Ludicidade e educação: o brincar e aprender na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Samara Pinheiro da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55204
Resumo: O presente trabalho tem como tema a ludicidade na educação infantil, pois o lúdico faz parte da vida da criança, a utilização de brincadeiras, jogos e brinquedos no processo pedagógico possibilita o desenvolvimento. Nesse sentido as atividades com jogos possibilitam o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e a interação social, assim com as brincadeiras a criança organiza e reorganiza sua realidade, faz escolhas, levantam hipóteses, colocando em ação várias situações do seu desenvolvimento que definirão as condutas do seu comportamento, em um processo complexo, porém espontâneo. Considerando as várias possibilidades pedagógicas do lúdico aponta-se como problema de pesquisa: quais as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento da criança na educação infantil? Para responder esse questionamento os objetivos foram: entender o conceito e a importância do lúdico na educação infantil; refletir sobre as concepções gerais de desenvolvimento infantil, através dos pensamentos de Piaget (1973), Vygotsky (1989) e debater sobre a importância da ludicidade para o processo de desenvolvimento das crianças na educação infantil e a importância do professor neste processo educativo. As bases metodológicas desta pesquisa consistem em levantamento bibliográfico de livros e artigos, bases de dados e periódicos, e bibliotecas físicas e virtuais, com a contribuição de teóricos como Adriana Friedmann (2002), Lev Vygotsky (1991) e Maria Cristina Trois Dorneles Rau (2011), que discutem a importância do lúdico na educação infantil.
id Krot_c755650034b97da3f728bb9c471bc421
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55204
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Ludicidade e educação: o brincar e aprender na educação infantilEducação infantilLúdicoJogosBrincadeirasDesenvolvimentoO presente trabalho tem como tema a ludicidade na educação infantil, pois o lúdico faz parte da vida da criança, a utilização de brincadeiras, jogos e brinquedos no processo pedagógico possibilita o desenvolvimento. Nesse sentido as atividades com jogos possibilitam o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e a interação social, assim com as brincadeiras a criança organiza e reorganiza sua realidade, faz escolhas, levantam hipóteses, colocando em ação várias situações do seu desenvolvimento que definirão as condutas do seu comportamento, em um processo complexo, porém espontâneo. Considerando as várias possibilidades pedagógicas do lúdico aponta-se como problema de pesquisa: quais as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento da criança na educação infantil? Para responder esse questionamento os objetivos foram: entender o conceito e a importância do lúdico na educação infantil; refletir sobre as concepções gerais de desenvolvimento infantil, através dos pensamentos de Piaget (1973), Vygotsky (1989) e debater sobre a importância da ludicidade para o processo de desenvolvimento das crianças na educação infantil e a importância do professor neste processo educativo. As bases metodológicas desta pesquisa consistem em levantamento bibliográfico de livros e artigos, bases de dados e periódicos, e bibliotecas físicas e virtuais, com a contribuição de teóricos como Adriana Friedmann (2002), Lev Vygotsky (1991) e Maria Cristina Trois Dorneles Rau (2011), que discutem a importância do lúdico na educação infantil.2023-05-29T00:50:33Z2023-05-29T00:50:33Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55204SILVA, Samara Pinheiro daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T00:50:33Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55204Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-29T00:50:33falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-29T00:50:33Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade e educação: o brincar e aprender na educação infantil
title Ludicidade e educação: o brincar e aprender na educação infantil
spellingShingle Ludicidade e educação: o brincar e aprender na educação infantil
SILVA, Samara Pinheiro da
Educação infantil
Lúdico
Jogos
Brincadeiras
Desenvolvimento
title_short Ludicidade e educação: o brincar e aprender na educação infantil
title_full Ludicidade e educação: o brincar e aprender na educação infantil
title_fullStr Ludicidade e educação: o brincar e aprender na educação infantil
title_full_unstemmed Ludicidade e educação: o brincar e aprender na educação infantil
title_sort Ludicidade e educação: o brincar e aprender na educação infantil
author SILVA, Samara Pinheiro da
author_facet SILVA, Samara Pinheiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Samara Pinheiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Lúdico
Jogos
Brincadeiras
Desenvolvimento
topic Educação infantil
Lúdico
Jogos
Brincadeiras
Desenvolvimento
description O presente trabalho tem como tema a ludicidade na educação infantil, pois o lúdico faz parte da vida da criança, a utilização de brincadeiras, jogos e brinquedos no processo pedagógico possibilita o desenvolvimento. Nesse sentido as atividades com jogos possibilitam o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e a interação social, assim com as brincadeiras a criança organiza e reorganiza sua realidade, faz escolhas, levantam hipóteses, colocando em ação várias situações do seu desenvolvimento que definirão as condutas do seu comportamento, em um processo complexo, porém espontâneo. Considerando as várias possibilidades pedagógicas do lúdico aponta-se como problema de pesquisa: quais as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento da criança na educação infantil? Para responder esse questionamento os objetivos foram: entender o conceito e a importância do lúdico na educação infantil; refletir sobre as concepções gerais de desenvolvimento infantil, através dos pensamentos de Piaget (1973), Vygotsky (1989) e debater sobre a importância da ludicidade para o processo de desenvolvimento das crianças na educação infantil e a importância do professor neste processo educativo. As bases metodológicas desta pesquisa consistem em levantamento bibliográfico de livros e artigos, bases de dados e periódicos, e bibliotecas físicas e virtuais, com a contribuição de teóricos como Adriana Friedmann (2002), Lev Vygotsky (1991) e Maria Cristina Trois Dorneles Rau (2011), que discutem a importância do lúdico na educação infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-29T00:50:33Z
2023-05-29T00:50:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55204
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672985597378560