As consequências do neoliberalismo: o neotecnicismo nas escolas públicas brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46822 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre as consequências causadas pelo Estado neoliberal do Brasil, evidenciando o surgimento de uma nova tendência pedagógica intitulada de neotecnicismo que rege um sistema educacional dualista. Para isto, realizei uma revisão bibliográfica e de cunho qualitativo, ancorada nas contribuições de Marrach (1996), Foucault (1987) e Savani (1984). Os principais resultados foram: 1. O neoliberalismo é um sistema hegemônico e influentes nas áreas sociais do país; 2. O surgimento de uma tendência neotecnicista que fomenta a desigualdade no âmbito educacional e produz uma educação de baixa qualidade para escolas públicas; 3. A BNCC é de caráter homogeneizador, elitista e mecanicista. |
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