PROPOSTA PARA A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAU, VITOR HUGO LOPES
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: AGOSTINHO, DOUGLAS SOARES, WURZER, MARCOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34626
Resumo: O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO A PARTIR DA CONSTATAÇÃO DA ALTERAÇÃO DAS DEMANDAS TANTO PELO MERCADO PROFISSIONAL COMO DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES, APRESENTAR UMA SOLUÇÃO ALINHADA E DE FÁCIL IMPLEMENTAÇÃO. IMPORTANTE DESTACAR TAMBÉM A NECESSIDADE DE SE ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO QUE SE ADAPTE TANTO NO ENSINO PRESENCIAL, COMO NAS MODALIDADES SEMIPRESENCIAIS E À DISTÂNCIA (EAD). OUTRO PONTO IMPORTANTE A SER DESTACADO É A NECESSIDADE DE SE CUMPRIR AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNS) DA ENGENHARIA, ONDE O FOCO NA ATIVIDADE PRÁTICA É DE VITAL IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO NOS DIAS DE HOJE. COM ISSO A NOSSA INSTITUIÇÃO DE ENSINO (IES), BUSCOU NO MERCADO O QUE DE MELHOR EXISTIA EM TERMOS DE SIMULADORES INDUSTRIAIS E APÓS ANÁLISE DOS PRÓS E CONTRAS EM ALGUNS SOFTWARES DISPONÍVEIS, DECIDIU POR UM QUE PROPICIA AO ALUNO, DESDE O SEU PRIMEIRO DIA DE AULA SIMULAR SITUAÇÕES REAIS DE SEU COTIDIANO E AO LONGO DO CURSO IR MELHORANDO CADA VEZ MAIS ATÉ O ÁPICE DO DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO PROCESSO, REPRODUZINDO O MESMO EM 3D COM ALTERNATIVAS DIVERSAS QUE ENVOLVEM DESDE O ARRANJO FÍSICO, VARIAÇÃO DO “TAKT TIME”, GASTO COM ENERGIA, PREOCUPAÇÃO COM MEIO AMBIENTE ATÉ O CÁLCULO DO CUSTO DE FABRICAÇÃO DE UM DETERMINADO PRODUTO. COM USO DE TUTORIAIS, DESENVOLVEU VÁRIOS ESTUDOS DE CASO E APLICOU EM ALGUMAS DISCIPLINAS BASE DO CURSO, TAIS COMO: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA, MAPEAMENTO DE PROCESSOS, TEMPOS E MÉTODOS, PROJETO DE FÁBRICA E ARRANJO FÍSICO E DEVIDO AO SUCESSO O EXPANDIU PARA OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO COM O INTUITO DE FORMAR PROFISSIONAIS CADA VEZ MAIS PREPARADO AO MERCADO E OU EMPREENDER EM NEGÓCIO PRÓPRIO. COM ISSO PODE-SE EVIDENCIAR AS ATIVIDADES PRÁTICAS A SEREM APRESENTADAS PARA QUE SE ALINHEM ÀS EXIGÊNCIAS DE EVIDÊNCIAS APRESENTADAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC), PELOS RESPECTIVOS CONSELHOS REGIONAIS DE ENGENHARIA E ATÉ MESMO PELO MERCADO QUE VAI DEMANDAR OS PROFISSIONAIS FORMADOS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.
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