Protocolo de condicionamento e cimentação de restaurações protéticas em cerâmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO, Rodrigo Tercio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42863
Resumo: Em restaurações protéticas com uso de porcelana cimentadas os fatores que envolvem as etapas de cimentação são fundamentais para garantir uma restauração adequada e longeva que suportará as cargas funcionais. Conhecer as características dos materiais permite corretamente usa-los nos procedimentos. As porcelanas odontológicas seja elas, vítreas, parcialmente vítreas e as cristalinas ou policristalinas, necessitam de condicionamento superficial para criar irregularidades e consequentemente aumentar sua energia de superfície, elevando seu potencial de adesividade. Os sistemas de cimentação atuais envolvem vários elementos e etapas que devem ser respeitados, afim de se obter melhores resultados e evitar pontos de falha. Tanto o condicionamento quanto a cimentação irá variar dependendo do material selecionado para realização do procedimento e do substrato que recebera a restauração protética. Algumas porcelanas são ácido sensíveis o que permite condiciona-las com uso de ácido, já outras devem ser realizados com jateamento de óxido de alumínio. A eleição do cimento determinara os outros elementos da cimentação como o tipo de adesivo, silano e outros que atuam em harmonia, porem a incorreta combinação pode ocasionar incompatibilidade e um afetar o desempenho do outro. Sendo assim, quais os tipos de cerâmicas feldspáticas e cerâmicas reforçadas mais utilizadas na clínica moderna, e suas peculiaridades quanto às técnicas de condicionamento ácido e materiais adesivos necessários para garantir a longevidade do tratamento protético indireto definitivo. Tanto as Etapas de condicionamento quanto de cimentação podem ser fracassadas caso uso incorreto dos materiais forem empregados e inclusive ocorro falta de sinergia entre materiais necessários acarretando em postos falhos comprometedores. Todas as etapas devem ser respeitadas para haver sucesso longevo aos procedimentos realizados.
id Krot_c66f3211388cfe797aee76636eee1119
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42863
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Protocolo de condicionamento e cimentação de restaurações protéticas em cerâmicasPróteseCondicionamentoCimentaçãoPorcelanaCerâmicaEm restaurações protéticas com uso de porcelana cimentadas os fatores que envolvem as etapas de cimentação são fundamentais para garantir uma restauração adequada e longeva que suportará as cargas funcionais. Conhecer as características dos materiais permite corretamente usa-los nos procedimentos. As porcelanas odontológicas seja elas, vítreas, parcialmente vítreas e as cristalinas ou policristalinas, necessitam de condicionamento superficial para criar irregularidades e consequentemente aumentar sua energia de superfície, elevando seu potencial de adesividade. Os sistemas de cimentação atuais envolvem vários elementos e etapas que devem ser respeitados, afim de se obter melhores resultados e evitar pontos de falha. Tanto o condicionamento quanto a cimentação irá variar dependendo do material selecionado para realização do procedimento e do substrato que recebera a restauração protética. Algumas porcelanas são ácido sensíveis o que permite condiciona-las com uso de ácido, já outras devem ser realizados com jateamento de óxido de alumínio. A eleição do cimento determinara os outros elementos da cimentação como o tipo de adesivo, silano e outros que atuam em harmonia, porem a incorreta combinação pode ocasionar incompatibilidade e um afetar o desempenho do outro. Sendo assim, quais os tipos de cerâmicas feldspáticas e cerâmicas reforçadas mais utilizadas na clínica moderna, e suas peculiaridades quanto às técnicas de condicionamento ácido e materiais adesivos necessários para garantir a longevidade do tratamento protético indireto definitivo. Tanto as Etapas de condicionamento quanto de cimentação podem ser fracassadas caso uso incorreto dos materiais forem empregados e inclusive ocorro falta de sinergia entre materiais necessários acarretando em postos falhos comprometedores. Todas as etapas devem ser respeitadas para haver sucesso longevo aos procedimentos realizados.2022-06-20T19:14:54Z2022-06-20T19:14:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42863CARDOSO, Rodrigo Tercioporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-20T19:14:54Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42863Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-20T19:14:54falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-20T19:14:54Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Protocolo de condicionamento e cimentação de restaurações protéticas em cerâmicas
title Protocolo de condicionamento e cimentação de restaurações protéticas em cerâmicas
spellingShingle Protocolo de condicionamento e cimentação de restaurações protéticas em cerâmicas
CARDOSO, Rodrigo Tercio
Prótese
Condicionamento
Cimentação
Porcelana
Cerâmica
title_short Protocolo de condicionamento e cimentação de restaurações protéticas em cerâmicas
title_full Protocolo de condicionamento e cimentação de restaurações protéticas em cerâmicas
title_fullStr Protocolo de condicionamento e cimentação de restaurações protéticas em cerâmicas
title_full_unstemmed Protocolo de condicionamento e cimentação de restaurações protéticas em cerâmicas
title_sort Protocolo de condicionamento e cimentação de restaurações protéticas em cerâmicas
author CARDOSO, Rodrigo Tercio
author_facet CARDOSO, Rodrigo Tercio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOSO, Rodrigo Tercio
dc.subject.por.fl_str_mv Prótese
Condicionamento
Cimentação
Porcelana
Cerâmica
topic Prótese
Condicionamento
Cimentação
Porcelana
Cerâmica
description Em restaurações protéticas com uso de porcelana cimentadas os fatores que envolvem as etapas de cimentação são fundamentais para garantir uma restauração adequada e longeva que suportará as cargas funcionais. Conhecer as características dos materiais permite corretamente usa-los nos procedimentos. As porcelanas odontológicas seja elas, vítreas, parcialmente vítreas e as cristalinas ou policristalinas, necessitam de condicionamento superficial para criar irregularidades e consequentemente aumentar sua energia de superfície, elevando seu potencial de adesividade. Os sistemas de cimentação atuais envolvem vários elementos e etapas que devem ser respeitados, afim de se obter melhores resultados e evitar pontos de falha. Tanto o condicionamento quanto a cimentação irá variar dependendo do material selecionado para realização do procedimento e do substrato que recebera a restauração protética. Algumas porcelanas são ácido sensíveis o que permite condiciona-las com uso de ácido, já outras devem ser realizados com jateamento de óxido de alumínio. A eleição do cimento determinara os outros elementos da cimentação como o tipo de adesivo, silano e outros que atuam em harmonia, porem a incorreta combinação pode ocasionar incompatibilidade e um afetar o desempenho do outro. Sendo assim, quais os tipos de cerâmicas feldspáticas e cerâmicas reforçadas mais utilizadas na clínica moderna, e suas peculiaridades quanto às técnicas de condicionamento ácido e materiais adesivos necessários para garantir a longevidade do tratamento protético indireto definitivo. Tanto as Etapas de condicionamento quanto de cimentação podem ser fracassadas caso uso incorreto dos materiais forem empregados e inclusive ocorro falta de sinergia entre materiais necessários acarretando em postos falhos comprometedores. Todas as etapas devem ser respeitadas para haver sucesso longevo aos procedimentos realizados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-06-20T19:14:54Z
2022-06-20T19:14:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42863
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672904589639680