Pantera negra e o afrofuturismo: uma análise sobre ancestralidade e o presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Daniel Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42490
Resumo: Preconceito, opressão e segregação sempre foram temas abordados por diversas ficções especulativas e com o decorrer dos anos essas ficções foram se tornando a realidade pois o futuro é agora e o anos de “2020” é o nosso presente. Pensando nisso é difícil não relacionar a imagem das pessoas negras nesses papeis de “frágeis”. Nessa ótica o Afrofuturismo surge como o movimento contra corrente onde o negro é o sobrevivente e o capaz de ser o protagonista da sua própria história. Este trabalho tem como foco analisar os aspectos que construíram o filme Pantera negra e os elementos do Afrofuturismo envolvido. No primeiro capítulo, revisitamos a origem do termo “Afrofuturismo”, seus criadores e os representantes reais das lutas que inspiraram as ficções especulativas. No segundo capítulo, vemos os impactos do novo movimento na vida dos criadores negros e em como isso afeta diretamente a forma com a qual vivemos e enxergamos o mundo. No terceiro e último capítulo, são expostas as influências dessa nova cultura no âmbito nacional e em como isso altera o espaço no qual vivemos. Muito citados, veremos como autores brasileiros são pivôs dessa nova era cultural que surge e com eles irão terra formar o espaço cultural com uma nova visão, novas ideologias e um novo jeito de agir em meio os problemas do dia a dia.
id Krot_eab00eeec061be2d3c36682df3e38ec1
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42490
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Pantera negra e o afrofuturismo: uma análise sobre ancestralidade e o presenteAfrofuturismoPantera NegraDiásporaÁfricaBrasilCulturaPreconceito, opressão e segregação sempre foram temas abordados por diversas ficções especulativas e com o decorrer dos anos essas ficções foram se tornando a realidade pois o futuro é agora e o anos de “2020” é o nosso presente. Pensando nisso é difícil não relacionar a imagem das pessoas negras nesses papeis de “frágeis”. Nessa ótica o Afrofuturismo surge como o movimento contra corrente onde o negro é o sobrevivente e o capaz de ser o protagonista da sua própria história. Este trabalho tem como foco analisar os aspectos que construíram o filme Pantera negra e os elementos do Afrofuturismo envolvido. No primeiro capítulo, revisitamos a origem do termo “Afrofuturismo”, seus criadores e os representantes reais das lutas que inspiraram as ficções especulativas. No segundo capítulo, vemos os impactos do novo movimento na vida dos criadores negros e em como isso afeta diretamente a forma com a qual vivemos e enxergamos o mundo. No terceiro e último capítulo, são expostas as influências dessa nova cultura no âmbito nacional e em como isso altera o espaço no qual vivemos. Muito citados, veremos como autores brasileiros são pivôs dessa nova era cultural que surge e com eles irão terra formar o espaço cultural com uma nova visão, novas ideologias e um novo jeito de agir em meio os problemas do dia a dia.2022-06-09T19:39:50Z2022-06-09T19:39:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42490SANTOS, Daniel Pereiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T19:39:50Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42490Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-09T19:39:50falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-09T19:39:50Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Pantera negra e o afrofuturismo: uma análise sobre ancestralidade e o presente
title Pantera negra e o afrofuturismo: uma análise sobre ancestralidade e o presente
spellingShingle Pantera negra e o afrofuturismo: uma análise sobre ancestralidade e o presente
SANTOS, Daniel Pereira
Afrofuturismo
Pantera Negra
Diáspora
África
Brasil
Cultura
title_short Pantera negra e o afrofuturismo: uma análise sobre ancestralidade e o presente
title_full Pantera negra e o afrofuturismo: uma análise sobre ancestralidade e o presente
title_fullStr Pantera negra e o afrofuturismo: uma análise sobre ancestralidade e o presente
title_full_unstemmed Pantera negra e o afrofuturismo: uma análise sobre ancestralidade e o presente
title_sort Pantera negra e o afrofuturismo: uma análise sobre ancestralidade e o presente
author SANTOS, Daniel Pereira
author_facet SANTOS, Daniel Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Daniel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Afrofuturismo
Pantera Negra
Diáspora
África
Brasil
Cultura
topic Afrofuturismo
Pantera Negra
Diáspora
África
Brasil
Cultura
description Preconceito, opressão e segregação sempre foram temas abordados por diversas ficções especulativas e com o decorrer dos anos essas ficções foram se tornando a realidade pois o futuro é agora e o anos de “2020” é o nosso presente. Pensando nisso é difícil não relacionar a imagem das pessoas negras nesses papeis de “frágeis”. Nessa ótica o Afrofuturismo surge como o movimento contra corrente onde o negro é o sobrevivente e o capaz de ser o protagonista da sua própria história. Este trabalho tem como foco analisar os aspectos que construíram o filme Pantera negra e os elementos do Afrofuturismo envolvido. No primeiro capítulo, revisitamos a origem do termo “Afrofuturismo”, seus criadores e os representantes reais das lutas que inspiraram as ficções especulativas. No segundo capítulo, vemos os impactos do novo movimento na vida dos criadores negros e em como isso afeta diretamente a forma com a qual vivemos e enxergamos o mundo. No terceiro e último capítulo, são expostas as influências dessa nova cultura no âmbito nacional e em como isso altera o espaço no qual vivemos. Muito citados, veremos como autores brasileiros são pivôs dessa nova era cultural que surge e com eles irão terra formar o espaço cultural com uma nova visão, novas ideologias e um novo jeito de agir em meio os problemas do dia a dia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-06-09T19:39:50Z
2022-06-09T19:39:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42490
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672908628754432