Impacto Psicossocial da Dependência de Jogos Eletrônicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54078 |
Resumo: | Os jogos eletrônicos são a principal recreação para diversas pessoas de todas as idades. Com o avanço tecnológico, os games estão cada vez mais atraentes e imersivos e sua popularidade cresce exponencialmente. Mesmo que a maioria dos jogadores faça o uso saudável dessa atividade como forma de lazer, uma minoria desenvolve problemas relacionados ao uso excessivo dos jogos eletrônicos. Estabeleceu-se como objetivo da presente pesquisa demonstrar os impactos psicossociais dos jogos eletrônicos. Realizou-se uma revisão de literatura utilizando- se de livros sobre o assunto e dos bancos de dados Pubmed, Scielo e Google Scholar, pesquisando artigos publicados nos últimos 15 anos. O projeto evidenciou uma complexidade na relação da dependência de jogos eletrônicos com transtornos psiquiátricos, além disso, observou desencontros quanto ao perfil de comorbidades entre autores. No entanto, os fatores de risco e as características do uso excessivo de jogos eletrônicos foram bem elucidados e apresentaram baixa variabilidade de seus aspectos entre os estudos encontrados. Os prejuízos psicossociais como depressão, ansiedade, rompimento de vínculos sociais e familiares, prejuízo no trabalho e na escola foram os impactos mais significativos. |
id |
Krot_fbb468d73e7cd2d1eccfe6d4398c9fe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54078 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MENDES, MendesYURGEL, Cynthia LuzLEMOS, Duilia Sedres CarvalhoFERREIRA, Juliana da Rosa2023-05-17T16:15:07Z2023-05-17T16:15:07Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54078Os jogos eletrônicos são a principal recreação para diversas pessoas de todas as idades. Com o avanço tecnológico, os games estão cada vez mais atraentes e imersivos e sua popularidade cresce exponencialmente. Mesmo que a maioria dos jogadores faça o uso saudável dessa atividade como forma de lazer, uma minoria desenvolve problemas relacionados ao uso excessivo dos jogos eletrônicos. Estabeleceu-se como objetivo da presente pesquisa demonstrar os impactos psicossociais dos jogos eletrônicos. Realizou-se uma revisão de literatura utilizando- se de livros sobre o assunto e dos bancos de dados Pubmed, Scielo e Google Scholar, pesquisando artigos publicados nos últimos 15 anos. O projeto evidenciou uma complexidade na relação da dependência de jogos eletrônicos com transtornos psiquiátricos, além disso, observou desencontros quanto ao perfil de comorbidades entre autores. No entanto, os fatores de risco e as características do uso excessivo de jogos eletrônicos foram bem elucidados e apresentaram baixa variabilidade de seus aspectos entre os estudos encontrados. Os prejuízos psicossociais como depressão, ansiedade, rompimento de vínculos sociais e familiares, prejuízo no trabalho e na escola foram os impactos mais significativos.Jogos EletrônicosDependênciaImpactos PsicossociaisImpacto Psicossocial da Dependência de Jogos Eletrônicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54078/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALImpacto Psicossocial - resumo.pdfImpacto Psicossocial - resumo.pdfapplication/pdf77973https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54078/1/Impacto%20Psicossocial%20-%20resumo.pdfbdc78b77cbcc3e0a71980cc0e4394b63MD51123456789/540782023-05-17 13:16:00.635oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54078Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-17T16:16falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-17T16:16Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impacto Psicossocial da Dependência de Jogos Eletrônicos |
title |
Impacto Psicossocial da Dependência de Jogos Eletrônicos |
spellingShingle |
Impacto Psicossocial da Dependência de Jogos Eletrônicos MENDES, Mendes Jogos Eletrônicos Dependência Impactos Psicossociais |
title_short |
Impacto Psicossocial da Dependência de Jogos Eletrônicos |
title_full |
Impacto Psicossocial da Dependência de Jogos Eletrônicos |
title_fullStr |
Impacto Psicossocial da Dependência de Jogos Eletrônicos |
title_full_unstemmed |
Impacto Psicossocial da Dependência de Jogos Eletrônicos |
title_sort |
Impacto Psicossocial da Dependência de Jogos Eletrônicos |
author |
MENDES, Mendes |
author_facet |
MENDES, Mendes YURGEL, Cynthia Luz LEMOS, Duilia Sedres Carvalho FERREIRA, Juliana da Rosa |
author_role |
author |
author2 |
YURGEL, Cynthia Luz LEMOS, Duilia Sedres Carvalho FERREIRA, Juliana da Rosa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES, Mendes YURGEL, Cynthia Luz LEMOS, Duilia Sedres Carvalho FERREIRA, Juliana da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Eletrônicos Dependência Impactos Psicossociais |
topic |
Jogos Eletrônicos Dependência Impactos Psicossociais |
description |
Os jogos eletrônicos são a principal recreação para diversas pessoas de todas as idades. Com o avanço tecnológico, os games estão cada vez mais atraentes e imersivos e sua popularidade cresce exponencialmente. Mesmo que a maioria dos jogadores faça o uso saudável dessa atividade como forma de lazer, uma minoria desenvolve problemas relacionados ao uso excessivo dos jogos eletrônicos. Estabeleceu-se como objetivo da presente pesquisa demonstrar os impactos psicossociais dos jogos eletrônicos. Realizou-se uma revisão de literatura utilizando- se de livros sobre o assunto e dos bancos de dados Pubmed, Scielo e Google Scholar, pesquisando artigos publicados nos últimos 15 anos. O projeto evidenciou uma complexidade na relação da dependência de jogos eletrônicos com transtornos psiquiátricos, além disso, observou desencontros quanto ao perfil de comorbidades entre autores. No entanto, os fatores de risco e as características do uso excessivo de jogos eletrônicos foram bem elucidados e apresentaram baixa variabilidade de seus aspectos entre os estudos encontrados. Os prejuízos psicossociais como depressão, ansiedade, rompimento de vínculos sociais e familiares, prejuízo no trabalho e na escola foram os impactos mais significativos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-17T16:15:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-17T16:15:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54078 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54078/2/license.txt https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54078/1/Impacto%20Psicossocial%20-%20resumo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 bdc78b77cbcc3e0a71980cc0e4394b63 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460304035184640 |