Uso do dexlansoprazol no pós-operatório de bypass gástrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Luciane Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55837
Resumo: Entre as alternativas de tratamento da obesidade tem a cirurgia de bypass gástrico e na fase pós-operatória é indicado o uso do fármaco dexlansoprazol para prevenir o refluxo gastroesofágico e úlcera gástrica, com a redução dos ácidos estomacais. O objetivo geral foi compreender a importância do dexlansoprazol no pós-operatório de bypass gástrico. Os objetivos específicos foram apresentar o bypass gástrico no tratamento de doenças crônicas; entender a dinâmica e contribuições do dexlansoprazol como terapêutica pós-operatória de bypass gástrico; e abordar o papel da atenção farmacêutica na dispensação de medicamentos na farmácia hospitalar e prevenção de doenças crônicas como a obesidade. O método foi uma revisão de literatura de pesquisa descritiva e qualitativa, foram considerados os estudos do banco de dados BIREME, BVS, SCIELO e CNPQ, publicados entre 2010 e 2021. Os resultados confirmam que a obesidade é o excesso de tecido adiposo no organismo e ocorre um aumento de massa corporal em relação a massa magra e pode prejudicar a saúde das pessoas, com o risco de surgirem doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras; a cirurgia de bypass gástrico consegue normalizar o nível de tecido adiposo no organismo do paciente e diminuir o risco de vida e de doenças crônicas, mas no pós-operatório tem que usar o dexlansoprazol no controle de ácido gástrico e reduzir o risco de refluxo gastroesofágico. Esse medicamento é um inibidor de bomba de próton que atua no bloqueio da finalização de liberação de ácido gástrico em decorrência da origem de uma ligação dissulfeto, que é irreversível, entre um resíduo da cisteína de próton/potássio ATPase e a forma ativa do inibidor, ocasionando uma supressão desta bomba ao longo prazo. Conclui-se que o dexlansoprazol é um fármaco usado na prevenção de riscos de refluxo gastroesofágico no decorrer da recuperação do paciente que fez o bypass gástrico, mas é fundamental a atenção da farmácia hospitalar por ser um medicamento que tem de ser administrado com cautela até oito semanas.
id Krot_ed9de6f83f8d8f7b810e53b860c72b30
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55837
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Uso do dexlansoprazol no pós-operatório de bypass gástricoÁcido GástricoBypass GástricoEntre as alternativas de tratamento da obesidade tem a cirurgia de bypass gástrico e na fase pós-operatória é indicado o uso do fármaco dexlansoprazol para prevenir o refluxo gastroesofágico e úlcera gástrica, com a redução dos ácidos estomacais. O objetivo geral foi compreender a importância do dexlansoprazol no pós-operatório de bypass gástrico. Os objetivos específicos foram apresentar o bypass gástrico no tratamento de doenças crônicas; entender a dinâmica e contribuições do dexlansoprazol como terapêutica pós-operatória de bypass gástrico; e abordar o papel da atenção farmacêutica na dispensação de medicamentos na farmácia hospitalar e prevenção de doenças crônicas como a obesidade. O método foi uma revisão de literatura de pesquisa descritiva e qualitativa, foram considerados os estudos do banco de dados BIREME, BVS, SCIELO e CNPQ, publicados entre 2010 e 2021. Os resultados confirmam que a obesidade é o excesso de tecido adiposo no organismo e ocorre um aumento de massa corporal em relação a massa magra e pode prejudicar a saúde das pessoas, com o risco de surgirem doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras; a cirurgia de bypass gástrico consegue normalizar o nível de tecido adiposo no organismo do paciente e diminuir o risco de vida e de doenças crônicas, mas no pós-operatório tem que usar o dexlansoprazol no controle de ácido gástrico e reduzir o risco de refluxo gastroesofágico. Esse medicamento é um inibidor de bomba de próton que atua no bloqueio da finalização de liberação de ácido gástrico em decorrência da origem de uma ligação dissulfeto, que é irreversível, entre um resíduo da cisteína de próton/potássio ATPase e a forma ativa do inibidor, ocasionando uma supressão desta bomba ao longo prazo. Conclui-se que o dexlansoprazol é um fármaco usado na prevenção de riscos de refluxo gastroesofágico no decorrer da recuperação do paciente que fez o bypass gástrico, mas é fundamental a atenção da farmácia hospitalar por ser um medicamento que tem de ser administrado com cautela até oito semanas.2023-06-01T19:50:32Z2023-06-01T19:50:32Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55837GONÇALVES, Luciane Cristinaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-01T19:50:32Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55837Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-01T19:50:32falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-01T19:50:32Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do dexlansoprazol no pós-operatório de bypass gástrico
title Uso do dexlansoprazol no pós-operatório de bypass gástrico
spellingShingle Uso do dexlansoprazol no pós-operatório de bypass gástrico
GONÇALVES, Luciane Cristina
Ácido Gástrico
Bypass Gástrico
title_short Uso do dexlansoprazol no pós-operatório de bypass gástrico
title_full Uso do dexlansoprazol no pós-operatório de bypass gástrico
title_fullStr Uso do dexlansoprazol no pós-operatório de bypass gástrico
title_full_unstemmed Uso do dexlansoprazol no pós-operatório de bypass gástrico
title_sort Uso do dexlansoprazol no pós-operatório de bypass gástrico
author GONÇALVES, Luciane Cristina
author_facet GONÇALVES, Luciane Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Luciane Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Ácido Gástrico
Bypass Gástrico
topic Ácido Gástrico
Bypass Gástrico
description Entre as alternativas de tratamento da obesidade tem a cirurgia de bypass gástrico e na fase pós-operatória é indicado o uso do fármaco dexlansoprazol para prevenir o refluxo gastroesofágico e úlcera gástrica, com a redução dos ácidos estomacais. O objetivo geral foi compreender a importância do dexlansoprazol no pós-operatório de bypass gástrico. Os objetivos específicos foram apresentar o bypass gástrico no tratamento de doenças crônicas; entender a dinâmica e contribuições do dexlansoprazol como terapêutica pós-operatória de bypass gástrico; e abordar o papel da atenção farmacêutica na dispensação de medicamentos na farmácia hospitalar e prevenção de doenças crônicas como a obesidade. O método foi uma revisão de literatura de pesquisa descritiva e qualitativa, foram considerados os estudos do banco de dados BIREME, BVS, SCIELO e CNPQ, publicados entre 2010 e 2021. Os resultados confirmam que a obesidade é o excesso de tecido adiposo no organismo e ocorre um aumento de massa corporal em relação a massa magra e pode prejudicar a saúde das pessoas, com o risco de surgirem doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras; a cirurgia de bypass gástrico consegue normalizar o nível de tecido adiposo no organismo do paciente e diminuir o risco de vida e de doenças crônicas, mas no pós-operatório tem que usar o dexlansoprazol no controle de ácido gástrico e reduzir o risco de refluxo gastroesofágico. Esse medicamento é um inibidor de bomba de próton que atua no bloqueio da finalização de liberação de ácido gástrico em decorrência da origem de uma ligação dissulfeto, que é irreversível, entre um resíduo da cisteína de próton/potássio ATPase e a forma ativa do inibidor, ocasionando uma supressão desta bomba ao longo prazo. Conclui-se que o dexlansoprazol é um fármaco usado na prevenção de riscos de refluxo gastroesofágico no decorrer da recuperação do paciente que fez o bypass gástrico, mas é fundamental a atenção da farmácia hospitalar por ser um medicamento que tem de ser administrado com cautela até oito semanas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-01T19:50:32Z
2023-06-01T19:50:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55837
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672980464599040