Adoecimento funcional dos professores do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59818 |
Resumo: | Esse presente trabalho, foi uma revisão bibliográfica, de artigos da plataforma Scielo e Google acadêmico, a temática do adoecimento dos professores do ensino básico, sempre chamou minha atenção, a partir daí que escolhi abordá-lo no meu trabalho de conclusão de curso. O objetivo geral foi definido, na intenção de abrir a discursão das possibilidades de melhorias, propondo alternativas simples, porém que contribuiriam bastante para o avanço da valorização e cuidados desses profissionais. Deste modo os objetivos específicos traçam modificações no olhar da comunidade escolar, proporcionando uma diminuição na sobrecarga dos docentes do ensino básico, isto posto, a sugestão dada através dos objetivos específicos foram: reavaliar os papéis de todos os envolvidos, também analisar as distribuições de tarefas a partir das definições de cada função; e apontar os danos causados pela desatenção aos professores. Através da revisão dos artigos, usados como referência nesse trabalho, concluiu-se que o acúmulo de função onera não só o professor, mas todos que estão incluídos no processo ensino-aprendizagem. Temática como violência dentro e fora da escola, são fatores que contribuem para o adoecimento dos professores, isso afeta a afetividade, na leitura do trabalho, atrapalha de forma direta todos o processo de uma forma geral, demandando uma nova forma de organizar as práticas pedagógicas, e mais, se não for feito essa reorganização incorrerá na carência de professores futuramente. A desatenção ao professor, chega ser tão grave, que pode ser considerado até uma modalidade de violência, portanto, o tratamento de inferioridade viola a honra pessoal e profissional desses colaboradores tão necessário para a formação da sociedade. |
id |
Krot_f04fb19ae34882194210b834b7e49526 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59818 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Adoecimento funcional dos professores do ensino básicoProfessorProfissionaisViolênciaEnsinoValorizaçãoEsse presente trabalho, foi uma revisão bibliográfica, de artigos da plataforma Scielo e Google acadêmico, a temática do adoecimento dos professores do ensino básico, sempre chamou minha atenção, a partir daí que escolhi abordá-lo no meu trabalho de conclusão de curso. O objetivo geral foi definido, na intenção de abrir a discursão das possibilidades de melhorias, propondo alternativas simples, porém que contribuiriam bastante para o avanço da valorização e cuidados desses profissionais. Deste modo os objetivos específicos traçam modificações no olhar da comunidade escolar, proporcionando uma diminuição na sobrecarga dos docentes do ensino básico, isto posto, a sugestão dada através dos objetivos específicos foram: reavaliar os papéis de todos os envolvidos, também analisar as distribuições de tarefas a partir das definições de cada função; e apontar os danos causados pela desatenção aos professores. Através da revisão dos artigos, usados como referência nesse trabalho, concluiu-se que o acúmulo de função onera não só o professor, mas todos que estão incluídos no processo ensino-aprendizagem. Temática como violência dentro e fora da escola, são fatores que contribuem para o adoecimento dos professores, isso afeta a afetividade, na leitura do trabalho, atrapalha de forma direta todos o processo de uma forma geral, demandando uma nova forma de organizar as práticas pedagógicas, e mais, se não for feito essa reorganização incorrerá na carência de professores futuramente. A desatenção ao professor, chega ser tão grave, que pode ser considerado até uma modalidade de violência, portanto, o tratamento de inferioridade viola a honra pessoal e profissional desses colaboradores tão necessário para a formação da sociedade.2023-08-01T16:47:14Z2023-08-01T16:47:14Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59818SANTOS, Camila Silva Dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-01T16:47:14Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59818Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-01T16:47:14falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-01T16:47:14Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adoecimento funcional dos professores do ensino básico |
title |
Adoecimento funcional dos professores do ensino básico |
spellingShingle |
Adoecimento funcional dos professores do ensino básico SANTOS, Camila Silva Dos Professor Profissionais Violência Ensino Valorização |
title_short |
Adoecimento funcional dos professores do ensino básico |
title_full |
Adoecimento funcional dos professores do ensino básico |
title_fullStr |
Adoecimento funcional dos professores do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Adoecimento funcional dos professores do ensino básico |
title_sort |
Adoecimento funcional dos professores do ensino básico |
author |
SANTOS, Camila Silva Dos |
author_facet |
SANTOS, Camila Silva Dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Camila Silva Dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Profissionais Violência Ensino Valorização |
topic |
Professor Profissionais Violência Ensino Valorização |
description |
Esse presente trabalho, foi uma revisão bibliográfica, de artigos da plataforma Scielo e Google acadêmico, a temática do adoecimento dos professores do ensino básico, sempre chamou minha atenção, a partir daí que escolhi abordá-lo no meu trabalho de conclusão de curso. O objetivo geral foi definido, na intenção de abrir a discursão das possibilidades de melhorias, propondo alternativas simples, porém que contribuiriam bastante para o avanço da valorização e cuidados desses profissionais. Deste modo os objetivos específicos traçam modificações no olhar da comunidade escolar, proporcionando uma diminuição na sobrecarga dos docentes do ensino básico, isto posto, a sugestão dada através dos objetivos específicos foram: reavaliar os papéis de todos os envolvidos, também analisar as distribuições de tarefas a partir das definições de cada função; e apontar os danos causados pela desatenção aos professores. Através da revisão dos artigos, usados como referência nesse trabalho, concluiu-se que o acúmulo de função onera não só o professor, mas todos que estão incluídos no processo ensino-aprendizagem. Temática como violência dentro e fora da escola, são fatores que contribuem para o adoecimento dos professores, isso afeta a afetividade, na leitura do trabalho, atrapalha de forma direta todos o processo de uma forma geral, demandando uma nova forma de organizar as práticas pedagógicas, e mais, se não for feito essa reorganização incorrerá na carência de professores futuramente. A desatenção ao professor, chega ser tão grave, que pode ser considerado até uma modalidade de violência, portanto, o tratamento de inferioridade viola a honra pessoal e profissional desses colaboradores tão necessário para a formação da sociedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-08-01T16:47:14Z 2023-08-01T16:47:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59818 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672989580918784 |