Ludicidade e educação: Os jogos educativos como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Izabela Alves da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67703
Resumo: Brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, social, motor e emocional da criança e para a prática pedagógica. A ludicidade é um recurso imprescindível para o processo de ensino e aprendizagem, onde os discentes aprendem de uma forma divertida e significativa. Os jogos educativos são atividades lúdicas, que estimulam a construção do conhecimento, que podem ser utilizadas pelos docentes ao seu favor como uma ferramenta pedagógica no âmbito escolar. De modo que, seja manuseado corretamente, para que não ocorram frustrações devido ás regras preestabelecidas de acordo com cada jogo. Através deste método, os alunos podem desenvolver habilidades mentais, físicas e de socialização. O papel do professor é essencial nesta ação, onde ele passa de dono do saber a mediador, uma vez que ele instiga os seus alunos a aprender de forma prazerosa, sem cobranças, encorajando-os a resolver os conflitos diante de cada jogo. Através destes instrumentos de aprendizagem, podemos usar a interdisciplinaridade, onde podem ser trabalhadas várias disciplinas. Portanto, esta metodologia contribui de forma positiva dentro e fora da escola, fazendo com que as crianças cresçam e se tornem adultos autossuficientes.
id Krot_bc2eef50c057f3dad2c38fc70e22732e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67703
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SILVA, Izabela Alves da2024-05-24T13:11:53Z2024-05-24T13:11:53Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67703Brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, social, motor e emocional da criança e para a prática pedagógica. A ludicidade é um recurso imprescindível para o processo de ensino e aprendizagem, onde os discentes aprendem de uma forma divertida e significativa. Os jogos educativos são atividades lúdicas, que estimulam a construção do conhecimento, que podem ser utilizadas pelos docentes ao seu favor como uma ferramenta pedagógica no âmbito escolar. De modo que, seja manuseado corretamente, para que não ocorram frustrações devido ás regras preestabelecidas de acordo com cada jogo. Através deste método, os alunos podem desenvolver habilidades mentais, físicas e de socialização. O papel do professor é essencial nesta ação, onde ele passa de dono do saber a mediador, uma vez que ele instiga os seus alunos a aprender de forma prazerosa, sem cobranças, encorajando-os a resolver os conflitos diante de cada jogo. Através destes instrumentos de aprendizagem, podemos usar a interdisciplinaridade, onde podem ser trabalhadas várias disciplinas. Portanto, esta metodologia contribui de forma positiva dentro e fora da escola, fazendo com que as crianças cresçam e se tornem adultos autossuficientes.Jogos educativosDesenvolvimentoEnsino-aprendizagemLudicidade e educação: Os jogos educativos como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALIZABELA ALVES DA SILVA.pdfIZABELA ALVES DA SILVA.pdfapplication/pdf618580https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/67703/1/IZABELA%20ALVES%20DA%20SILVA.pdf10aa078c87807f2c20c2a9712aaaff90MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/67703/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/677032024-05-24 10:11:54.007oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2024-05-24T13:11:54falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2024-05-24T13:11:54Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ludicidade e educação: Os jogos educativos como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title Ludicidade e educação: Os jogos educativos como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Ludicidade e educação: Os jogos educativos como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
SILVA, Izabela Alves da
Jogos educativos
Desenvolvimento
Ensino-aprendizagem
title_short Ludicidade e educação: Os jogos educativos como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Ludicidade e educação: Os jogos educativos como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Ludicidade e educação: Os jogos educativos como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ludicidade e educação: Os jogos educativos como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Ludicidade e educação: Os jogos educativos como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
author SILVA, Izabela Alves da
author_facet SILVA, Izabela Alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Izabela Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Desenvolvimento
Ensino-aprendizagem
topic Jogos educativos
Desenvolvimento
Ensino-aprendizagem
description Brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, social, motor e emocional da criança e para a prática pedagógica. A ludicidade é um recurso imprescindível para o processo de ensino e aprendizagem, onde os discentes aprendem de uma forma divertida e significativa. Os jogos educativos são atividades lúdicas, que estimulam a construção do conhecimento, que podem ser utilizadas pelos docentes ao seu favor como uma ferramenta pedagógica no âmbito escolar. De modo que, seja manuseado corretamente, para que não ocorram frustrações devido ás regras preestabelecidas de acordo com cada jogo. Através deste método, os alunos podem desenvolver habilidades mentais, físicas e de socialização. O papel do professor é essencial nesta ação, onde ele passa de dono do saber a mediador, uma vez que ele instiga os seus alunos a aprender de forma prazerosa, sem cobranças, encorajando-os a resolver os conflitos diante de cada jogo. Através destes instrumentos de aprendizagem, podemos usar a interdisciplinaridade, onde podem ser trabalhadas várias disciplinas. Portanto, esta metodologia contribui de forma positiva dentro e fora da escola, fazendo com que as crianças cresçam e se tornem adultos autossuficientes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-24T13:11:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-24T13:11:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67703
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/67703/1/IZABELA%20ALVES%20DA%20SILVA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/67703/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 10aa078c87807f2c20c2a9712aaaff90
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460305245241344