Projeto de intervenção com adolescentes acolhidos em uma instituição de acolhimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORREA, Lidiane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: GERALDI, Débora, DUTRA, Patrícia Fernanda Barbosa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47133
Resumo: O presente trabalho consiste na apresentação do projeto, resultados e considerações do Projeto de Intervenção aplicado com os adolescentes residentes de uma Instituição de Acolhimento, no modelo Casa Lar, no primeiro semestre de 2022. Por acolhimento, entende-se uma medida de proteção excepcional, provisória e que é aplicada quando os direitos de uma criança ou adolescente são violados, ou seja, quando ocorrer falta, omissão, ou abuso dos responsáveis, e que se concretizam por meio de maus-tratos, abandono, ou qualquer tipo de violência, a saber: física, sexual, psicológica ou negligência. Nesse sentido, aplicou-se um de projeto de intervenção com os adolescentes acolhidos na Casa Lar, abordando temas que perpassam a vida dos adolescentes como sexualidade, autoestima, gravidez, violação de direitos, assim como, suas aspirações e angústias sobre o seu futuro. O projeto se dividiu em 7 encontros, a saber: Contato Inicial com os adolescentes – Tarde de Jogos e momentos de interação com o grupo; Projeto de Vida: Trabalhar a temática do Projeto de Vida a partir do Jogo da Vida; Sexualidade: Trabalhar a temática da sexualidade através de quiz, roda de conversa, vídeos do youtube e dinâmica com método contraceptivo; Gravidez na adolescência: Trabalhar a temática da gravidez na adolescência através de encenação de teatro, roda de conversa, e dinâmica do bebê bola.; Autoestima: Roda de conversa a partir do Vídeo “Garoto Barba”.; Autoestima: Roda de conversa a partir da dinâmica do espelho na caixa e bingo da autoestima e por fim, Direitos dos Adolescentes: Trabalhar a temática dos direitos a partir da construção de um jogo de tabuleiro. Em relação as conclusões da pesquisa, de forma geral, os adolescentes que participaram do projeto (os encontros possuíram de 4 a 9 adolescentes) tinham cerca de 13 a 18 anos, e notou-se na grande maioria dos temas, com exceção de alguns participantes no tema da sexualidade, um baixo repertório em relação aos conceitos. Em alguns dos encontros ficou-se a impressão de que as rodas de conversa foram um pouco superficiais, talvez por conta do pouco contato dos adolescentes com os temas trabalhados ou pela vergonha em se expor frente aos demais. Partindo da ideia de que um dos pressupostos da instituição seja o de trabalhar o projeto de vida de cada um dos acolhidos, acredita-se que devam ser proporcionados mais encontros para promover “interações entre o fortalecimento da identidade pessoal e da autoestima, da consciência da responsabilidade pessoal para com a conquista de melhorias, e o vislumbre de oportunidades ou perspectivas de futuro, visto que foram pouquíssimos adolescentes que sabiam, por exemplo, nomear alguma qualidade, dizer o que gostaria de fazer como profissão, quais planos possui para seu futuro. O papel do psicólogo a fim de proporcionar que os adolescentes trabalhem os seus projetos, ou seja, tenham perspectivas para seu futuro, é muito importante, por isso é muito importante ter o tempo necessário para trabalhar o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, trabalhar com dinâmicas de grupos, e principalmente, trabalhar com a capacitação da equipe técnicas.
id Krot_bd57f6896810e934df65c262389fd1e1
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47133
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Projeto de intervenção com adolescentes acolhidos em uma instituição de acolhimentoInstituição de acolhimentoProjeto de intervençãoAdolescentesO presente trabalho consiste na apresentação do projeto, resultados e considerações do Projeto de Intervenção aplicado com os adolescentes residentes de uma Instituição de Acolhimento, no modelo Casa Lar, no primeiro semestre de 2022. Por acolhimento, entende-se uma medida de proteção excepcional, provisória e que é aplicada quando os direitos de uma criança ou adolescente são violados, ou seja, quando ocorrer falta, omissão, ou abuso dos responsáveis, e que se concretizam por meio de maus-tratos, abandono, ou qualquer tipo de violência, a saber: física, sexual, psicológica ou negligência. Nesse sentido, aplicou-se um de projeto de intervenção com os adolescentes acolhidos na Casa Lar, abordando temas que perpassam a vida dos adolescentes como sexualidade, autoestima, gravidez, violação de direitos, assim como, suas aspirações e angústias sobre o seu futuro. O projeto se dividiu em 7 encontros, a saber: Contato Inicial com os adolescentes – Tarde de Jogos e momentos de interação com o grupo; Projeto de Vida: Trabalhar a temática do Projeto de Vida a partir do Jogo da Vida; Sexualidade: Trabalhar a temática da sexualidade através de quiz, roda de conversa, vídeos do youtube e dinâmica com método contraceptivo; Gravidez na adolescência: Trabalhar a temática da gravidez na adolescência através de encenação de teatro, roda de conversa, e dinâmica do bebê bola.; Autoestima: Roda de conversa a partir do Vídeo “Garoto Barba”.; Autoestima: Roda de conversa a partir da dinâmica do espelho na caixa e bingo da autoestima e por fim, Direitos dos Adolescentes: Trabalhar a temática dos direitos a partir da construção de um jogo de tabuleiro. Em relação as conclusões da pesquisa, de forma geral, os adolescentes que participaram do projeto (os encontros possuíram de 4 a 9 adolescentes) tinham cerca de 13 a 18 anos, e notou-se na grande maioria dos temas, com exceção de alguns participantes no tema da sexualidade, um baixo repertório em relação aos conceitos. Em alguns dos encontros ficou-se a impressão de que as rodas de conversa foram um pouco superficiais, talvez por conta do pouco contato dos adolescentes com os temas trabalhados ou pela vergonha em se expor frente aos demais. Partindo da ideia de que um dos pressupostos da instituição seja o de trabalhar o projeto de vida de cada um dos acolhidos, acredita-se que devam ser proporcionados mais encontros para promover “interações entre o fortalecimento da identidade pessoal e da autoestima, da consciência da responsabilidade pessoal para com a conquista de melhorias, e o vislumbre de oportunidades ou perspectivas de futuro, visto que foram pouquíssimos adolescentes que sabiam, por exemplo, nomear alguma qualidade, dizer o que gostaria de fazer como profissão, quais planos possui para seu futuro. O papel do psicólogo a fim de proporcionar que os adolescentes trabalhem os seus projetos, ou seja, tenham perspectivas para seu futuro, é muito importante, por isso é muito importante ter o tempo necessário para trabalhar o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, trabalhar com dinâmicas de grupos, e principalmente, trabalhar com a capacitação da equipe técnicas.2022-09-22T18:36:16Z2022-09-22T18:36:16Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47133CORREA, LidianeGERALDI, DéboraDUTRA, Patrícia Fernanda Barbosaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T18:36:57Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47133Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-09-22T18:36:57falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-09-22T18:36:57Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de intervenção com adolescentes acolhidos em uma instituição de acolhimento
title Projeto de intervenção com adolescentes acolhidos em uma instituição de acolhimento
spellingShingle Projeto de intervenção com adolescentes acolhidos em uma instituição de acolhimento
CORREA, Lidiane
Instituição de acolhimento
Projeto de intervenção
Adolescentes
title_short Projeto de intervenção com adolescentes acolhidos em uma instituição de acolhimento
title_full Projeto de intervenção com adolescentes acolhidos em uma instituição de acolhimento
title_fullStr Projeto de intervenção com adolescentes acolhidos em uma instituição de acolhimento
title_full_unstemmed Projeto de intervenção com adolescentes acolhidos em uma instituição de acolhimento
title_sort Projeto de intervenção com adolescentes acolhidos em uma instituição de acolhimento
author CORREA, Lidiane
author_facet CORREA, Lidiane
GERALDI, Débora
DUTRA, Patrícia Fernanda Barbosa
author_role author
author2 GERALDI, Débora
DUTRA, Patrícia Fernanda Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CORREA, Lidiane
GERALDI, Débora
DUTRA, Patrícia Fernanda Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Instituição de acolhimento
Projeto de intervenção
Adolescentes
topic Instituição de acolhimento
Projeto de intervenção
Adolescentes
description O presente trabalho consiste na apresentação do projeto, resultados e considerações do Projeto de Intervenção aplicado com os adolescentes residentes de uma Instituição de Acolhimento, no modelo Casa Lar, no primeiro semestre de 2022. Por acolhimento, entende-se uma medida de proteção excepcional, provisória e que é aplicada quando os direitos de uma criança ou adolescente são violados, ou seja, quando ocorrer falta, omissão, ou abuso dos responsáveis, e que se concretizam por meio de maus-tratos, abandono, ou qualquer tipo de violência, a saber: física, sexual, psicológica ou negligência. Nesse sentido, aplicou-se um de projeto de intervenção com os adolescentes acolhidos na Casa Lar, abordando temas que perpassam a vida dos adolescentes como sexualidade, autoestima, gravidez, violação de direitos, assim como, suas aspirações e angústias sobre o seu futuro. O projeto se dividiu em 7 encontros, a saber: Contato Inicial com os adolescentes – Tarde de Jogos e momentos de interação com o grupo; Projeto de Vida: Trabalhar a temática do Projeto de Vida a partir do Jogo da Vida; Sexualidade: Trabalhar a temática da sexualidade através de quiz, roda de conversa, vídeos do youtube e dinâmica com método contraceptivo; Gravidez na adolescência: Trabalhar a temática da gravidez na adolescência através de encenação de teatro, roda de conversa, e dinâmica do bebê bola.; Autoestima: Roda de conversa a partir do Vídeo “Garoto Barba”.; Autoestima: Roda de conversa a partir da dinâmica do espelho na caixa e bingo da autoestima e por fim, Direitos dos Adolescentes: Trabalhar a temática dos direitos a partir da construção de um jogo de tabuleiro. Em relação as conclusões da pesquisa, de forma geral, os adolescentes que participaram do projeto (os encontros possuíram de 4 a 9 adolescentes) tinham cerca de 13 a 18 anos, e notou-se na grande maioria dos temas, com exceção de alguns participantes no tema da sexualidade, um baixo repertório em relação aos conceitos. Em alguns dos encontros ficou-se a impressão de que as rodas de conversa foram um pouco superficiais, talvez por conta do pouco contato dos adolescentes com os temas trabalhados ou pela vergonha em se expor frente aos demais. Partindo da ideia de que um dos pressupostos da instituição seja o de trabalhar o projeto de vida de cada um dos acolhidos, acredita-se que devam ser proporcionados mais encontros para promover “interações entre o fortalecimento da identidade pessoal e da autoestima, da consciência da responsabilidade pessoal para com a conquista de melhorias, e o vislumbre de oportunidades ou perspectivas de futuro, visto que foram pouquíssimos adolescentes que sabiam, por exemplo, nomear alguma qualidade, dizer o que gostaria de fazer como profissão, quais planos possui para seu futuro. O papel do psicólogo a fim de proporcionar que os adolescentes trabalhem os seus projetos, ou seja, tenham perspectivas para seu futuro, é muito importante, por isso é muito importante ter o tempo necessário para trabalhar o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, trabalhar com dinâmicas de grupos, e principalmente, trabalhar com a capacitação da equipe técnicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-22T18:36:16Z
2022-09-22T18:36:16Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47133
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672925842178048