CORDIALIDADE E POLIDEZ NA TUTORIA EM EAD: UM ESTUDO SOBRE O HABITUS DE GÊNERO NAS MENSAGENS ON LINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, JULIO CESAR
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34733
Resumo: O EAD se organiza a partir do trabalho integrado de um grupo de docentes, através da polidocência. Dentre eles, destaca-se o tutor virtual, que acompanha os educandos no ambiente on-line, mobilizando uma série de saberes de docência que devem permear as suas interações. Os tutores são os principais mediadores entre o conhecimento, as tecnologias e o professor, tendo que dominar conhecimentos específicos, de natureza disciplinar, e os procedimentos de gestão das TIC nos ambientes virtuais de aprendizagem. Neste trabalho, foram enfocados os aspectos comunicacionais relacionados com a variável de gênero, por ser um dos aspectos mais relevantes da sociedade contemporânea, que tem redefinido e reestruturado os papeis sexuais, com impacto considerável nos valores e práticas sociais. Neste sentido, este trabalho buscou analisar a expressão do habitus de gênero nas interações realizadas entre tutores e alunos, que consiste na estruturação social, no campo do imaginário e da ação social, das instâncias do masculino e do feminino, por meio de formas de sentir, de agir e de pensar de indivíduos e grupos sociais (BOURDIEU, 2011). O objetivo desse trabalho é, portanto, caracterizar o processo de interação e comunicação da prática de tutoria no ambiente virtual, enfocando as clivagens de gênero, por meio da análise linguística das mensagens do Blackboard, no âmbito de ferramentas assíncronas de comunicação e interação. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre interação, mediação e tutoria à distância, gênero e linguística aplicada, e realizadas entrevistas estruturadas com os tutores do polo Tatuapé, da Universidade Cidade de São Paulo, com a finalidade de descrever os processos de interação entre o tutor e o aluno. A análise dos dados apoiou-se nas contribuições da literatura de ensino a distância que analisam a interação on-line, a Sociolinguística centrada no gênero, e as categorias de cordialidade e polidez, de Sérgio Buarque de Hollanda.
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