Acompanhamento farmacoterapêutico de idosos em tratamento para depressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Emilly Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59976
Resumo: Durante o processo de envelhecimento natural e característico de seres humanos, além das questões sociais e econômicas, aspectos fisiológicos e fatores de vulnerabilidade na saúde, também fazem parte de contribuições de surgimento e agravos de casos da depressão. Alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas são as mais afetadas pelo processo de envelhecimento durante o tratamento farmacológico, e a principal classe utilizada são os antidepressivos, onde os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) são os mais utilizados e seguros para pacientes idosos. O farmacêutico não atua na realização de prescrição de antidepressivos, mas exerce papel na dispensação, orientação e acompanhamento farmacoterapêutico, a fim de identificar, resolver e prevenir possíveis problemas relacionados a medicamentos. O objetivo da pesquisa é descrever a contribuição da atenção farmacêutica na promoção da saúde da população idosa e na diminuição de problemas relacionados a farmacoterapia da depressão. A metodologia utilizada trata-se de uma revisão bibliográfica, onde foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados, Scielo, Google acadêmico, biblioteca virtual em saúde (BVS) e Pubmed e o período dos artigos selecionados foram trabalhos publicados nos últimos 15 anos. As particularidades do processo de envelhecimento do organismo idoso e depressivo requerem atenção e cuidado de uma equipe multiprofissional, onde o farmacêutico se faz presente durante o tratamento medicamentoso, possibilitando maior acesso a saúde e melhoria da qualidade de vida e bem-estar do paciente.
id Krot_b9ef27c66ae4bebc05542aff3e7fa926
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59976
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Acompanhamento farmacoterapêutico de idosos em tratamento para depressãoDepressãoIdosoFarmacoterapiaDurante o processo de envelhecimento natural e característico de seres humanos, além das questões sociais e econômicas, aspectos fisiológicos e fatores de vulnerabilidade na saúde, também fazem parte de contribuições de surgimento e agravos de casos da depressão. Alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas são as mais afetadas pelo processo de envelhecimento durante o tratamento farmacológico, e a principal classe utilizada são os antidepressivos, onde os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) são os mais utilizados e seguros para pacientes idosos. O farmacêutico não atua na realização de prescrição de antidepressivos, mas exerce papel na dispensação, orientação e acompanhamento farmacoterapêutico, a fim de identificar, resolver e prevenir possíveis problemas relacionados a medicamentos. O objetivo da pesquisa é descrever a contribuição da atenção farmacêutica na promoção da saúde da população idosa e na diminuição de problemas relacionados a farmacoterapia da depressão. A metodologia utilizada trata-se de uma revisão bibliográfica, onde foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados, Scielo, Google acadêmico, biblioteca virtual em saúde (BVS) e Pubmed e o período dos artigos selecionados foram trabalhos publicados nos últimos 15 anos. As particularidades do processo de envelhecimento do organismo idoso e depressivo requerem atenção e cuidado de uma equipe multiprofissional, onde o farmacêutico se faz presente durante o tratamento medicamentoso, possibilitando maior acesso a saúde e melhoria da qualidade de vida e bem-estar do paciente.2023-08-03T13:53:01Z2023-08-03T13:53:01Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59976NEVES, Emilly Alvesporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-03T13:53:01Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59976Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-03T13:53:01falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-03T13:53:01Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento farmacoterapêutico de idosos em tratamento para depressão
title Acompanhamento farmacoterapêutico de idosos em tratamento para depressão
spellingShingle Acompanhamento farmacoterapêutico de idosos em tratamento para depressão
NEVES, Emilly Alves
Depressão
Idoso
Farmacoterapia
title_short Acompanhamento farmacoterapêutico de idosos em tratamento para depressão
title_full Acompanhamento farmacoterapêutico de idosos em tratamento para depressão
title_fullStr Acompanhamento farmacoterapêutico de idosos em tratamento para depressão
title_full_unstemmed Acompanhamento farmacoterapêutico de idosos em tratamento para depressão
title_sort Acompanhamento farmacoterapêutico de idosos em tratamento para depressão
author NEVES, Emilly Alves
author_facet NEVES, Emilly Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, Emilly Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão
Idoso
Farmacoterapia
topic Depressão
Idoso
Farmacoterapia
description Durante o processo de envelhecimento natural e característico de seres humanos, além das questões sociais e econômicas, aspectos fisiológicos e fatores de vulnerabilidade na saúde, também fazem parte de contribuições de surgimento e agravos de casos da depressão. Alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas são as mais afetadas pelo processo de envelhecimento durante o tratamento farmacológico, e a principal classe utilizada são os antidepressivos, onde os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) são os mais utilizados e seguros para pacientes idosos. O farmacêutico não atua na realização de prescrição de antidepressivos, mas exerce papel na dispensação, orientação e acompanhamento farmacoterapêutico, a fim de identificar, resolver e prevenir possíveis problemas relacionados a medicamentos. O objetivo da pesquisa é descrever a contribuição da atenção farmacêutica na promoção da saúde da população idosa e na diminuição de problemas relacionados a farmacoterapia da depressão. A metodologia utilizada trata-se de uma revisão bibliográfica, onde foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados, Scielo, Google acadêmico, biblioteca virtual em saúde (BVS) e Pubmed e o período dos artigos selecionados foram trabalhos publicados nos últimos 15 anos. As particularidades do processo de envelhecimento do organismo idoso e depressivo requerem atenção e cuidado de uma equipe multiprofissional, onde o farmacêutico se faz presente durante o tratamento medicamentoso, possibilitando maior acesso a saúde e melhoria da qualidade de vida e bem-estar do paciente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-03T13:53:01Z
2023-08-03T13:53:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59976
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672980427898880