UMA HISTÓRIA DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB: 1962-1972
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32007 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de criação, instalação e desenvolvimento do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília – UnB, procurando compreender seu passado permeado por intenções políticas e pedagógicas. A UnB foi inaugurada em abril de 1962, seu primeiro reitor foi Darcy Ribeiro. Surgiu como um modelo moderno para o ensino superior no Brasil e influenciou as universidades que surgiram depois dela. O atual Departamento de Matemática – MAT surgiu em 1962 como Instituto Central de Matemática – ICM, atendia aos cursos de Administração, Economia e Arquitetura e Urbanismo. O ICM/MAT teve como primeiro coordenador geral Leopoldo Nachbin e como professores fundadores Geraldo Ávila e Djairo Figueiredo. O curso de mestrado em Matemática foi criado com o objetivo formar os matemáticos para atuarem na graduação e realizarem pesquisa. Quando a graduação em Matemática começou a funcionar, o instituto passou a contribuir para a formação de matemáticos desde sua entrada na universidade. Como aporte teórico-metodológico, foram utilizados conceitos da História Cultural, a análise de documentos e entrevistas. Os documentos institucionais analisados fazem parte do arquivo permanente da Secretaria do ICM/MAT e outros mais gerais, sobre a universidade, foram encontrados na Biblioteca Central. Os entrevistados integraram o corpo docente do ICM/MAT no período delimitado pela pesquisa. Criou-se uma possível matriz curricular da graduação em Matemática dos anos 1960, dada a falta desse documento nos arquivos do ICM/MAT; para isso foram utilizadas as matrizes da FFCL/USP e da FNFi que eram modelos de universidades a serem seguidos, além das legislações em vigor e das informações contidas nos depoimentos dos entrevistados. Atualmente, o MAT continua bem conceituado e tal mérito pode ser atribuído àqueles profissionais que a ele dedicaram seu trabalho. Espera-se que este estudo possibilite o alargamento do campo da história das instituições educativas, particularmente daquelas voltadas ao ensino e aprendizagem da Matemática. |
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