Ensino e Seleção de Equinos Utilizados na Equoterapia e seus Benefícios para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Renata Coelho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67118
Resumo: A Terapia Assistida por Animais (TAA) é um método terapêutico que utiliza animais como agentes de transformação e de colaboração para habilitação em saúde e educação. Este estudo, volta-se para a equoterapia como TAA e o cavalo como auxiliar na minimização dos danos cognitivos, sociais e comportamentais de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Neste sentido, se faz necessário domar os animais para o desenvolvimento das referidas atividades. A doma racional é uma técnica de adestramento de cavalos, realizada sem agressividade, que respeita o comportamento, a integridade física e mental e o bem-estar do animal, visa obter um cavalo dócil, que possa interagir com o homem para o cumprimento de tarefas específicas. Os cavalos executam diversos trabalhos, sendo utilizados como meio de transporte, na lida com o gado, em atividades equestres e terapia assistida por animais, por isso é importante que eles sejam bem adestrados e selecionados previamente para utilizá-los em uma destas atividades. A literatura descreve que a seleção dos equinos para atuarem na equoterapia deve passar por uma criteriosa avaliação física e comportamental do animal, realizada por profissionais habilitados, com atenção especial à seleção de características relativas aos órgãos do sentido, conformação corporal, aparelho motor, temperamento e movimentação Para compreensão de todo o processo, esta tese foi estruturada em três artigos: 1- Terapia assistida com equinos no tratamento de crianças com transtorno do espectro do autismo – TEA (Pesquisa), 2- Doma racional de equinos (Revisão); 3- Seleção e características dos equinos para atuarem na equoterapia (Revisão), com os objetivos de avaliar e descrever como se dá a atuação do cavalo nas relações terapêuticas com as crianças com TEA no aspecto de seu desenvolvimento global; descrever a importância e como se realiza a doma racional na preparação dos equinos para atuarem nas atividades equestres e; descrever as características importantes a serem avaliadas nos equinos utilizados na equoterapia. Para atender os objetivos do artigo 1, foi realizada uma pesquisa no Haras Twin Brothers Santa Cruz – Cuiabá/MT, junto ao atendimento terapêutico de equoterapia destinado as crianças com TEA. Foram utilizados três equinos em sessões de equoterapia, realizadas com três crianças com TEA de grau leve, acompanhadas por uma equipe de profissionais especializados, em atividades de escovação, banho, condução e montaria nos equinos, para avaliar o desenvolvimento global dessas crianças, frente as atividades desenvolvidas. Para atender os objetivos dos artigos 2 e 3 foram realizadas revisões de literatura utilizandose as bases de dados Pubmed, Medline, Periódicos Caps, Scielo, Web of Science, Science Direct e revistas eletrônicas de cunho científico. Os descritores utilizados foram referenciados nas respectivas revisões. Conclui-se que as atividades de escovação, banho, condução e montaria realizadas pelas crianças com TEA nos equinos, promoveram o desenvolvimento de habilidades cognitivas e de desenvolvimento global, coordenação motora grossa e fina, atenção concentrada, mudança de humor, comunicação, noção corporal, interação social, segurança, mudança de comportamento e equilíbrio, autoestima e autoconfiança. A doma racional é uma técnica que respeita a integridade e o bem-estar, prepara o animal para as atividades equestres, principalmente para a equoterapia. O equino para atuar na equoterapia deve ser um animal adulto e adestrado, possuir boa índole, docilidade, demonstrar capacidade de interagir com as pessoas de forma amistosa ser tolerante às mudanças, apresentar passos amplos, adequados movimentos de trote e galope, possuir altura adequada e que facilite ser montado pelo condutor, deve ser forte e saudável, possuir bons aprumos e preferencialmente que seja castrado.
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Os cavalos executam diversos trabalhos, sendo utilizados como meio de transporte, na lida com o gado, em atividades equestres e terapia assistida por animais, por isso é importante que eles sejam bem adestrados e selecionados previamente para utilizá-los em uma destas atividades. A literatura descreve que a seleção dos equinos para atuarem na equoterapia deve passar por uma criteriosa avaliação física e comportamental do animal, realizada por profissionais habilitados, com atenção especial à seleção de características relativas aos órgãos do sentido, conformação corporal, aparelho motor, temperamento e movimentação Para compreensão de todo o processo, esta tese foi estruturada em três artigos: 1- Terapia assistida com equinos no tratamento de crianças com transtorno do espectro do autismo – TEA (Pesquisa), 2- Doma racional de equinos (Revisão); 3- Seleção e características dos equinos para atuarem na equoterapia (Revisão), com os objetivos de avaliar e descrever como se dá a atuação do cavalo nas relações terapêuticas com as crianças com TEA no aspecto de seu desenvolvimento global; descrever a importância e como se realiza a doma racional na preparação dos equinos para atuarem nas atividades equestres e; descrever as características importantes a serem avaliadas nos equinos utilizados na equoterapia. Para atender os objetivos do artigo 1, foi realizada uma pesquisa no Haras Twin Brothers Santa Cruz – Cuiabá/MT, junto ao atendimento terapêutico de equoterapia destinado as crianças com TEA. Foram utilizados três equinos em sessões de equoterapia, realizadas com três crianças com TEA de grau leve, acompanhadas por uma equipe de profissionais especializados, em atividades de escovação, banho, condução e montaria nos equinos, para avaliar o desenvolvimento global dessas crianças, frente as atividades desenvolvidas. Para atender os objetivos dos artigos 2 e 3 foram realizadas revisões de literatura utilizandose as bases de dados Pubmed, Medline, Periódicos Caps, Scielo, Web of Science, Science Direct e revistas eletrônicas de cunho científico. Os descritores utilizados foram referenciados nas respectivas revisões. Conclui-se que as atividades de escovação, banho, condução e montaria realizadas pelas crianças com TEA nos equinos, promoveram o desenvolvimento de habilidades cognitivas e de desenvolvimento global, coordenação motora grossa e fina, atenção concentrada, mudança de humor, comunicação, noção corporal, interação social, segurança, mudança de comportamento e equilíbrio, autoestima e autoconfiança. A doma racional é uma técnica que respeita a integridade e o bem-estar, prepara o animal para as atividades equestres, principalmente para a equoterapia. 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