A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE ENFERMAGEM FRENTE A PREVENÇÃO, REDUÇÃO E CONTROLE DAS ARBOVIROSES TRANSMITIDAS PELO Aedes aegypti.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, ETIENE SAN PEDRO DOS
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33987
Resumo: É de conhecimento geral, que a disseminação da Dengue, Chikungunya e Zika tem crescido em todo país, evidenciando assim a progressiva necessidade de ações voltadas a prevenção, redução e controle destas arboviroses. Logo, com a finalidade de alcançar uma redução dos altos índices de doenças dissipadas pelo Aedes aegypti, é indiscutível a relevância da educação em saúde, que têm se mostrado uma das estratégias mais eficientes em relação a prevenção, redução e controle de endemias. Sabe-se também, que a atuação conjunta da população e instituições de saúde, no planejamento de atividades educativas para prevenção e controle de doenças, fortalece o vínculo entre ambos, tornando as ações e resultados mais efetivos. Visto que, o mosquito Aedes aegypti é o vetor responsável pela transmissão direta destes vírus, o presente trabalho é de suma importância na identificação, orientação e elaboração de um planejamento de enfermagem direcionado a redução destes índices, enfatizando e eliminação dos focos de reprodução do vetor. Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral apresentar estratégias de enfermagem voltadas a prevenção, redução e controle das principais arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. Por conseguinte, os objetivos específicos são: Relatar o histórico do Aedes sp. no Brasil e seu nicho ecológico; definir as principais arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, seus sinais e sintomas; explanar sobre o papel da enfermagem na educação em saúde e os impactos positivos desta na redução da disseminação do mosquito. Assim, o presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica documental que procura explicar um problema a partir da coleta de dados realizada em referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses. A busca científica foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2018, nas bases de dados online SciELO (Scientific Ele tronic Library Online), Virtual LRC (O The Virtual Learning Resoucers Center / Centro de Recursos para o Aprendizado Digital) e Microsoft Academic Search. As análises bibliográficas abordadas terão por finalidade o alcance dos objetivos geral e específicos propostos.
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