Exodontia de terceiro molar: complicações durante a exodontia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PACHECO, Luciana Fernanda Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44191
Resumo: A exodontia de terceiros molares consiste em um dos procedimentos mais frequentes na clínica do cirurgião bucomaxilofacial. Os referidos elementos dentários se encontram retidos com maior frequência, principalmente os inferiores. Dada a indicação à extração destes elementos, é de suma importância a realização de um planejamento cirúrgico alicerçado nos exames clínico e radiográfico. Embora seja uma cirurgia rotineira e, por muitas vezes, praticada por cirurgiões-dentistas não especialistas, apresenta suas dificuldades como, por exemplo, a estreita relação com estruturas anatômicas importantes, as impacções, a angulação das coroas e raízes dos dentes inclusos, assim como as complicações da cirurgia propriamente dita que podem ser observadas no transcorrer do processo operatório, a citar, no momento da osteotomia, da odontossecção e da remoção dos referidos elementos dentários. As principais complicações consistem em: hemorragias, alveolite, dor, edema e trismo, injúria ao nervo alveolar inferior, infecções compreendendo espaços faciais, lesões em dentes adjacentes, comunicações buco-sinusais, problemas periodontais em dentes adjacentes, deslocamento de dentes para regiões anatômicas nobres e fraturas mandibulares. Este cenário fundamentou a elaboração deste trabalho, cujo objetivo foi revisar a literatura científica e elucidar as intercorrências mais relevantes em exodontia de terceiros molares. Aludiu-se que, a exodontia de terceiros molares é realizada com grande frequência, entretanto, possui certo grau de dificuldade, a qual pode conduzir a sérias complicações trans e pós-operatórias. Nesse sentido, os cuidados desde o planejamento, biossegurança até a realização das cirurgias para a exérese dos referidos elementos dentários é crucial, podendo prevenir uma série de complicações cirúrgicas.
id Krot_cc39e8fc6f3948693578066bbbe44bf1
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44191
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Exodontia de terceiro molar: complicações durante a exodontiaExodontiaTerceiro molarComplicaçõesA exodontia de terceiros molares consiste em um dos procedimentos mais frequentes na clínica do cirurgião bucomaxilofacial. Os referidos elementos dentários se encontram retidos com maior frequência, principalmente os inferiores. Dada a indicação à extração destes elementos, é de suma importância a realização de um planejamento cirúrgico alicerçado nos exames clínico e radiográfico. Embora seja uma cirurgia rotineira e, por muitas vezes, praticada por cirurgiões-dentistas não especialistas, apresenta suas dificuldades como, por exemplo, a estreita relação com estruturas anatômicas importantes, as impacções, a angulação das coroas e raízes dos dentes inclusos, assim como as complicações da cirurgia propriamente dita que podem ser observadas no transcorrer do processo operatório, a citar, no momento da osteotomia, da odontossecção e da remoção dos referidos elementos dentários. As principais complicações consistem em: hemorragias, alveolite, dor, edema e trismo, injúria ao nervo alveolar inferior, infecções compreendendo espaços faciais, lesões em dentes adjacentes, comunicações buco-sinusais, problemas periodontais em dentes adjacentes, deslocamento de dentes para regiões anatômicas nobres e fraturas mandibulares. Este cenário fundamentou a elaboração deste trabalho, cujo objetivo foi revisar a literatura científica e elucidar as intercorrências mais relevantes em exodontia de terceiros molares. Aludiu-se que, a exodontia de terceiros molares é realizada com grande frequência, entretanto, possui certo grau de dificuldade, a qual pode conduzir a sérias complicações trans e pós-operatórias. Nesse sentido, os cuidados desde o planejamento, biossegurança até a realização das cirurgias para a exérese dos referidos elementos dentários é crucial, podendo prevenir uma série de complicações cirúrgicas.2022-07-13T17:20:42Z2022-07-13T17:20:42Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44191PACHECO, Luciana Fernanda Limaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T17:20:42Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44191Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-13T17:20:42falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-13T17:20:42Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Exodontia de terceiro molar: complicações durante a exodontia
title Exodontia de terceiro molar: complicações durante a exodontia
spellingShingle Exodontia de terceiro molar: complicações durante a exodontia
PACHECO, Luciana Fernanda Lima
Exodontia
Terceiro molar
Complicações
title_short Exodontia de terceiro molar: complicações durante a exodontia
title_full Exodontia de terceiro molar: complicações durante a exodontia
title_fullStr Exodontia de terceiro molar: complicações durante a exodontia
title_full_unstemmed Exodontia de terceiro molar: complicações durante a exodontia
title_sort Exodontia de terceiro molar: complicações durante a exodontia
author PACHECO, Luciana Fernanda Lima
author_facet PACHECO, Luciana Fernanda Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PACHECO, Luciana Fernanda Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Exodontia
Terceiro molar
Complicações
topic Exodontia
Terceiro molar
Complicações
description A exodontia de terceiros molares consiste em um dos procedimentos mais frequentes na clínica do cirurgião bucomaxilofacial. Os referidos elementos dentários se encontram retidos com maior frequência, principalmente os inferiores. Dada a indicação à extração destes elementos, é de suma importância a realização de um planejamento cirúrgico alicerçado nos exames clínico e radiográfico. Embora seja uma cirurgia rotineira e, por muitas vezes, praticada por cirurgiões-dentistas não especialistas, apresenta suas dificuldades como, por exemplo, a estreita relação com estruturas anatômicas importantes, as impacções, a angulação das coroas e raízes dos dentes inclusos, assim como as complicações da cirurgia propriamente dita que podem ser observadas no transcorrer do processo operatório, a citar, no momento da osteotomia, da odontossecção e da remoção dos referidos elementos dentários. As principais complicações consistem em: hemorragias, alveolite, dor, edema e trismo, injúria ao nervo alveolar inferior, infecções compreendendo espaços faciais, lesões em dentes adjacentes, comunicações buco-sinusais, problemas periodontais em dentes adjacentes, deslocamento de dentes para regiões anatômicas nobres e fraturas mandibulares. Este cenário fundamentou a elaboração deste trabalho, cujo objetivo foi revisar a literatura científica e elucidar as intercorrências mais relevantes em exodontia de terceiros molares. Aludiu-se que, a exodontia de terceiros molares é realizada com grande frequência, entretanto, possui certo grau de dificuldade, a qual pode conduzir a sérias complicações trans e pós-operatórias. Nesse sentido, os cuidados desde o planejamento, biossegurança até a realização das cirurgias para a exérese dos referidos elementos dentários é crucial, podendo prevenir uma série de complicações cirúrgicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-13T17:20:42Z
2022-07-13T17:20:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44191
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672940910215168