O risco do uso indiscriminado do modafinil para o melhoramento no desempenho acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Gabryel do Espirito Santo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/52142
Resumo: Este estudo se justifica compreender que o modafinil é um estimulante do sistema nervoso central aprovado no Brasil para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e narcolepsia. O uso de substâncias psicoestimulantes para aprimoramento cognitivo, como o metilfenidato, ampliou a prática do doping para além do ambiente esportivo. Em muitos países, estudantes universitários têm feito uso de medicamentos para melhorar seu desempenho nas avaliações e aprimorar sua capacidade de aprendizagem, criando um mercado paralelo de substâncias nos campus universitários. Destaca-se neste contexto o uso de metilfenidato para aprimoramento cognitivo farmacológico, com prevalência estimada de 5 a 7% entre estudantes de graduação americanos. No Brasil, um estudo sobre a representação social do uso de metilfenidato e melhora cognitiva farmacológica em um grupo de estudantes universitários evidenciou essa prática como uma realidade em nosso país. Considerando essa realidade e a falta de informações sobre esse contexto, é relevante avaliar a prevalência do consumo de metilfenidato para aprimoramento cognitivo em ambientes universitários.
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