Violência na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIUGLIOLI, Talita Muniz Sanches
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39865
Resumo: A violência é um fato presente nas sociedades humanas e não pertence a uma exclusiva cultura, classe social ou econômica. O presente trabalho tem por escopo oferecer uma visão conceitual que permita considerar a violência na sala de aula à luz da educação. As pesquisas examinadas e a abundância de notícias relacionadas à violência na sala de aula citadas nas mídias sugerem que a violência é um fenômeno bastante presente nas salas de aula do Brasil. Na sala de aula podem ocorrer três tipos distintos de violência: a violência do professor contra o aluno, a violência do aluno contra o professor e a violência entre alunos, que tem sua central reprodução no famoso bullying. As contribuições da psicologia escolar providenciam teorias que podem assistenciar na percepção da violência na sala de aula. A agressividade por exemplo, contida na violência é característica natural do ser humano, indispensável para seu crescimento físico, intelectual e para sua sobrevivência. De forma oposta, a violência não é natural, é o uso da agressividade com fins destrutivos, é a desmoralização e a negação do outro. A violência tem um elemento biológico, mas é especialmente aprendida no contexto em que esteja colocado o ser humano. Todos os indivíduos que interagem na sala de aula merecem respeito, tolerância e compreensão, tanto os professores quanto os alunos. Nenhuma conjuntura valida o uso da violência. A sala de aula é um lugar onde crianças e adolescentes passam um tempo importante, e muitas das coisas que ocorrem nessa etapa escolar são recordadas durante toda a vida. Para precaver as demonstrações de violência dentro da sala de aula é preciso desenvolver professores com técnicas e conhecimentos apropriados para encarar esta problemática, assim como promover uma responsabilidade conjugada entre familiares e a escola. Uma educação que defenda o respeito, a tolerância, o diálogo e a resolução pacífica de desordens possibilitaria atingir o objetivo de diminuir a violência dentro da sala de aula.
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A agressividade por exemplo, contida na violência é característica natural do ser humano, indispensável para seu crescimento físico, intelectual e para sua sobrevivência. De forma oposta, a violência não é natural, é o uso da agressividade com fins destrutivos, é a desmoralização e a negação do outro. A violência tem um elemento biológico, mas é especialmente aprendida no contexto em que esteja colocado o ser humano. Todos os indivíduos que interagem na sala de aula merecem respeito, tolerância e compreensão, tanto os professores quanto os alunos. Nenhuma conjuntura valida o uso da violência. A sala de aula é um lugar onde crianças e adolescentes passam um tempo importante, e muitas das coisas que ocorrem nessa etapa escolar são recordadas durante toda a vida. 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