica (carência de vitamina B12 ou folato), junto com isso vem a queda capilar e unhas quebradiças. Crianças menores de cinco anos, gestantes e mulheres adolescentes, adultas e férteis são os grupos mais vulneráveis a desenvolver esse tipo de anemia, decorrente do aumento da demanda ou da escassez de ferro no organismo. Alguns pontos negativos na má alimentação na infância podem agregar uma grande falta desses nutrientes, consumo insuficiente de ferro a baixa ingestão de leite materno. A anemia ferropriva é um distúrbio nutricional que compromete o sistema imunológico prejudicando o crescimento e desenvolvimento da criança. Foi utilizado o google acadêmico e Pub Med para ser feito as pesquisas principais desse trabalho, sendo pesquisados estudos em português e inglês. Tendo em vista como coisas simples como a pratica de exercícios físicos é e alimentação adequada assim evitando essas doenças de longo prazo e tempo.2023-08-24T19:19:44Z2023-08-24T19:19:44Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61801MELO, Bárbara Beatriz Candidoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-24T19:19:45Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61801Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-24T19:19:45falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-24T19:19:45Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Anemia ferropriva: prevalencia em menores de 5 anos
title Anemia ferropriva: prevalencia em menores de 5 anos
spellingShingle Anemia ferropriva: prevalencia em menores de 5 anos
MELO, Bárbara Beatriz Candido
Anemia
Ferropriva
Criança
Ferro
title_short Anemia ferropriva: prevalencia em menores de 5 anos
title_full Anemia ferropriva: prevalencia em menores de 5 anos
title_fullStr Anemia ferropriva: prevalencia em menores de 5 anos
title_full_unstemmed Anemia ferropriva: prevalencia em menores de 5 anos
title_sort Anemia ferropriva: prevalencia em menores de 5 anos
author MELO, Bárbara Beatriz Candido
author_facet MELO, Bárbara Beatriz Candido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Bárbara Beatriz Candido
dc.subject.por.fl_str_mv Anemia
Ferropriva
Criança
Ferro
topic Anemia
Ferropriva
Criança
Ferro
description Uma boa alimentação saudável vai te ajudar a evitar milhares de doenças, uma delas e a anemia, uma das ferramentas mais importante para descobrir e diagnosticar a anemia e a anamnese e exame físico. Os sintomas ocorrem quando a um grande perca de sangue ou pelo um baixo volume de sangue levando uma baixa capacidade de oxigênio, além de outras doenças causadoras de anemia. O resultado é fraqueza, dispneia e fadiga, intolerância ao frio e tontura, as principais carências de vitaminas para causar a anemia é a falta ferropriva (carência de ferro) ou megaloblástica (carência de vitamina B12 ou folato), junto com isso vem a queda capilar e unhas quebradiças. Crianças menores de cinco anos, gestantes e mulheres adolescentes, adultas e férteis são os grupos mais vulneráveis a desenvolver esse tipo de anemia, decorrente do aumento da demanda ou da escassez de ferro no organismo. Alguns pontos negativos na má alimentação na infância podem agregar uma grande falta desses nutrientes, consumo insuficiente de ferro a baixa ingestão de leite materno. A anemia ferropriva é um distúrbio nutricional que compromete o sistema imunológico prejudicando o crescimento e desenvolvimento da criança. Foi utilizado o google acadêmico e Pub Med para ser feito as pesquisas principais desse trabalho, sendo pesquisados estudos em português e inglês. Tendo em vista como coisas simples como a pratica de exercícios físicos é e alimentação adequada assim evitando essas doenças de longo prazo e tempo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-24T19:19:44Z
2023-08-24T19:19:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61801
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672980401684480