A educação especial e a alfabetização do aluno com dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65978 |
Resumo: | A Dislexia é um distúrbio que afeta diretamente a leitura e a escrita dos alunos. Sabe se que os disléxicos precisam de um ensino especializado para que sejam devidamente alfabetizados. Dessa forma, eles necessitam da efetivação da educação especial. No Brasil, todos os alunos que possuem alguma deficiência, transtorno, superdotação ou distúrbio devem ser atendidos e receberem o suporte necessário, de acordo com as dificuldades. Nesse diapasão, os alunos disléxicos carecem de um ensino que contemple as metodologias adequadas para que obtenham a aprendizagem. Isso pressupõe profissionais da educação devidamente capacitados com o conhecimento que contemple a essência e as especificidades da dislexia. Em suma, o trabalho centralizou-se nos problemas e desafios no processo da inclusão e do ensino-aprendizagem dos alunos com dislexia, e para atingir o objeto central, fora abordado acerca da educação especial e inclusiva, posteriormente, adentrando no conceito da dislexia, foi possível compreender que não se trata de uma doença, tampouco de um problema neurológico grave, mas de um distúrbio que atrapalha a aprendizagem e, como consequência, afeta a autoestima e confiança própria. Entretanto, fora discorrido acerca da atuação do pedagogo, que pode se investir do conhecimento e métodos adequados para propiciar na alfabetização desses alunos. Portanto, o ensino-aprendizagem pode ser conduzido com eficiência. Não obstante, vale destacar que o trabalho é uma pesquisa bibliográfica, descritiva de cunho qualitativo, que se baseou em materiais de caráter científico disponíveis na internet, tendo como destaque os autores: Lucimar Tributino, Maria Eugênia Lanhes e Maria Ângela Nico para a devida fundamentação. |
id |
Krot_bd72c05a8d06ca3eb732df23a446beff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65978 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação especial e a alfabetização do aluno com dislexiaAlfabetizaçãoDislexiaEducação EspecialInclusãoA Dislexia é um distúrbio que afeta diretamente a leitura e a escrita dos alunos. Sabe se que os disléxicos precisam de um ensino especializado para que sejam devidamente alfabetizados. Dessa forma, eles necessitam da efetivação da educação especial. No Brasil, todos os alunos que possuem alguma deficiência, transtorno, superdotação ou distúrbio devem ser atendidos e receberem o suporte necessário, de acordo com as dificuldades. Nesse diapasão, os alunos disléxicos carecem de um ensino que contemple as metodologias adequadas para que obtenham a aprendizagem. Isso pressupõe profissionais da educação devidamente capacitados com o conhecimento que contemple a essência e as especificidades da dislexia. Em suma, o trabalho centralizou-se nos problemas e desafios no processo da inclusão e do ensino-aprendizagem dos alunos com dislexia, e para atingir o objeto central, fora abordado acerca da educação especial e inclusiva, posteriormente, adentrando no conceito da dislexia, foi possível compreender que não se trata de uma doença, tampouco de um problema neurológico grave, mas de um distúrbio que atrapalha a aprendizagem e, como consequência, afeta a autoestima e confiança própria. Entretanto, fora discorrido acerca da atuação do pedagogo, que pode se investir do conhecimento e métodos adequados para propiciar na alfabetização desses alunos. Portanto, o ensino-aprendizagem pode ser conduzido com eficiência. Não obstante, vale destacar que o trabalho é uma pesquisa bibliográfica, descritiva de cunho qualitativo, que se baseou em materiais de caráter científico disponíveis na internet, tendo como destaque os autores: Lucimar Tributino, Maria Eugênia Lanhes e Maria Ângela Nico para a devida fundamentação.2023-11-16T12:14:55Z2023-11-16T12:14:55Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65978DUARTE, Amanda de Almeidaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T12:14:55Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65978Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-16T12:14:55falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-16T12:14:55Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação especial e a alfabetização do aluno com dislexia |
title |
A educação especial e a alfabetização do aluno com dislexia |
spellingShingle |
A educação especial e a alfabetização do aluno com dislexia DUARTE, Amanda de Almeida Alfabetização Dislexia Educação Especial Inclusão |
title_short |
A educação especial e a alfabetização do aluno com dislexia |
title_full |
A educação especial e a alfabetização do aluno com dislexia |
title_fullStr |
A educação especial e a alfabetização do aluno com dislexia |
title_full_unstemmed |
A educação especial e a alfabetização do aluno com dislexia |
title_sort |
A educação especial e a alfabetização do aluno com dislexia |
author |
DUARTE, Amanda de Almeida |
author_facet |
DUARTE, Amanda de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DUARTE, Amanda de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Dislexia Educação Especial Inclusão |
topic |
Alfabetização Dislexia Educação Especial Inclusão |
description |
A Dislexia é um distúrbio que afeta diretamente a leitura e a escrita dos alunos. Sabe se que os disléxicos precisam de um ensino especializado para que sejam devidamente alfabetizados. Dessa forma, eles necessitam da efetivação da educação especial. No Brasil, todos os alunos que possuem alguma deficiência, transtorno, superdotação ou distúrbio devem ser atendidos e receberem o suporte necessário, de acordo com as dificuldades. Nesse diapasão, os alunos disléxicos carecem de um ensino que contemple as metodologias adequadas para que obtenham a aprendizagem. Isso pressupõe profissionais da educação devidamente capacitados com o conhecimento que contemple a essência e as especificidades da dislexia. Em suma, o trabalho centralizou-se nos problemas e desafios no processo da inclusão e do ensino-aprendizagem dos alunos com dislexia, e para atingir o objeto central, fora abordado acerca da educação especial e inclusiva, posteriormente, adentrando no conceito da dislexia, foi possível compreender que não se trata de uma doença, tampouco de um problema neurológico grave, mas de um distúrbio que atrapalha a aprendizagem e, como consequência, afeta a autoestima e confiança própria. Entretanto, fora discorrido acerca da atuação do pedagogo, que pode se investir do conhecimento e métodos adequados para propiciar na alfabetização desses alunos. Portanto, o ensino-aprendizagem pode ser conduzido com eficiência. Não obstante, vale destacar que o trabalho é uma pesquisa bibliográfica, descritiva de cunho qualitativo, que se baseou em materiais de caráter científico disponíveis na internet, tendo como destaque os autores: Lucimar Tributino, Maria Eugênia Lanhes e Maria Ângela Nico para a devida fundamentação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-11-16T12:14:55Z 2023-11-16T12:14:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65978 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672923425210368 |