Síndrome de Burnout na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Estefani Andreza Amaral da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33856
Resumo: A Síndrome de Burnout é uma resposta do estresse laboral, sendo uma condição no qual o trabalhador e submetido ao desgaste, por conta de sua longa jornada, perdendo a satisfação e o sentido do trabalho. Foi descoberta em 1974, pelo médico psicanalista Hebert Freudenberg, que descreve a síndrome como fracasso e exaustão, a síndrome e a demonstração que o desgaste danifica os aspectos físicos e psicológicos da pessoa. Objetivos: Este trabalho busca identificar as causas das consequências da Síndrome de Burnout em enfermeiro atuantes, traçando medidas preventivas para o Burnout. Metodologia: Pesquisa descritiva e qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica de artigos e outros trabalhos de conclusão de curso. Resultado e Discussões: Constatou-se que o estresse ocupacional é resultante de um longo processo de trabalho, marcado por extensa jornada de trabalho, sobrecarga de atividades diárias, sofrimento do paciente e de familiares, desapontamento profissional por falta de reconhecimento, além das precárias condições de trabalho, possui influencia no cotidiano desse profissional. Conclusão: é imprescindível uma avaliação da síndrome de Burnout, para que se possa ter uma promoção de qualidade de vida do enfermeiro no ambiente laboral, traçando estratégias preventivas do surgimento da síndrome.
id Krot_f4fa2fbc0de5b404ea304f3b4ae1626d
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/33856
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Síndrome de Burnout na enfermagemSíndrome de BurnoutExcesso de TrabalhoA Síndrome de Burnout é uma resposta do estresse laboral, sendo uma condição no qual o trabalhador e submetido ao desgaste, por conta de sua longa jornada, perdendo a satisfação e o sentido do trabalho. Foi descoberta em 1974, pelo médico psicanalista Hebert Freudenberg, que descreve a síndrome como fracasso e exaustão, a síndrome e a demonstração que o desgaste danifica os aspectos físicos e psicológicos da pessoa. Objetivos: Este trabalho busca identificar as causas das consequências da Síndrome de Burnout em enfermeiro atuantes, traçando medidas preventivas para o Burnout. Metodologia: Pesquisa descritiva e qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica de artigos e outros trabalhos de conclusão de curso. Resultado e Discussões: Constatou-se que o estresse ocupacional é resultante de um longo processo de trabalho, marcado por extensa jornada de trabalho, sobrecarga de atividades diárias, sofrimento do paciente e de familiares, desapontamento profissional por falta de reconhecimento, além das precárias condições de trabalho, possui influencia no cotidiano desse profissional. Conclusão: é imprescindível uma avaliação da síndrome de Burnout, para que se possa ter uma promoção de qualidade de vida do enfermeiro no ambiente laboral, traçando estratégias preventivas do surgimento da síndrome.2021-08-25T17:17:59Z2021-08-25T17:17:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33856COSTA, Estefani Andreza Amaral daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-08T11:40:01Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/33856Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-08T11:40:01falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-08T11:40:01Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Burnout na enfermagem
title Síndrome de Burnout na enfermagem
spellingShingle Síndrome de Burnout na enfermagem
COSTA, Estefani Andreza Amaral da
Síndrome de Burnout
Excesso de Trabalho
title_short Síndrome de Burnout na enfermagem
title_full Síndrome de Burnout na enfermagem
title_fullStr Síndrome de Burnout na enfermagem
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout na enfermagem
title_sort Síndrome de Burnout na enfermagem
author COSTA, Estefani Andreza Amaral da
author_facet COSTA, Estefani Andreza Amaral da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Estefani Andreza Amaral da
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Burnout
Excesso de Trabalho
topic Síndrome de Burnout
Excesso de Trabalho
description A Síndrome de Burnout é uma resposta do estresse laboral, sendo uma condição no qual o trabalhador e submetido ao desgaste, por conta de sua longa jornada, perdendo a satisfação e o sentido do trabalho. Foi descoberta em 1974, pelo médico psicanalista Hebert Freudenberg, que descreve a síndrome como fracasso e exaustão, a síndrome e a demonstração que o desgaste danifica os aspectos físicos e psicológicos da pessoa. Objetivos: Este trabalho busca identificar as causas das consequências da Síndrome de Burnout em enfermeiro atuantes, traçando medidas preventivas para o Burnout. Metodologia: Pesquisa descritiva e qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica de artigos e outros trabalhos de conclusão de curso. Resultado e Discussões: Constatou-se que o estresse ocupacional é resultante de um longo processo de trabalho, marcado por extensa jornada de trabalho, sobrecarga de atividades diárias, sofrimento do paciente e de familiares, desapontamento profissional por falta de reconhecimento, além das precárias condições de trabalho, possui influencia no cotidiano desse profissional. Conclusão: é imprescindível uma avaliação da síndrome de Burnout, para que se possa ter uma promoção de qualidade de vida do enfermeiro no ambiente laboral, traçando estratégias preventivas do surgimento da síndrome.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-08-25T17:17:59Z
2021-08-25T17:17:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33856
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673008764616704