Adoecimento funcional dos professores do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Camila Silva Dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59818
Resumo: Esse presente trabalho, foi uma revisão bibliográfica, de artigos da plataforma Scielo e Google acadêmico, a temática do adoecimento dos professores do ensino básico, sempre chamou minha atenção, a partir daí que escolhi abordá-lo no meu trabalho de conclusão de curso. O objetivo geral foi definido, na intenção de abrir a discursão das possibilidades de melhorias, propondo alternativas simples, porém que contribuiriam bastante para o avanço da valorização e cuidados desses profissionais. Deste modo os objetivos específicos traçam modificações no olhar da comunidade escolar, proporcionando uma diminuição na sobrecarga dos docentes do ensino básico, isto posto, a sugestão dada através dos objetivos específicos foram: reavaliar os papéis de todos os envolvidos, também analisar as distribuições de tarefas a partir das definições de cada função; e apontar os danos causados pela desatenção aos professores. Através da revisão dos artigos, usados como referência nesse trabalho, concluiu-se que o acúmulo de função onera não só o professor, mas todos que estão incluídos no processo ensino-aprendizagem. Temática como violência dentro e fora da escola, são fatores que contribuem para o adoecimento dos professores, isso afeta a afetividade, na leitura do trabalho, atrapalha de forma direta todos o processo de uma forma geral, demandando uma nova forma de organizar as práticas pedagógicas, e mais, se não for feito essa reorganização incorrerá na carência de professores futuramente. A desatenção ao professor, chega ser tão grave, que pode ser considerado até uma modalidade de violência, portanto, o tratamento de inferioridade viola a honra pessoal e profissional desses colaboradores tão necessário para a formação da sociedade.
id Krot_f04fb19ae34882194210b834b7e49526
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59818
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Adoecimento funcional dos professores do ensino básicoProfessorProfissionaisViolênciaEnsinoValorizaçãoEsse presente trabalho, foi uma revisão bibliográfica, de artigos da plataforma Scielo e Google acadêmico, a temática do adoecimento dos professores do ensino básico, sempre chamou minha atenção, a partir daí que escolhi abordá-lo no meu trabalho de conclusão de curso. O objetivo geral foi definido, na intenção de abrir a discursão das possibilidades de melhorias, propondo alternativas simples, porém que contribuiriam bastante para o avanço da valorização e cuidados desses profissionais. Deste modo os objetivos específicos traçam modificações no olhar da comunidade escolar, proporcionando uma diminuição na sobrecarga dos docentes do ensino básico, isto posto, a sugestão dada através dos objetivos específicos foram: reavaliar os papéis de todos os envolvidos, também analisar as distribuições de tarefas a partir das definições de cada função; e apontar os danos causados pela desatenção aos professores. Através da revisão dos artigos, usados como referência nesse trabalho, concluiu-se que o acúmulo de função onera não só o professor, mas todos que estão incluídos no processo ensino-aprendizagem. Temática como violência dentro e fora da escola, são fatores que contribuem para o adoecimento dos professores, isso afeta a afetividade, na leitura do trabalho, atrapalha de forma direta todos o processo de uma forma geral, demandando uma nova forma de organizar as práticas pedagógicas, e mais, se não for feito essa reorganização incorrerá na carência de professores futuramente. A desatenção ao professor, chega ser tão grave, que pode ser considerado até uma modalidade de violência, portanto, o tratamento de inferioridade viola a honra pessoal e profissional desses colaboradores tão necessário para a formação da sociedade.2023-08-01T16:47:14Z2023-08-01T16:47:14Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59818SANTOS, Camila Silva Dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-01T16:47:14Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59818Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-01T16:47:14falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-01T16:47:14Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Adoecimento funcional dos professores do ensino básico
title Adoecimento funcional dos professores do ensino básico
spellingShingle Adoecimento funcional dos professores do ensino básico
SANTOS, Camila Silva Dos
Professor
Profissionais
Violência
Ensino
Valorização
title_short Adoecimento funcional dos professores do ensino básico
title_full Adoecimento funcional dos professores do ensino básico
title_fullStr Adoecimento funcional dos professores do ensino básico
title_full_unstemmed Adoecimento funcional dos professores do ensino básico
title_sort Adoecimento funcional dos professores do ensino básico
author SANTOS, Camila Silva Dos
author_facet SANTOS, Camila Silva Dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Camila Silva Dos
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Profissionais
Violência
Ensino
Valorização
topic Professor
Profissionais
Violência
Ensino
Valorização
description Esse presente trabalho, foi uma revisão bibliográfica, de artigos da plataforma Scielo e Google acadêmico, a temática do adoecimento dos professores do ensino básico, sempre chamou minha atenção, a partir daí que escolhi abordá-lo no meu trabalho de conclusão de curso. O objetivo geral foi definido, na intenção de abrir a discursão das possibilidades de melhorias, propondo alternativas simples, porém que contribuiriam bastante para o avanço da valorização e cuidados desses profissionais. Deste modo os objetivos específicos traçam modificações no olhar da comunidade escolar, proporcionando uma diminuição na sobrecarga dos docentes do ensino básico, isto posto, a sugestão dada através dos objetivos específicos foram: reavaliar os papéis de todos os envolvidos, também analisar as distribuições de tarefas a partir das definições de cada função; e apontar os danos causados pela desatenção aos professores. Através da revisão dos artigos, usados como referência nesse trabalho, concluiu-se que o acúmulo de função onera não só o professor, mas todos que estão incluídos no processo ensino-aprendizagem. Temática como violência dentro e fora da escola, são fatores que contribuem para o adoecimento dos professores, isso afeta a afetividade, na leitura do trabalho, atrapalha de forma direta todos o processo de uma forma geral, demandando uma nova forma de organizar as práticas pedagógicas, e mais, se não for feito essa reorganização incorrerá na carência de professores futuramente. A desatenção ao professor, chega ser tão grave, que pode ser considerado até uma modalidade de violência, portanto, o tratamento de inferioridade viola a honra pessoal e profissional desses colaboradores tão necessário para a formação da sociedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-01T16:47:14Z
2023-08-01T16:47:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59818
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672989580918784