Abordagens psicanalíticas sobre a psicossomática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCARANO, Renan Costa Valle
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54573
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as diferentes formas de abordagens da psicossomática no campo psicanalítico. Com tal intuito buscou-se: conhecer a formação do conceito de psicossomática; explorar o percurso histórico da psicossomática na psicanálise e identificar as diferentes abordagens psicanalíticas sobre a psicossomática. Para tal foi realizado uma revisão bibliográfica e um estudo bibliométrico nos bancos de dados da Scielo Brasil (Brasil Scientific Electronic Library Online) e no Pepsic (Periódicos Eletrônicos de Psicologia) com o recorte temporal dos anos 2000 à 2022. A metodologia utilizada para este trabalho foi uma pesquisa de Revisão Bibliográfica de caráter qualitativo e descritivo. As questões relacionadas a psicossomática perpassam pelo amplo percurso histórico da psicanálise. Desde Freud até os dias atuais o campo psicanalítico se debruçou sobre o adoecimento do corpo e sua relação com os processos psicológicos relacionados a psique. De forma geral, destaca-se duas perspectivas de análise das questões psicossomáticas. Ambas partem da teoria freudiana para argumentar seu ponto de vista. A primeira corrente sugere que os fenômenos psicossomáticos devem ser explicados a partir da relação existente entre conflitos inconscientes e as doenças orgânicas, onde a tensão gerada por conflitos psíquicos desencadeiam doenças orgânicas sobre o corpo fisiológico; uma segunda corrente, sugere que os pacientes psicossomáticos possuem um comprometimento nos processos de simbolização, sendo pouco eficientes na forma de lidar com afetos.
id Krot_e159f92d2d690110e7b242d533da8314
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54573
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Abordagens psicanalíticas sobre a psicossomáticaPsicanálisePsicossomáticaFreudCorpoPsiqueEste trabalho tem por objetivo analisar as diferentes formas de abordagens da psicossomática no campo psicanalítico. Com tal intuito buscou-se: conhecer a formação do conceito de psicossomática; explorar o percurso histórico da psicossomática na psicanálise e identificar as diferentes abordagens psicanalíticas sobre a psicossomática. Para tal foi realizado uma revisão bibliográfica e um estudo bibliométrico nos bancos de dados da Scielo Brasil (Brasil Scientific Electronic Library Online) e no Pepsic (Periódicos Eletrônicos de Psicologia) com o recorte temporal dos anos 2000 à 2022. A metodologia utilizada para este trabalho foi uma pesquisa de Revisão Bibliográfica de caráter qualitativo e descritivo. As questões relacionadas a psicossomática perpassam pelo amplo percurso histórico da psicanálise. Desde Freud até os dias atuais o campo psicanalítico se debruçou sobre o adoecimento do corpo e sua relação com os processos psicológicos relacionados a psique. De forma geral, destaca-se duas perspectivas de análise das questões psicossomáticas. Ambas partem da teoria freudiana para argumentar seu ponto de vista. A primeira corrente sugere que os fenômenos psicossomáticos devem ser explicados a partir da relação existente entre conflitos inconscientes e as doenças orgânicas, onde a tensão gerada por conflitos psíquicos desencadeiam doenças orgânicas sobre o corpo fisiológico; uma segunda corrente, sugere que os pacientes psicossomáticos possuem um comprometimento nos processos de simbolização, sendo pouco eficientes na forma de lidar com afetos.2023-05-22T12:37:06Z2023-05-22T12:37:06Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54573SCARANO, Renan Costa Valleporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-22T12:37:06Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54573Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-22T12:37:06falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-22T12:37:06Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens psicanalíticas sobre a psicossomática
title Abordagens psicanalíticas sobre a psicossomática
spellingShingle Abordagens psicanalíticas sobre a psicossomática
SCARANO, Renan Costa Valle
Psicanálise
Psicossomática
Freud
Corpo
Psique
title_short Abordagens psicanalíticas sobre a psicossomática
title_full Abordagens psicanalíticas sobre a psicossomática
title_fullStr Abordagens psicanalíticas sobre a psicossomática
title_full_unstemmed Abordagens psicanalíticas sobre a psicossomática
title_sort Abordagens psicanalíticas sobre a psicossomática
author SCARANO, Renan Costa Valle
author_facet SCARANO, Renan Costa Valle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCARANO, Renan Costa Valle
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Psicossomática
Freud
Corpo
Psique
topic Psicanálise
Psicossomática
Freud
Corpo
Psique
description Este trabalho tem por objetivo analisar as diferentes formas de abordagens da psicossomática no campo psicanalítico. Com tal intuito buscou-se: conhecer a formação do conceito de psicossomática; explorar o percurso histórico da psicossomática na psicanálise e identificar as diferentes abordagens psicanalíticas sobre a psicossomática. Para tal foi realizado uma revisão bibliográfica e um estudo bibliométrico nos bancos de dados da Scielo Brasil (Brasil Scientific Electronic Library Online) e no Pepsic (Periódicos Eletrônicos de Psicologia) com o recorte temporal dos anos 2000 à 2022. A metodologia utilizada para este trabalho foi uma pesquisa de Revisão Bibliográfica de caráter qualitativo e descritivo. As questões relacionadas a psicossomática perpassam pelo amplo percurso histórico da psicanálise. Desde Freud até os dias atuais o campo psicanalítico se debruçou sobre o adoecimento do corpo e sua relação com os processos psicológicos relacionados a psique. De forma geral, destaca-se duas perspectivas de análise das questões psicossomáticas. Ambas partem da teoria freudiana para argumentar seu ponto de vista. A primeira corrente sugere que os fenômenos psicossomáticos devem ser explicados a partir da relação existente entre conflitos inconscientes e as doenças orgânicas, onde a tensão gerada por conflitos psíquicos desencadeiam doenças orgânicas sobre o corpo fisiológico; uma segunda corrente, sugere que os pacientes psicossomáticos possuem um comprometimento nos processos de simbolização, sendo pouco eficientes na forma de lidar com afetos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-22T12:37:06Z
2023-05-22T12:37:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54573
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672990792024064