Patologias devido ao recalque estrutural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIMÕES, Marcos de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65486
Resumo: O presente trabalho discutiu as patologias devido ao recalque estrutural, considerando aspectos relacionados à importância do estudo dos solos. Buscou-se conceituar as patologias mais comuns nas construções e identificar as formas de prevenção e reparo quanto ao recalque nas estruturas. A metodologia empregada no trabalho foi a revisão bibliográfica em livros, artigos científicos, teses e dissertações. O objetivo geral do trabalho foi estudar as principais patologias decorrentes do recalque estrutural de fundações e seus reflexos na alvenaria. Observou-se que as patologias nas construções são multicausais e que podem causar diferentes tipos de danos. Destacou-se que o estudo do solo possui especial importância no que diz respeito à prevenção contra o surgimento de patologias e que as falhas nesse sentido podem trazer danos significativos. Constatou-se que as patologias podem ter como causa os agentes químicos e que a evolução dos sistemas construtivos não foi suficiente para uma redução significativa da ocorrência de patologias nas construções. Quanto ao recalque, trata-se do movimento vertical e descendente ocorrido em um elemento estrutural, sendo que um exemplo de consequências nesse sentido são as fissuras em pilar por recalque da fundação. Os recalques podem ocorrer também em fundações superficiais e os riscos são semelhantes aos identificados nas fundações profundas. Como medidas passíveis de utilização para a recuperação das estruturas, foi citado um modelo que se utiliza de estacas de concreto, sendo que este, no entanto, possui como limitação à sua utilização a necessidade de que o solo não se apresente muito úmido.
id Krot_b205801242352409ff5ed0c49f09c93e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65486
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Patologias devido ao recalque estruturalRecalquesPatologiasEngenharia civilO presente trabalho discutiu as patologias devido ao recalque estrutural, considerando aspectos relacionados à importância do estudo dos solos. Buscou-se conceituar as patologias mais comuns nas construções e identificar as formas de prevenção e reparo quanto ao recalque nas estruturas. A metodologia empregada no trabalho foi a revisão bibliográfica em livros, artigos científicos, teses e dissertações. O objetivo geral do trabalho foi estudar as principais patologias decorrentes do recalque estrutural de fundações e seus reflexos na alvenaria. Observou-se que as patologias nas construções são multicausais e que podem causar diferentes tipos de danos. Destacou-se que o estudo do solo possui especial importância no que diz respeito à prevenção contra o surgimento de patologias e que as falhas nesse sentido podem trazer danos significativos. Constatou-se que as patologias podem ter como causa os agentes químicos e que a evolução dos sistemas construtivos não foi suficiente para uma redução significativa da ocorrência de patologias nas construções. Quanto ao recalque, trata-se do movimento vertical e descendente ocorrido em um elemento estrutural, sendo que um exemplo de consequências nesse sentido são as fissuras em pilar por recalque da fundação. Os recalques podem ocorrer também em fundações superficiais e os riscos são semelhantes aos identificados nas fundações profundas. Como medidas passíveis de utilização para a recuperação das estruturas, foi citado um modelo que se utiliza de estacas de concreto, sendo que este, no entanto, possui como limitação à sua utilização a necessidade de que o solo não se apresente muito úmido.2023-11-01T18:49:14Z2023-11-01T18:49:14Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65486SIMÕES, Marcos de Oliveiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T18:49:14Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65486Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-01T18:49:14falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-01T18:49:14Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Patologias devido ao recalque estrutural
title Patologias devido ao recalque estrutural
spellingShingle Patologias devido ao recalque estrutural
SIMÕES, Marcos de Oliveira
Recalques
Patologias
Engenharia civil
title_short Patologias devido ao recalque estrutural
title_full Patologias devido ao recalque estrutural
title_fullStr Patologias devido ao recalque estrutural
title_full_unstemmed Patologias devido ao recalque estrutural
title_sort Patologias devido ao recalque estrutural
author SIMÕES, Marcos de Oliveira
author_facet SIMÕES, Marcos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SIMÕES, Marcos de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Recalques
Patologias
Engenharia civil
topic Recalques
Patologias
Engenharia civil
description O presente trabalho discutiu as patologias devido ao recalque estrutural, considerando aspectos relacionados à importância do estudo dos solos. Buscou-se conceituar as patologias mais comuns nas construções e identificar as formas de prevenção e reparo quanto ao recalque nas estruturas. A metodologia empregada no trabalho foi a revisão bibliográfica em livros, artigos científicos, teses e dissertações. O objetivo geral do trabalho foi estudar as principais patologias decorrentes do recalque estrutural de fundações e seus reflexos na alvenaria. Observou-se que as patologias nas construções são multicausais e que podem causar diferentes tipos de danos. Destacou-se que o estudo do solo possui especial importância no que diz respeito à prevenção contra o surgimento de patologias e que as falhas nesse sentido podem trazer danos significativos. Constatou-se que as patologias podem ter como causa os agentes químicos e que a evolução dos sistemas construtivos não foi suficiente para uma redução significativa da ocorrência de patologias nas construções. Quanto ao recalque, trata-se do movimento vertical e descendente ocorrido em um elemento estrutural, sendo que um exemplo de consequências nesse sentido são as fissuras em pilar por recalque da fundação. Os recalques podem ocorrer também em fundações superficiais e os riscos são semelhantes aos identificados nas fundações profundas. Como medidas passíveis de utilização para a recuperação das estruturas, foi citado um modelo que se utiliza de estacas de concreto, sendo que este, no entanto, possui como limitação à sua utilização a necessidade de que o solo não se apresente muito úmido.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-01T18:49:14Z
2023-11-01T18:49:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65486
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672975699869696