Principais evidências científicas de técnicas de condicionamento no atendimento a pacientes odontopediátricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58524 |
Resumo: | Na rotina do consultório odontológico é muito comum o atendimento de pessoas com medo e ansiedade, independentemente de ser adulto ou criança. Na odontopediatria, as crianças podem apresentar comportamentos variados ao sentirem medo. O cirurgião dentista e sua equipe, desde o primeiro contato com a criança, devem tratá-la de forma a conquistar a confiança e passar segurança a mesma durante o atendimento. Porém, muitas vezes os pacientes infantis apresentam comportamentos não colaborativos, dificultando o andamento do procedimento, levando até ao abandono do tratamento. Em casos assim, o profissional pode lançar mão de técnicas de manejo comportamental, podendo ser técnicas farmacológicas ou não, como o meio da comunicação verbal, elogios, a distração ou até mesmo a sedação e anestesia geral. O uso das técnicas de manejo comportamental depende da capacidade do dentista de saber identificar as características de cada criança, seu desenvolvimento, fator colaborativo da criança e sua convivência com outras pessoas e familiares, tudo isso irá facilitar na escolha da técnica adequada para cada situação. O presente trabalho tem como objetivo abordar cada técnica de manejo comportamental, suas indicações e contra indicações e sua eficácia, para assim o profissional poder oferecer abordagem e o tratamento adequado para cada criança em diferentes situações. |
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