Atuação e Possíveis Práticas do Psicólogo no Atendimento da Saúde Primária no Nasf - Núcleos de Apoio a Saúde da Família
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55105 |
Resumo: | Por meio da Portaria Nº. 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 04 de março de 2008, o Ministério da Saúde do Brasil criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, para os quais o objetivo principal é de ampliar a abrangência e o escopo das ações na atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica (p. 2) (MOREIRA; CASTRO, 2009). A sua composição são Profissionais escolhidos pela gestão local, de acordo com as necessidades da população, dentre as seguintes profissões: Médico Acupuntarista; Assistente Social; Profissional/Professos de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; Terapeuta Ocupacional; Médico Geriatra; Médico Internista (clínica médica), Médico do Trabalho, Médico Veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e sanitarista (NEVES, 2012). Tendo como referência o princípio da integralidade, que é a principal diretriz do SUS e que fomenta o trabalho em equipe do NASF, a psicologia aparece como uma das categorias que pode contribuir na ampliação do cuidado e na responsabilização compartilhada entre as equipes do NASF e as equipes da ESF. Essa inter-relação departamental possibilita uma atuação conjunta a fim de ampliar a visão sobre os sujeitos envolvidos, sobre suas famílias e comunidades, proporcionando um olhar para a saúde mental na Atenção Primária. Dessa forma, a Psicologia veio galgando essas novas demandas e tencionando novas formas de fazer (NASCIMENTO; AVARCA, 2017). Segundo Souza (2005) citado por Coutinho et al (2015), o psicólogo deve pensar em intervir de maneira mais ampla, para além da “doença” Sua proposta de ações deve estar no sentido de uma melhora na qualidade de vida, sendo capaz de difundir informações sobre a saúde mental, promover espaços terapêuticos para a população, possibilitando-lhe compreender a realidade que o cerca para intervir, transformar, atuar e modificar a realidade. O Conselho Federal de Psicologia nos traz a importância que o monitoramento da efetividade do trabalho do NASF, em particular do trabalho da (o) psicóloga (o), deve levar em consideração alguns indicadores importantes como: redução das filas de espera na AB para serviços especializados em Saúde Mental; redução dos encaminhamentos da AB para serviços especializados de Saúde Mental; redução do número de pessoas que utilizam medicação psicotrópica; diminuição de internações e reinternações psiquiátricas no território coberto pela AB; ampliação das ofertas de laço social no território coberto pela AB; diminuição de tabagistas no território; maior adesão às ofertas das Equipes de Saúde da Família para as questões ligadas a obesidade, entre outros; redução dos casos de suicídios consumados e acompanhamento mais adequado das tentativas de suicídio dentro do território. |
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WANDSCHEER, Aline FátimaBERZUINI, Verônica Lemes PintoPAULÚ, Karine ReichertBURTTET, Eneide LuciSILVA, Fernando.2023-05-26T18:48:18Z2023-05-26T18:48:18Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55105Por meio da Portaria Nº. 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 04 de março de 2008, o Ministério da Saúde do Brasil criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, para os quais o objetivo principal é de ampliar a abrangência e o escopo das ações na atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica (p. 2) (MOREIRA; CASTRO, 2009). 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