Papel do enfermeiro no processo de envelhecimento: idosos com demência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Danielli Lazarini de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38023
Resumo: O aumento da população idosa, tanto no Brasil quanto no âmbito mundial, acarreta uma demanda emergente do profissional de enfermagem, diante do exposto surgiu o questionamento sobre o papel do enfermeiro no processo de envelhecimento do idoso com demência, compreender os cuidados de enfermagem com essa clientela, discutir a importância e o papel a ser desenvolvido para a melhoria da qualidade de vida do paciente, assim como paralelamente atender as necessidades dos cuidadores e familiares dos mesmos. O aperfeiçoamento do profissional deve ser constante, sempre buscando a atualização referentes as reais necessidades do idoso com demência, a preocupação com a saúde física e a mental são essenciais, uma vez que são os pilares de sustentação de uma boa qualidade de vida. O papel do enfermeiro se faz ímpar quando o assunto é o idoso com demência, tornando se primordiais suas orientações e direcionamentos, visando a saúde e o bem-estar de seus cuidadores e familiares. O presente trabalho tratou-se de uma revisão bibliográfica, onde foram incluídas pesquisas publicadas entre os anos de 2000 a 2021, onde as mesmas foram escritas na língua portuguesa. Tais artigos abordam a importância e o papel do enfermeiro, demonstrando aos cuidadores e familiares, de forma sistematizada o processo do cuidado, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos idosos com demência durante o seu envelhecimento.
id Krot_da57b6a277d688fefcd3d250db255135
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38023
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Papel do enfermeiro no processo de envelhecimento: idosos com demênciaAssistênciaEnfermeiroIdososDemênciaCuidados domiciliaresO aumento da população idosa, tanto no Brasil quanto no âmbito mundial, acarreta uma demanda emergente do profissional de enfermagem, diante do exposto surgiu o questionamento sobre o papel do enfermeiro no processo de envelhecimento do idoso com demência, compreender os cuidados de enfermagem com essa clientela, discutir a importância e o papel a ser desenvolvido para a melhoria da qualidade de vida do paciente, assim como paralelamente atender as necessidades dos cuidadores e familiares dos mesmos. O aperfeiçoamento do profissional deve ser constante, sempre buscando a atualização referentes as reais necessidades do idoso com demência, a preocupação com a saúde física e a mental são essenciais, uma vez que são os pilares de sustentação de uma boa qualidade de vida. O papel do enfermeiro se faz ímpar quando o assunto é o idoso com demência, tornando se primordiais suas orientações e direcionamentos, visando a saúde e o bem-estar de seus cuidadores e familiares. O presente trabalho tratou-se de uma revisão bibliográfica, onde foram incluídas pesquisas publicadas entre os anos de 2000 a 2021, onde as mesmas foram escritas na língua portuguesa. Tais artigos abordam a importância e o papel do enfermeiro, demonstrando aos cuidadores e familiares, de forma sistematizada o processo do cuidado, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos idosos com demência durante o seu envelhecimento.2022-03-16T18:21:34Z2022-03-16T18:21:34Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38023OLIVEIRA, Danielli Lazarini deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-16T18:21:34Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38023Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-16T18:21:34falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-16T18:21:34Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Papel do enfermeiro no processo de envelhecimento: idosos com demência
title Papel do enfermeiro no processo de envelhecimento: idosos com demência
spellingShingle Papel do enfermeiro no processo de envelhecimento: idosos com demência
OLIVEIRA, Danielli Lazarini de
Assistência
Enfermeiro
Idosos
Demência
Cuidados domiciliares
title_short Papel do enfermeiro no processo de envelhecimento: idosos com demência
title_full Papel do enfermeiro no processo de envelhecimento: idosos com demência
title_fullStr Papel do enfermeiro no processo de envelhecimento: idosos com demência
title_full_unstemmed Papel do enfermeiro no processo de envelhecimento: idosos com demência
title_sort Papel do enfermeiro no processo de envelhecimento: idosos com demência
author OLIVEIRA, Danielli Lazarini de
author_facet OLIVEIRA, Danielli Lazarini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Danielli Lazarini de
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência
Enfermeiro
Idosos
Demência
Cuidados domiciliares
topic Assistência
Enfermeiro
Idosos
Demência
Cuidados domiciliares
description O aumento da população idosa, tanto no Brasil quanto no âmbito mundial, acarreta uma demanda emergente do profissional de enfermagem, diante do exposto surgiu o questionamento sobre o papel do enfermeiro no processo de envelhecimento do idoso com demência, compreender os cuidados de enfermagem com essa clientela, discutir a importância e o papel a ser desenvolvido para a melhoria da qualidade de vida do paciente, assim como paralelamente atender as necessidades dos cuidadores e familiares dos mesmos. O aperfeiçoamento do profissional deve ser constante, sempre buscando a atualização referentes as reais necessidades do idoso com demência, a preocupação com a saúde física e a mental são essenciais, uma vez que são os pilares de sustentação de uma boa qualidade de vida. O papel do enfermeiro se faz ímpar quando o assunto é o idoso com demência, tornando se primordiais suas orientações e direcionamentos, visando a saúde e o bem-estar de seus cuidadores e familiares. O presente trabalho tratou-se de uma revisão bibliográfica, onde foram incluídas pesquisas publicadas entre os anos de 2000 a 2021, onde as mesmas foram escritas na língua portuguesa. Tais artigos abordam a importância e o papel do enfermeiro, demonstrando aos cuidadores e familiares, de forma sistematizada o processo do cuidado, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos idosos com demência durante o seu envelhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-16T18:21:34Z
2022-03-16T18:21:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38023
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673001933144064