Qualidade de vida de adultos com transtorno do espectro autista (tea)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TROVATTI, Ariel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: BONINI, Taynan Filipini
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48321
Resumo: Com o avanço da ciência psicológica e sua aproximação à neurociência, a compreensão acerca de distúrbios de neurodesenvolvimento passa por constantes avanços. É o caso do Transtorno de Espectro Autista (TEA), listado no DSM-V como F84.0 e se divide em três níveis: leve, moderado e severo. As principais características são atraso no desenvolvimento, comportamentos respetivos, dificuldade de comunicação e interação social. O foco crescente no estudo do TEA lança luz à complexidade do fenótipo e comportamentos associados, assim como os desafios para o diagnóstico e prognóstico, ressaltando também a importância da atuação multiprofissional no sucesso da resposta terapêutica. Não obstante, observa-se a prevalência de estudos para diagnóstico precoce e intervenção junto às crianças em fase escolar, o que coloca à parte pessoas com TEA que já atingiram a fase adulta pois é comum que essas pessoas recebam diagnóstico seguidamente ao de familiares, irmãos mais novos e até mesmo dos próprios filhos. Além disso, estudos recentes demostram que os adolescentes com TEA tem 3.7 vezes mais risco de desenvolver ansiedade e/ou sintomas associados enquanto o adulto com TEA tem 2.9 vezes mais chance de desenvolver depressão. Apontam-se ainda altas taxas de desempregos e subempregos, baixa inserção no Ensino Superior e baixíssimos índices de engajamento em atividades comunitárias e sociais. Sendo assim, este trabalho busca discutir a temática relativas aos desafios enfrentados pelo adulto com TEA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que utiliza de revisão de literatura dos últimos anos. Os resultados apontam para a importância e atualidade do tema bem como a necessidade de se promover maiores pesquisas e companhas de conscientização para empresas com vistas à integração das pessoas com TEA ao mercado de trabalho.
id Krot_d605bd76bc39b6f2c4a3c19989e72c65
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/48321
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Qualidade de vida de adultos com transtorno do espectro autista (tea)Transtorno de Espectro AutistaAutismoDiagnóstico tardioQualidade de vidaCom o avanço da ciência psicológica e sua aproximação à neurociência, a compreensão acerca de distúrbios de neurodesenvolvimento passa por constantes avanços. É o caso do Transtorno de Espectro Autista (TEA), listado no DSM-V como F84.0 e se divide em três níveis: leve, moderado e severo. As principais características são atraso no desenvolvimento, comportamentos respetivos, dificuldade de comunicação e interação social. O foco crescente no estudo do TEA lança luz à complexidade do fenótipo e comportamentos associados, assim como os desafios para o diagnóstico e prognóstico, ressaltando também a importância da atuação multiprofissional no sucesso da resposta terapêutica. Não obstante, observa-se a prevalência de estudos para diagnóstico precoce e intervenção junto às crianças em fase escolar, o que coloca à parte pessoas com TEA que já atingiram a fase adulta pois é comum que essas pessoas recebam diagnóstico seguidamente ao de familiares, irmãos mais novos e até mesmo dos próprios filhos. Além disso, estudos recentes demostram que os adolescentes com TEA tem 3.7 vezes mais risco de desenvolver ansiedade e/ou sintomas associados enquanto o adulto com TEA tem 2.9 vezes mais chance de desenvolver depressão. Apontam-se ainda altas taxas de desempregos e subempregos, baixa inserção no Ensino Superior e baixíssimos índices de engajamento em atividades comunitárias e sociais. Sendo assim, este trabalho busca discutir a temática relativas aos desafios enfrentados pelo adulto com TEA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que utiliza de revisão de literatura dos últimos anos. Os resultados apontam para a importância e atualidade do tema bem como a necessidade de se promover maiores pesquisas e companhas de conscientização para empresas com vistas à integração das pessoas com TEA ao mercado de trabalho.2022-11-29T13:23:32Z2022-11-29T13:23:32Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48321TROVATTI, ArielBONINI, Taynan Filipiniporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T17:33:44Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/48321Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-11-29T17:33:44falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-11-29T17:33:44Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida de adultos com transtorno do espectro autista (tea)
title Qualidade de vida de adultos com transtorno do espectro autista (tea)
spellingShingle Qualidade de vida de adultos com transtorno do espectro autista (tea)
TROVATTI, Ariel
Transtorno de Espectro Autista
Autismo
Diagnóstico tardio
Qualidade de vida
title_short Qualidade de vida de adultos com transtorno do espectro autista (tea)
title_full Qualidade de vida de adultos com transtorno do espectro autista (tea)
title_fullStr Qualidade de vida de adultos com transtorno do espectro autista (tea)
title_full_unstemmed Qualidade de vida de adultos com transtorno do espectro autista (tea)
title_sort Qualidade de vida de adultos com transtorno do espectro autista (tea)
author TROVATTI, Ariel
author_facet TROVATTI, Ariel
BONINI, Taynan Filipini
author_role author
author2 BONINI, Taynan Filipini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TROVATTI, Ariel
BONINI, Taynan Filipini
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de Espectro Autista
Autismo
Diagnóstico tardio
Qualidade de vida
topic Transtorno de Espectro Autista
Autismo
Diagnóstico tardio
Qualidade de vida
description Com o avanço da ciência psicológica e sua aproximação à neurociência, a compreensão acerca de distúrbios de neurodesenvolvimento passa por constantes avanços. É o caso do Transtorno de Espectro Autista (TEA), listado no DSM-V como F84.0 e se divide em três níveis: leve, moderado e severo. As principais características são atraso no desenvolvimento, comportamentos respetivos, dificuldade de comunicação e interação social. O foco crescente no estudo do TEA lança luz à complexidade do fenótipo e comportamentos associados, assim como os desafios para o diagnóstico e prognóstico, ressaltando também a importância da atuação multiprofissional no sucesso da resposta terapêutica. Não obstante, observa-se a prevalência de estudos para diagnóstico precoce e intervenção junto às crianças em fase escolar, o que coloca à parte pessoas com TEA que já atingiram a fase adulta pois é comum que essas pessoas recebam diagnóstico seguidamente ao de familiares, irmãos mais novos e até mesmo dos próprios filhos. Além disso, estudos recentes demostram que os adolescentes com TEA tem 3.7 vezes mais risco de desenvolver ansiedade e/ou sintomas associados enquanto o adulto com TEA tem 2.9 vezes mais chance de desenvolver depressão. Apontam-se ainda altas taxas de desempregos e subempregos, baixa inserção no Ensino Superior e baixíssimos índices de engajamento em atividades comunitárias e sociais. Sendo assim, este trabalho busca discutir a temática relativas aos desafios enfrentados pelo adulto com TEA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que utiliza de revisão de literatura dos últimos anos. Os resultados apontam para a importância e atualidade do tema bem como a necessidade de se promover maiores pesquisas e companhas de conscientização para empresas com vistas à integração das pessoas com TEA ao mercado de trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29T13:23:32Z
2022-11-29T13:23:32Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48321
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673023382814720