Patologias em paredes de concreto moldadas no local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CIRQUEIRA, Laura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58018
Resumo: O método construtivo convencional de estruturas em concreto armado e alvenaria comum para vedação é o mais utilizado e difundido no Brasil, devido à sua relativa facilidade de execução e baixo custo de produção. No entanto tem se comprovado não ser o mais eficiente e tampouco econômico, principalmente para produções em grande escala. O sistema construtivo de paredes de concreto moldado no local começa a ser utilizado em larga escala, principalmente na construção de prédios para moradias de interesse popular, por conferir rapidez, economia e maior grau de industrialização às obras. E também, por ser aplicável a outros tipos de edificações tais como prédios residenciais de médio e alto padrão, edifícios comerciais e industriais. De forma a aprofundar os estudos sobre esse sistema construtivo e investigar a existência de prováveis problemas a serem evitados, este trabalho de cunho bibliográfico tem como objetivo a realização um levantamento detalhado sobre os principais problemas que possam surgir em obras que usem o referido sistema construtivo. Sendo um sistema construtivo de uso relativamente recente no Brasil, ainda existem poucos os estudos sobre as possíveis ocorrências de manifestações patológicas. Com a elaboração do trabalho concluiu-se que mesmo com a observância de todos os tópicos que promovam um bom resultado, a não ocorrência de manifestações patológicas não é garantida e que, caso elas ocorram, deve-se efetuar a recuperação imediata da peça afetada, evitando que o agravamento da patologia leve a um quadro mais complexo e de difícil solução.
id Krot_f901d734243ec71ad117387da6b75f6c
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58018
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Patologias em paredes de concreto moldadas no localManifestações patológicasParedes de concreto modaldo no localExecuçãoSistema construtivoO método construtivo convencional de estruturas em concreto armado e alvenaria comum para vedação é o mais utilizado e difundido no Brasil, devido à sua relativa facilidade de execução e baixo custo de produção. No entanto tem se comprovado não ser o mais eficiente e tampouco econômico, principalmente para produções em grande escala. O sistema construtivo de paredes de concreto moldado no local começa a ser utilizado em larga escala, principalmente na construção de prédios para moradias de interesse popular, por conferir rapidez, economia e maior grau de industrialização às obras. E também, por ser aplicável a outros tipos de edificações tais como prédios residenciais de médio e alto padrão, edifícios comerciais e industriais. De forma a aprofundar os estudos sobre esse sistema construtivo e investigar a existência de prováveis problemas a serem evitados, este trabalho de cunho bibliográfico tem como objetivo a realização um levantamento detalhado sobre os principais problemas que possam surgir em obras que usem o referido sistema construtivo. Sendo um sistema construtivo de uso relativamente recente no Brasil, ainda existem poucos os estudos sobre as possíveis ocorrências de manifestações patológicas. Com a elaboração do trabalho concluiu-se que mesmo com a observância de todos os tópicos que promovam um bom resultado, a não ocorrência de manifestações patológicas não é garantida e que, caso elas ocorram, deve-se efetuar a recuperação imediata da peça afetada, evitando que o agravamento da patologia leve a um quadro mais complexo e de difícil solução.2023-06-29T19:15:05Z2023-06-29T19:15:05Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58018CIRQUEIRA, Lauraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-29T19:15:05Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58018Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-29T19:15:05falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-29T19:15:05Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Patologias em paredes de concreto moldadas no local
title Patologias em paredes de concreto moldadas no local
spellingShingle Patologias em paredes de concreto moldadas no local
CIRQUEIRA, Laura
Manifestações patológicas
Paredes de concreto modaldo no local
Execução
Sistema construtivo
title_short Patologias em paredes de concreto moldadas no local
title_full Patologias em paredes de concreto moldadas no local
title_fullStr Patologias em paredes de concreto moldadas no local
title_full_unstemmed Patologias em paredes de concreto moldadas no local
title_sort Patologias em paredes de concreto moldadas no local
author CIRQUEIRA, Laura
author_facet CIRQUEIRA, Laura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CIRQUEIRA, Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Manifestações patológicas
Paredes de concreto modaldo no local
Execução
Sistema construtivo
topic Manifestações patológicas
Paredes de concreto modaldo no local
Execução
Sistema construtivo
description O método construtivo convencional de estruturas em concreto armado e alvenaria comum para vedação é o mais utilizado e difundido no Brasil, devido à sua relativa facilidade de execução e baixo custo de produção. No entanto tem se comprovado não ser o mais eficiente e tampouco econômico, principalmente para produções em grande escala. O sistema construtivo de paredes de concreto moldado no local começa a ser utilizado em larga escala, principalmente na construção de prédios para moradias de interesse popular, por conferir rapidez, economia e maior grau de industrialização às obras. E também, por ser aplicável a outros tipos de edificações tais como prédios residenciais de médio e alto padrão, edifícios comerciais e industriais. De forma a aprofundar os estudos sobre esse sistema construtivo e investigar a existência de prováveis problemas a serem evitados, este trabalho de cunho bibliográfico tem como objetivo a realização um levantamento detalhado sobre os principais problemas que possam surgir em obras que usem o referido sistema construtivo. Sendo um sistema construtivo de uso relativamente recente no Brasil, ainda existem poucos os estudos sobre as possíveis ocorrências de manifestações patológicas. Com a elaboração do trabalho concluiu-se que mesmo com a observância de todos os tópicos que promovam um bom resultado, a não ocorrência de manifestações patológicas não é garantida e que, caso elas ocorram, deve-se efetuar a recuperação imediata da peça afetada, evitando que o agravamento da patologia leve a um quadro mais complexo e de difícil solução.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-29T19:15:05Z
2023-06-29T19:15:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58018
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673006295220224