Manifestações orais em pacientes com a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Kilvia Lorrana Pinheiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44185
Resumo: A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), é uma doença que atinge o sistema imune ocasionando o surgimento de doenças oportunistas, ainda que não sejam únicas do vírus HIV, as manifestações orais podem ser os primeiros indícios da doença em pacientes que desconhecem seu estado sorológico. Porém nesses indivíduos há uma prevalência maior de patologias orais e maxilofaciais, pois a queda do sistema imunológico reflete na imunidade das células da mucosa oral, e o aumento da carga virótica em pacientes não infectados oferece uma barreira física e local para defesas imunológicas, contra patógenos indesejáveis, tornando-se residência para infecções oportunistas. A presença desse vírus no organismo, tem como finalidade a degradação das células de defesa, o vírus perpetua por um tempo em incubação trazendo ou não sintomatologia. O objetivo desse trabalho é apresentar as lesões que mais acomete esses pacientes sejam elas de qualquer caráter etiológico. As que mais se manifestam são as Candidíase, Quielite Angular, Leucoplasia Pilosa Oral, Herpes Simples, Doença Periodontal, Gengivite Ulcerativa Necrosante, e o Sarcoma de Kaposi, em que conjuntamente a relação de uma higiene bucal deficiente e o não emprego das terapias antirretrovirais se associam com o surgimento dessas patologias. A metodologia utilizada foi a de revisão de literatura, na qual houve pesquisas em livros de patologia oral, no Google Acadêmico, Archives of Health Investigation, Scielo, e em artigos publicados entre os anos 2003 a 2019. A presença ativa do odontólogo no funcionamento da conduta do tratamento desses pacientes é imprescindível, visto que permite qualidade de vida nos pacientes em tratamento da aids, com a ascensão do aprendizado sobre a relevância do tema a uma maior credibilidade estabelecida entre o profissional e o paciente, podendo assim melhorar o atendimento para esses pacientes.
id Krot_ea9d4ccef632ed4b5261683033055671
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44185
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Manifestações orais em pacientes com a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)Síndrome da imunodeficiência adquiridaHIVTerapia antirretroviralManifestações oraisA síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), é uma doença que atinge o sistema imune ocasionando o surgimento de doenças oportunistas, ainda que não sejam únicas do vírus HIV, as manifestações orais podem ser os primeiros indícios da doença em pacientes que desconhecem seu estado sorológico. Porém nesses indivíduos há uma prevalência maior de patologias orais e maxilofaciais, pois a queda do sistema imunológico reflete na imunidade das células da mucosa oral, e o aumento da carga virótica em pacientes não infectados oferece uma barreira física e local para defesas imunológicas, contra patógenos indesejáveis, tornando-se residência para infecções oportunistas. A presença desse vírus no organismo, tem como finalidade a degradação das células de defesa, o vírus perpetua por um tempo em incubação trazendo ou não sintomatologia. O objetivo desse trabalho é apresentar as lesões que mais acomete esses pacientes sejam elas de qualquer caráter etiológico. As que mais se manifestam são as Candidíase, Quielite Angular, Leucoplasia Pilosa Oral, Herpes Simples, Doença Periodontal, Gengivite Ulcerativa Necrosante, e o Sarcoma de Kaposi, em que conjuntamente a relação de uma higiene bucal deficiente e o não emprego das terapias antirretrovirais se associam com o surgimento dessas patologias. A metodologia utilizada foi a de revisão de literatura, na qual houve pesquisas em livros de patologia oral, no Google Acadêmico, Archives of Health Investigation, Scielo, e em artigos publicados entre os anos 2003 a 2019. A presença ativa do odontólogo no funcionamento da conduta do tratamento desses pacientes é imprescindível, visto que permite qualidade de vida nos pacientes em tratamento da aids, com a ascensão do aprendizado sobre a relevância do tema a uma maior credibilidade estabelecida entre o profissional e o paciente, podendo assim melhorar o atendimento para esses pacientes.2022-07-13T15:37:42Z2022-07-13T15:37:42Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44185MARTINS, Kilvia Lorrana Pinheiroporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T15:37:42Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44185Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-13T15:37:42falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-13T15:37:42Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Manifestações orais em pacientes com a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)
title Manifestações orais em pacientes com a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)
spellingShingle Manifestações orais em pacientes com a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)
MARTINS, Kilvia Lorrana Pinheiro
Síndrome da imunodeficiência adquirida
HIV
Terapia antirretroviral
Manifestações orais
title_short Manifestações orais em pacientes com a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)
title_full Manifestações orais em pacientes com a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)
title_fullStr Manifestações orais em pacientes com a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)
title_full_unstemmed Manifestações orais em pacientes com a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)
title_sort Manifestações orais em pacientes com a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)
author MARTINS, Kilvia Lorrana Pinheiro
author_facet MARTINS, Kilvia Lorrana Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Kilvia Lorrana Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome da imunodeficiência adquirida
HIV
Terapia antirretroviral
Manifestações orais
topic Síndrome da imunodeficiência adquirida
HIV
Terapia antirretroviral
Manifestações orais
description A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), é uma doença que atinge o sistema imune ocasionando o surgimento de doenças oportunistas, ainda que não sejam únicas do vírus HIV, as manifestações orais podem ser os primeiros indícios da doença em pacientes que desconhecem seu estado sorológico. Porém nesses indivíduos há uma prevalência maior de patologias orais e maxilofaciais, pois a queda do sistema imunológico reflete na imunidade das células da mucosa oral, e o aumento da carga virótica em pacientes não infectados oferece uma barreira física e local para defesas imunológicas, contra patógenos indesejáveis, tornando-se residência para infecções oportunistas. A presença desse vírus no organismo, tem como finalidade a degradação das células de defesa, o vírus perpetua por um tempo em incubação trazendo ou não sintomatologia. O objetivo desse trabalho é apresentar as lesões que mais acomete esses pacientes sejam elas de qualquer caráter etiológico. As que mais se manifestam são as Candidíase, Quielite Angular, Leucoplasia Pilosa Oral, Herpes Simples, Doença Periodontal, Gengivite Ulcerativa Necrosante, e o Sarcoma de Kaposi, em que conjuntamente a relação de uma higiene bucal deficiente e o não emprego das terapias antirretrovirais se associam com o surgimento dessas patologias. A metodologia utilizada foi a de revisão de literatura, na qual houve pesquisas em livros de patologia oral, no Google Acadêmico, Archives of Health Investigation, Scielo, e em artigos publicados entre os anos 2003 a 2019. A presença ativa do odontólogo no funcionamento da conduta do tratamento desses pacientes é imprescindível, visto que permite qualidade de vida nos pacientes em tratamento da aids, com a ascensão do aprendizado sobre a relevância do tema a uma maior credibilidade estabelecida entre o profissional e o paciente, podendo assim melhorar o atendimento para esses pacientes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-13T15:37:42Z
2022-07-13T15:37:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44185
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672963430481920