Autismo: a atuação da fisioterapia motora em crianças com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46325 |
Resumo: | Entende-se que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é complexo e geneticamente heterogêneo, é um distúrbio no neurodesenvolvimento, caracterizando um desenvolvimento atípico, déficits comportamentais, na comunicação e interação social. A identificação de atrasos no desenvolvimento e o diagnóstico precoce do TEA ocasionam um encaminhamento para intervenções mais precoce possível, considerando a neuroplasticidade cerebral pode levar a melhores resultados em longo prazo. Nesse contexto, entende-se que a Fisioterapia tem o papel de atuar na estimulação precoce, para ativação sensorial e motora, independente de confirmação do diagnóstico, é de tamanha importância por desenvolver uma melhor qualidade de vida e contribuir no desenvolvimento neuropsicomotor. OBJETIVO: Entender como a Fisioterapia é essencial para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança com TEA. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de artigos científicos, através de pesquisas nas bases de dados SciElo, Google Acadêmico e sites relacionados ao tema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nessa pesquisa ficou claro que a Fisioterapia motora é capaz de melhorar as habilidades, funções e posturas, tornando-os mais independentes. Concluiu-se que psicomotricidade dentro da fisioterapia tem contribuição positiva com a evolução dos movimentos, equilíbrio, coordenação motora, intervindo essencialmente na progressão de atividades da vida diária e interação e adaptação ao meio em que vive. Tendo em vista que ainda é necessário que os profissionais da fisioterapia busquem o aprimoramento e conhecimento sobre as terapias complementares, é preciso também que o profissional de saúde esteja atualizado a cerca das informações sobre a patologia. |
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OBJETIVO: Entender como a Fisioterapia é essencial para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança com TEA. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de artigos científicos, através de pesquisas nas bases de dados SciElo, Google Acadêmico e sites relacionados ao tema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nessa pesquisa ficou claro que a Fisioterapia motora é capaz de melhorar as habilidades, funções e posturas, tornando-os mais independentes. Concluiu-se que psicomotricidade dentro da fisioterapia tem contribuição positiva com a evolução dos movimentos, equilíbrio, coordenação motora, intervindo essencialmente na progressão de atividades da vida diária e interação e adaptação ao meio em que vive. 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