O brincar terapêutico: terapia para crianças na visão humanista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELLO, Crislaine da Silva de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43708
Resumo: A Psicoterapia para crianças é um tema pouco explorado, o trabalho terapêutico infantil é feito através da ludoterapia, o brincar terapêutico, existem técnicas distintas e aplicadas de acordo com cada abordagem. O processo terapêutico infantil ocorre de maneira semelhante de um processo terapêutico de um adulto, porém utiliza-se de ferramentas lúdicas para adentrar no mundo da criança sem agredi-la, o terapeuta acessa as emoções e experiências da criança no setting terapêutico de forma sutil, utilizando-se de brincadeiras pertencentes ao seu mundo, observando as possibilidades de cada criança. Dentro da abordagem Humanista o terapeuta enxerga a criança em sua totalidade a deixa livre no momento da terapia para que ela possa direcionar o rumo das atividades ali desenvolvidas, o terapeuta deve estar disponível para a criança durante ao atendimento, sendo um facilitador do autoconhecimento. Essa pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica, apresentando como questão norteadora o seguinte questionamento: a orientação aos pais ou cuidadores pertencentes a rede de apoio da criança tem como consequência um processo terapêutico bem-sucedido? Tendo como objetivo Geral compreender e descrever métodos e técnicas do ludoterapia na abordagem Humanista em diversas fases do desenvolvimento infantil. A orientação de pais e/ou cuidadores da rede de apoio de uma criança se faz parte do processo terapêutico, pois a crianças sofrem influências do meio em que vivem, seus responsáveis são peças ativas e atuantes nesse processo independentemente do tipo demanda trazida para o setting terapêutico, a evolução da criança durante o processo terapêutico está intimamente ligada a diversos fatores, ela é plenamente capaz de trilhar este caminho sozinha com o acompanhamento do terapeuta, porém quando os pais e/ou cuidadores participam, mesmo que de forma indireta, influenciam de maneira positiva na evolução do processo terapêutico, uma orientação por parte do terapeuta deve acontecer de maneira pontual, buscando sempre se utilizar de técnicas e materiais adequados para cada criança. Através da realização deste trabalho foi possível verificar que o sucesso do processo terapêutico infantil está ligado a um conjunto de fatores, a criança por si só é capaz de se desenvolver e conduzir seu processo de desenvolvimento, porém quando se tem um suporte dos pais e/ou cuidadores facilita o processo, pois não são totalmente independentes e sofrem influências de outras pessoas da sua rede de apoio. Uma orientação assertiva desses pais e/ou cuidadores se faz essencial, porém deve se atentar aos princípios éticos que norteiam o sigilo profissional.
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Dentro da abordagem Humanista o terapeuta enxerga a criança em sua totalidade a deixa livre no momento da terapia para que ela possa direcionar o rumo das atividades ali desenvolvidas, o terapeuta deve estar disponível para a criança durante ao atendimento, sendo um facilitador do autoconhecimento. Essa pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica, apresentando como questão norteadora o seguinte questionamento: a orientação aos pais ou cuidadores pertencentes a rede de apoio da criança tem como consequência um processo terapêutico bem-sucedido? Tendo como objetivo Geral compreender e descrever métodos e técnicas do ludoterapia na abordagem Humanista em diversas fases do desenvolvimento infantil. A orientação de pais e/ou cuidadores da rede de apoio de uma criança se faz parte do processo terapêutico, pois a crianças sofrem influências do meio em que vivem, seus responsáveis são peças ativas e atuantes nesse processo independentemente do tipo demanda trazida para o setting terapêutico, a evolução da criança durante o processo terapêutico está intimamente ligada a diversos fatores, ela é plenamente capaz de trilhar este caminho sozinha com o acompanhamento do terapeuta, porém quando os pais e/ou cuidadores participam, mesmo que de forma indireta, influenciam de maneira positiva na evolução do processo terapêutico, uma orientação por parte do terapeuta deve acontecer de maneira pontual, buscando sempre se utilizar de técnicas e materiais adequados para cada criança. Através da realização deste trabalho foi possível verificar que o sucesso do processo terapêutico infantil está ligado a um conjunto de fatores, a criança por si só é capaz de se desenvolver e conduzir seu processo de desenvolvimento, porém quando se tem um suporte dos pais e/ou cuidadores facilita o processo, pois não são totalmente independentes e sofrem influências de outras pessoas da sua rede de apoio. 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