Tráfico de drogas: uma análise social e jurídica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROZ, Fernanda Ettore De
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/52060
Resumo: Devido às dificuldades de considerar a marginalização como um indicador a ser mensurado existe outros fatores que podem ser considerados na avaliação das condições sociais, como desemprego, falta de moradia, encarceramento, violência, entre outros. A prática do uso de drogas pode contribuir para o processo de marginalização devido ao estigma e discriminação vivenciados por pessoas que usam drogas em determinados contextos, causando um impacto negativo nas oportunidades de emprego e nos vínculos sociais, podendo levar à perda de capital humano. Em muitos casos, as pessoas podem entrar em ciclos envolvendo o uso problemático de drogas em uma relação causal complexa e recíproca que é difícil de ser quebrada. Como mostra o gráfico abaixo, esse ciclo envolve transtornos associados ao uso de drogas, contextos de desemprego, baixa escolaridade, problemas de moradia, migração, troca de sexo por drogas, encarceramento, maior vulnerabilidade. Assim, além das políticas de prevenção voltadas para a promoção da educação e do bem-estar e da assistência no campo da saúde para ações de tratamento, reabilitação e reinserção social, com base em evidências, essas políticas também exigem um forte componente de enfrentamento para a estigmatização e promovem a equidade de gênero e os direitos humanos de forma mais ampla. Compreende-se que o tráfico privilegiado é uma causa de diminuição de pena, mas esse benefício pode ser utilizado para aqueles agentes detidos com uma quantidade expressiva de entorpecentes? Este trabalho tem por objetivo geral de analisar casos em que foi utilizado o tráfico privilegiado mesmo a quantidade de entorpecentes apreendidas foi extremamente grande. Na metodologia foi usado de revisão de literatura.
id Krot_bf8d7186fa02929bcd14cc49c52f52a2
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/52060
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Tráfico de drogas: uma análise social e jurídica.TráficodrogasanálisesocialjurídicaDevido às dificuldades de considerar a marginalização como um indicador a ser mensurado existe outros fatores que podem ser considerados na avaliação das condições sociais, como desemprego, falta de moradia, encarceramento, violência, entre outros. A prática do uso de drogas pode contribuir para o processo de marginalização devido ao estigma e discriminação vivenciados por pessoas que usam drogas em determinados contextos, causando um impacto negativo nas oportunidades de emprego e nos vínculos sociais, podendo levar à perda de capital humano. Em muitos casos, as pessoas podem entrar em ciclos envolvendo o uso problemático de drogas em uma relação causal complexa e recíproca que é difícil de ser quebrada. Como mostra o gráfico abaixo, esse ciclo envolve transtornos associados ao uso de drogas, contextos de desemprego, baixa escolaridade, problemas de moradia, migração, troca de sexo por drogas, encarceramento, maior vulnerabilidade. Assim, além das políticas de prevenção voltadas para a promoção da educação e do bem-estar e da assistência no campo da saúde para ações de tratamento, reabilitação e reinserção social, com base em evidências, essas políticas também exigem um forte componente de enfrentamento para a estigmatização e promovem a equidade de gênero e os direitos humanos de forma mais ampla. Compreende-se que o tráfico privilegiado é uma causa de diminuição de pena, mas esse benefício pode ser utilizado para aqueles agentes detidos com uma quantidade expressiva de entorpecentes? Este trabalho tem por objetivo geral de analisar casos em que foi utilizado o tráfico privilegiado mesmo a quantidade de entorpecentes apreendidas foi extremamente grande. Na metodologia foi usado de revisão de literatura.2023-04-13T14:06:13Z2023-04-13T14:06:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/52060QUEIROZ, Fernanda Ettore Deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-13T14:06:13Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/52060Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-13T14:06:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-13T14:06:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Tráfico de drogas: uma análise social e jurídica.
title Tráfico de drogas: uma análise social e jurídica.
spellingShingle Tráfico de drogas: uma análise social e jurídica.
QUEIROZ, Fernanda Ettore De
Tráfico
drogas
análise
social
jurídica
title_short Tráfico de drogas: uma análise social e jurídica.
title_full Tráfico de drogas: uma análise social e jurídica.
title_fullStr Tráfico de drogas: uma análise social e jurídica.
title_full_unstemmed Tráfico de drogas: uma análise social e jurídica.
title_sort Tráfico de drogas: uma análise social e jurídica.
author QUEIROZ, Fernanda Ettore De
author_facet QUEIROZ, Fernanda Ettore De
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROZ, Fernanda Ettore De
dc.subject.por.fl_str_mv Tráfico
drogas
análise
social
jurídica
topic Tráfico
drogas
análise
social
jurídica
description Devido às dificuldades de considerar a marginalização como um indicador a ser mensurado existe outros fatores que podem ser considerados na avaliação das condições sociais, como desemprego, falta de moradia, encarceramento, violência, entre outros. A prática do uso de drogas pode contribuir para o processo de marginalização devido ao estigma e discriminação vivenciados por pessoas que usam drogas em determinados contextos, causando um impacto negativo nas oportunidades de emprego e nos vínculos sociais, podendo levar à perda de capital humano. Em muitos casos, as pessoas podem entrar em ciclos envolvendo o uso problemático de drogas em uma relação causal complexa e recíproca que é difícil de ser quebrada. Como mostra o gráfico abaixo, esse ciclo envolve transtornos associados ao uso de drogas, contextos de desemprego, baixa escolaridade, problemas de moradia, migração, troca de sexo por drogas, encarceramento, maior vulnerabilidade. Assim, além das políticas de prevenção voltadas para a promoção da educação e do bem-estar e da assistência no campo da saúde para ações de tratamento, reabilitação e reinserção social, com base em evidências, essas políticas também exigem um forte componente de enfrentamento para a estigmatização e promovem a equidade de gênero e os direitos humanos de forma mais ampla. Compreende-se que o tráfico privilegiado é uma causa de diminuição de pena, mas esse benefício pode ser utilizado para aqueles agentes detidos com uma quantidade expressiva de entorpecentes? Este trabalho tem por objetivo geral de analisar casos em que foi utilizado o tráfico privilegiado mesmo a quantidade de entorpecentes apreendidas foi extremamente grande. Na metodologia foi usado de revisão de literatura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-13T14:06:13Z
2023-04-13T14:06:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/52060
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/52060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672989210771456