Assistência de enfermagem a pacientes idosos portadores do HIV/AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOBO, Bruno Dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54166
Resumo: O perfil epidemiológico do HIV passou por transformações ao longo dos anos. Com a desmitificação do sexo na terceira idade atrelado a desinformação sobre a forma de contaminação e métodos de prevenção houve um aumento significativo de diagnósticos positivos para HIV entre pessoas idosas. As dificuldades encontradas pelos profissionais de saúde para abordar a sexualidade do idoso durante a assistência contribuíram para o diagnóstico tardio reduzindo a chance de sobrevida destes pacientes. Tendo em vista que o envelhecimento pode vir acompanhado de multimorbidades, o HIV implica em maiores riscos para a saúde do idoso. A assistência de enfermagem aos idosos portadores de HIV deve ser integral e perpassa o modelo tecnicista. Os objetivos deste estudo foram caracterizar a assistência de enfermagem a idosos portadores do vírus HIV/AIDS destacando a incidência de HIV/AIDS na população idosa segundo dados estatísticos do Ministério da Saúde. Identificando as maiores complicações desta patologia na terceira idade que poderiam ser gerenciadas pelo profissional enfermeiro e elencando o impacto de um atendimento qualificado, técnico, tecnológico e humanizado prestado pela enfermagem ao assistir o idoso portador do vírus HIV. Adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica, expositiva que pretendeu discorrer sobre a atuação da enfermagem diante a assistência de pacientes idosos portadores de HIV/AIDS. Considerações finais: A assistência de enfermagem ao idoso portador do HIV/AIDS é essencial, pois, promove educação em saúde, adesão ao TARV, maior qualidade e expectativa de vida. O enfermeiro atua na construção do diagnóstico, no planejamento, implementação e avaliação do cuidado, garantindo ao idoso portador do HIV uma atenção holística, humanizada e acolhedora.
id Krot_e70dfd99ac10c571777e6abc47ae8f04
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54166
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Assistência de enfermagem a pacientes idosos portadores do HIV/AIDSAssistênciaEnfermagemIdososHIVAIDSO perfil epidemiológico do HIV passou por transformações ao longo dos anos. Com a desmitificação do sexo na terceira idade atrelado a desinformação sobre a forma de contaminação e métodos de prevenção houve um aumento significativo de diagnósticos positivos para HIV entre pessoas idosas. As dificuldades encontradas pelos profissionais de saúde para abordar a sexualidade do idoso durante a assistência contribuíram para o diagnóstico tardio reduzindo a chance de sobrevida destes pacientes. Tendo em vista que o envelhecimento pode vir acompanhado de multimorbidades, o HIV implica em maiores riscos para a saúde do idoso. A assistência de enfermagem aos idosos portadores de HIV deve ser integral e perpassa o modelo tecnicista. Os objetivos deste estudo foram caracterizar a assistência de enfermagem a idosos portadores do vírus HIV/AIDS destacando a incidência de HIV/AIDS na população idosa segundo dados estatísticos do Ministério da Saúde. Identificando as maiores complicações desta patologia na terceira idade que poderiam ser gerenciadas pelo profissional enfermeiro e elencando o impacto de um atendimento qualificado, técnico, tecnológico e humanizado prestado pela enfermagem ao assistir o idoso portador do vírus HIV. Adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica, expositiva que pretendeu discorrer sobre a atuação da enfermagem diante a assistência de pacientes idosos portadores de HIV/AIDS. Considerações finais: A assistência de enfermagem ao idoso portador do HIV/AIDS é essencial, pois, promove educação em saúde, adesão ao TARV, maior qualidade e expectativa de vida. O enfermeiro atua na construção do diagnóstico, no planejamento, implementação e avaliação do cuidado, garantindo ao idoso portador do HIV uma atenção holística, humanizada e acolhedora.2023-05-18T01:12:31Z2023-05-18T01:12:31Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54166LOBO, Bruno Dos Santosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-18T01:12:31Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54166Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-18T01:12:31falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-18T01:12:31Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência de enfermagem a pacientes idosos portadores do HIV/AIDS
title Assistência de enfermagem a pacientes idosos portadores do HIV/AIDS
spellingShingle Assistência de enfermagem a pacientes idosos portadores do HIV/AIDS
LOBO, Bruno Dos Santos
Assistência
Enfermagem
Idosos
HIV
AIDS
title_short Assistência de enfermagem a pacientes idosos portadores do HIV/AIDS
title_full Assistência de enfermagem a pacientes idosos portadores do HIV/AIDS
title_fullStr Assistência de enfermagem a pacientes idosos portadores do HIV/AIDS
title_full_unstemmed Assistência de enfermagem a pacientes idosos portadores do HIV/AIDS
title_sort Assistência de enfermagem a pacientes idosos portadores do HIV/AIDS
author LOBO, Bruno Dos Santos
author_facet LOBO, Bruno Dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOBO, Bruno Dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência
Enfermagem
Idosos
HIV
AIDS
topic Assistência
Enfermagem
Idosos
HIV
AIDS
description O perfil epidemiológico do HIV passou por transformações ao longo dos anos. Com a desmitificação do sexo na terceira idade atrelado a desinformação sobre a forma de contaminação e métodos de prevenção houve um aumento significativo de diagnósticos positivos para HIV entre pessoas idosas. As dificuldades encontradas pelos profissionais de saúde para abordar a sexualidade do idoso durante a assistência contribuíram para o diagnóstico tardio reduzindo a chance de sobrevida destes pacientes. Tendo em vista que o envelhecimento pode vir acompanhado de multimorbidades, o HIV implica em maiores riscos para a saúde do idoso. A assistência de enfermagem aos idosos portadores de HIV deve ser integral e perpassa o modelo tecnicista. Os objetivos deste estudo foram caracterizar a assistência de enfermagem a idosos portadores do vírus HIV/AIDS destacando a incidência de HIV/AIDS na população idosa segundo dados estatísticos do Ministério da Saúde. Identificando as maiores complicações desta patologia na terceira idade que poderiam ser gerenciadas pelo profissional enfermeiro e elencando o impacto de um atendimento qualificado, técnico, tecnológico e humanizado prestado pela enfermagem ao assistir o idoso portador do vírus HIV. Adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica, expositiva que pretendeu discorrer sobre a atuação da enfermagem diante a assistência de pacientes idosos portadores de HIV/AIDS. Considerações finais: A assistência de enfermagem ao idoso portador do HIV/AIDS é essencial, pois, promove educação em saúde, adesão ao TARV, maior qualidade e expectativa de vida. O enfermeiro atua na construção do diagnóstico, no planejamento, implementação e avaliação do cuidado, garantindo ao idoso portador do HIV uma atenção holística, humanizada e acolhedora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-18T01:12:31Z
2023-05-18T01:12:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54166
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673015089627136