O brinquedo terapêutico na assistência a criança hospitalizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Ellenmaris Gonçalves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33602
Resumo: Este trabalho disserta sobre a utilização do brinquedo terapêutico para preparar crianças hospitalizadas submetidas a procedimentos clínicos. A hospitalização é um meio desconhecido na infância, afetando o desenvolvimento da criança e interferindo na sua qualidade de vida. Para lidar com essa situação, o brincar tem funcionado como estratégia de enfrentamento diante das dificuldades de abordagem. Não houve diferenças significativas nas escolhas entre as categorias de brincadeiras, crianças no geral adoram qualquer tipo de brincadeiras. O instrumento mostrou que o brincar pode ser um recurso adequado para adaptação da criança hospitalizada, permitindo personalizar a intervenção. As crianças submetidas à sessão do brinquedo tornam-se mais cooperativas durante a assistência; compreenderam a necessidade e a técnica dos procedimentos; exteriorizam sentimentos; e passam a relacionar-se melhor com as outras crianças e com a equipe de enfermagem. O brinquedo terapêutico propicia um meio para extravasar os sentidos advindos dessa vivência, além de favorecer os pais para um melhor conhecimento a respeito das capacidades de seus filhos. Viu-se o reconhecimento dos pais, que sugeriram que esta forma de intervenção fosse sempre utilizada na assistência à criança. O uso do brinquedo mostrou-se uma forma adequada para comunicar-se efetivamente com a criança, e para prepará-la para procedimentos clínicos. Através da dramatização, ela participou ativamente dos procedimentos, mostrando que compreendia e aceitava o que estava acontecendo, não apresentando momentos de ansiedade, e ficando familiarizada com os procedimentos diante das brincadeiras.
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As crianças submetidas à sessão do brinquedo tornam-se mais cooperativas durante a assistência; compreenderam a necessidade e a técnica dos procedimentos; exteriorizam sentimentos; e passam a relacionar-se melhor com as outras crianças e com a equipe de enfermagem. O brinquedo terapêutico propicia um meio para extravasar os sentidos advindos dessa vivência, além de favorecer os pais para um melhor conhecimento a respeito das capacidades de seus filhos. Viu-se o reconhecimento dos pais, que sugeriram que esta forma de intervenção fosse sempre utilizada na assistência à criança. O uso do brinquedo mostrou-se uma forma adequada para comunicar-se efetivamente com a criança, e para prepará-la para procedimentos clínicos. 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