Execução penal e sua finalidade preponderante: ressocializadora ou retributiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STRELOW, Nadia Ramires Felix
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64898
Resumo: O presente trabalho, com base na doutrina e na jurisprudência, expõe as características da execução penal com o objetivo de apresentar ao leitor as possibilidades dos objetivos preponderantes da pena privativa de liberdade. A importância de uma adequada execução da pena torna-se mais evidente quando se considera que, não só fortalece a sociedade, como proporciona ao preso um meio de ressocialização social e cidadania. Devida a importância do assunto, este presente estudo debruçou-se sobre a seguinte problemática de pesquisa: qual a importância de uma adequada execução da pena com vistas ao caráter ressocializador aplicada pelo Sistema Penal Brasileiro? Diante deste questionamento foram elencados os objetivos almejados com este estudo, sendo o objetivo geral discutir, os aspectos gerais da função social da pena, tendo como ênfase a necessidade na ressocialização do indivíduo prevista na Lei nº 7. 210/ 84 que institui a Lei de Execução Penal. Para tanto se tratou este trabalho de uma revisão de literatura que adotou o método indutivo, para avaliar o conteúdo pesquisado, tendo como descritiva sua natureza de pesquisa, e apresentou seus resultados de forma qualitativa. Diante da literatura revisada foi possível concluir que a Lei de Execução Penal prevê que, concomitante ao caráter retributivo, punitivo, a sanção penal apresente a função preparatória do criminoso à volta ao convívio em sociedade, proporcionando ao condenado e internado condições para a reintegração social. Todavia, quando o Estado reinsere o apenado a sociedade, este regressa sem nenhuma perspectiva de reinserção, estes indivíduos são em sua maioria pessoas de classe social baixa, sem formação, desassistidas, a própria sociedade os trata de forma negativa, com discriminação e preconceito, diante desses fatores esses indivíduos muitas vezes acabam voltando a delinquir, colaborando para um aumento da criminalidade nas ruas e trazendo assim uma ideia de impunidade e insegurança a população.
id Krot_e57643b4bafb2f0ee4aa6f0d6028622f
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/64898
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Execução penal e sua finalidade preponderante: ressocializadora ou retributivaPenaRessocializaçãoExecução penalFinalidade da penaO presente trabalho, com base na doutrina e na jurisprudência, expõe as características da execução penal com o objetivo de apresentar ao leitor as possibilidades dos objetivos preponderantes da pena privativa de liberdade. A importância de uma adequada execução da pena torna-se mais evidente quando se considera que, não só fortalece a sociedade, como proporciona ao preso um meio de ressocialização social e cidadania. Devida a importância do assunto, este presente estudo debruçou-se sobre a seguinte problemática de pesquisa: qual a importância de uma adequada execução da pena com vistas ao caráter ressocializador aplicada pelo Sistema Penal Brasileiro? Diante deste questionamento foram elencados os objetivos almejados com este estudo, sendo o objetivo geral discutir, os aspectos gerais da função social da pena, tendo como ênfase a necessidade na ressocialização do indivíduo prevista na Lei nº 7. 210/ 84 que institui a Lei de Execução Penal. Para tanto se tratou este trabalho de uma revisão de literatura que adotou o método indutivo, para avaliar o conteúdo pesquisado, tendo como descritiva sua natureza de pesquisa, e apresentou seus resultados de forma qualitativa. Diante da literatura revisada foi possível concluir que a Lei de Execução Penal prevê que, concomitante ao caráter retributivo, punitivo, a sanção penal apresente a função preparatória do criminoso à volta ao convívio em sociedade, proporcionando ao condenado e internado condições para a reintegração social. Todavia, quando o Estado reinsere o apenado a sociedade, este regressa sem nenhuma perspectiva de reinserção, estes indivíduos são em sua maioria pessoas de classe social baixa, sem formação, desassistidas, a própria sociedade os trata de forma negativa, com discriminação e preconceito, diante desses fatores esses indivíduos muitas vezes acabam voltando a delinquir, colaborando para um aumento da criminalidade nas ruas e trazendo assim uma ideia de impunidade e insegurança a população.2023-10-17T16:32:46Z2023-10-17T16:32:46Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64898STRELOW, Nadia Ramires Felixporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T16:32:46Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/64898Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-10-17T16:32:46falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-10-17T16:32:46Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Execução penal e sua finalidade preponderante: ressocializadora ou retributiva
title Execução penal e sua finalidade preponderante: ressocializadora ou retributiva
spellingShingle Execução penal e sua finalidade preponderante: ressocializadora ou retributiva
STRELOW, Nadia Ramires Felix
Pena
Ressocialização
Execução penal
Finalidade da pena
title_short Execução penal e sua finalidade preponderante: ressocializadora ou retributiva
title_full Execução penal e sua finalidade preponderante: ressocializadora ou retributiva
title_fullStr Execução penal e sua finalidade preponderante: ressocializadora ou retributiva
title_full_unstemmed Execução penal e sua finalidade preponderante: ressocializadora ou retributiva
title_sort Execução penal e sua finalidade preponderante: ressocializadora ou retributiva
author STRELOW, Nadia Ramires Felix
author_facet STRELOW, Nadia Ramires Felix
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv STRELOW, Nadia Ramires Felix
dc.subject.por.fl_str_mv Pena
Ressocialização
Execução penal
Finalidade da pena
topic Pena
Ressocialização
Execução penal
Finalidade da pena
description O presente trabalho, com base na doutrina e na jurisprudência, expõe as características da execução penal com o objetivo de apresentar ao leitor as possibilidades dos objetivos preponderantes da pena privativa de liberdade. A importância de uma adequada execução da pena torna-se mais evidente quando se considera que, não só fortalece a sociedade, como proporciona ao preso um meio de ressocialização social e cidadania. Devida a importância do assunto, este presente estudo debruçou-se sobre a seguinte problemática de pesquisa: qual a importância de uma adequada execução da pena com vistas ao caráter ressocializador aplicada pelo Sistema Penal Brasileiro? Diante deste questionamento foram elencados os objetivos almejados com este estudo, sendo o objetivo geral discutir, os aspectos gerais da função social da pena, tendo como ênfase a necessidade na ressocialização do indivíduo prevista na Lei nº 7. 210/ 84 que institui a Lei de Execução Penal. Para tanto se tratou este trabalho de uma revisão de literatura que adotou o método indutivo, para avaliar o conteúdo pesquisado, tendo como descritiva sua natureza de pesquisa, e apresentou seus resultados de forma qualitativa. Diante da literatura revisada foi possível concluir que a Lei de Execução Penal prevê que, concomitante ao caráter retributivo, punitivo, a sanção penal apresente a função preparatória do criminoso à volta ao convívio em sociedade, proporcionando ao condenado e internado condições para a reintegração social. Todavia, quando o Estado reinsere o apenado a sociedade, este regressa sem nenhuma perspectiva de reinserção, estes indivíduos são em sua maioria pessoas de classe social baixa, sem formação, desassistidas, a própria sociedade os trata de forma negativa, com discriminação e preconceito, diante desses fatores esses indivíduos muitas vezes acabam voltando a delinquir, colaborando para um aumento da criminalidade nas ruas e trazendo assim uma ideia de impunidade e insegurança a população.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-10-17T16:32:46Z
2023-10-17T16:32:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64898
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672920130584576