Produtividade do milho em diferentes coberturas de solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA JUNIOR, Nerivaldo Lopes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63708
Resumo: Atualmente a cultura do milho é o cereal mais produzido no mundo e sua importância já era reconhecida pelos primeiros povos que plantavam o grão há 7.300 anos, além de ser fonte de nutrição, a cultura do milho é fonte de matéria-prima na fabricação de subprodutos em grandes indústrias químicas, farmacêuticas, de bebidas e combustível. A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Na realidade, o uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo. Entre as estratégias que podem ser usadas para aumentar a eficiência de uso do nitrogênio (N) que é um dos nutrientes de maior importância na cultura do milho cultivado em sucessão a espécies de cobertura de solo no inverno, destaca-se a utilização de práticas de manejo que possibilitem maior sincronia entre a época de aplicação de N e os estádios de maior demanda da planta. O rendimento de grãos de milho em sucessão a espécies fabáceas e brassicáceas como coberturas de solo no inverno, em cultivos isolados ou em consórcio com aveia preta, é maior do que o obtido em sucessão à aveia preta em cultivo isolado, especialmente em situações de baixo aporte de N em cobertura no milho, o que demonstra a contribuição destas espécies em disponibilizar N ao sistema.
id Krot_ee6ebd19416dd2db04684a42e336c998
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63708
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Produtividade do milho em diferentes coberturas de soloMilhoManejoCobertura de soloDesenvolvimentoAtualmente a cultura do milho é o cereal mais produzido no mundo e sua importância já era reconhecida pelos primeiros povos que plantavam o grão há 7.300 anos, além de ser fonte de nutrição, a cultura do milho é fonte de matéria-prima na fabricação de subprodutos em grandes indústrias químicas, farmacêuticas, de bebidas e combustível. A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Na realidade, o uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo. Entre as estratégias que podem ser usadas para aumentar a eficiência de uso do nitrogênio (N) que é um dos nutrientes de maior importância na cultura do milho cultivado em sucessão a espécies de cobertura de solo no inverno, destaca-se a utilização de práticas de manejo que possibilitem maior sincronia entre a época de aplicação de N e os estádios de maior demanda da planta. O rendimento de grãos de milho em sucessão a espécies fabáceas e brassicáceas como coberturas de solo no inverno, em cultivos isolados ou em consórcio com aveia preta, é maior do que o obtido em sucessão à aveia preta em cultivo isolado, especialmente em situações de baixo aporte de N em cobertura no milho, o que demonstra a contribuição destas espécies em disponibilizar N ao sistema.2023-09-19T20:11:18Z2023-09-19T20:11:18Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63708SOUZA JUNIOR, Nerivaldo Lopes deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-19T20:11:18Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63708Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-19T20:11:18falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-19T20:11:18Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Produtividade do milho em diferentes coberturas de solo
title Produtividade do milho em diferentes coberturas de solo
spellingShingle Produtividade do milho em diferentes coberturas de solo
SOUZA JUNIOR, Nerivaldo Lopes de
Milho
Manejo
Cobertura de solo
Desenvolvimento
title_short Produtividade do milho em diferentes coberturas de solo
title_full Produtividade do milho em diferentes coberturas de solo
title_fullStr Produtividade do milho em diferentes coberturas de solo
title_full_unstemmed Produtividade do milho em diferentes coberturas de solo
title_sort Produtividade do milho em diferentes coberturas de solo
author SOUZA JUNIOR, Nerivaldo Lopes de
author_facet SOUZA JUNIOR, Nerivaldo Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA JUNIOR, Nerivaldo Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Milho
Manejo
Cobertura de solo
Desenvolvimento
topic Milho
Manejo
Cobertura de solo
Desenvolvimento
description Atualmente a cultura do milho é o cereal mais produzido no mundo e sua importância já era reconhecida pelos primeiros povos que plantavam o grão há 7.300 anos, além de ser fonte de nutrição, a cultura do milho é fonte de matéria-prima na fabricação de subprodutos em grandes indústrias químicas, farmacêuticas, de bebidas e combustível. A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Na realidade, o uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo. Entre as estratégias que podem ser usadas para aumentar a eficiência de uso do nitrogênio (N) que é um dos nutrientes de maior importância na cultura do milho cultivado em sucessão a espécies de cobertura de solo no inverno, destaca-se a utilização de práticas de manejo que possibilitem maior sincronia entre a época de aplicação de N e os estádios de maior demanda da planta. O rendimento de grãos de milho em sucessão a espécies fabáceas e brassicáceas como coberturas de solo no inverno, em cultivos isolados ou em consórcio com aveia preta, é maior do que o obtido em sucessão à aveia preta em cultivo isolado, especialmente em situações de baixo aporte de N em cobertura no milho, o que demonstra a contribuição destas espécies em disponibilizar N ao sistema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-09-19T20:11:18Z
2023-09-19T20:11:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63708
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673017930219520