A utilização da ritalina para aumento do desempenho entre estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROZ, Michelle da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58935
Resumo: Conhecido comercialmente por Ritalina, o metilfenidato é um fármaco do Sistema Nervoso Central que é amplamente utilizado no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, principalmente em crianças e adolescentes diagnosticadas. O TDAH é uma condição crônica na qual os pacientes apresentam comportamentos não desejados, como: irritabilidade, hiperatividade, impulsividade, falta de foco, entre outros, levando os portadores desse transtorno ficarem desatentos e ter dificuldades no aprendizado. Por apresentar melhora significativa nos pacientes diagnosticados, a Ritalina também passou a ser utilizada por estudantes para conseguir bom desempenho acadêmico. O uso do medicamento por indivíduos que não apresentam o transtorno pode causar sérios danos no cérebro. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi investigar se há eficácia da Ritalina em pacientes não diagnosticados, destacando os riscos e as consequências que a automedicação pode ocasionar. Acreditamos que as contribuições decorrentes deste estudo são de grande valor para toda a população, principalmente a importância do profissional Farmacêutico que orienta os pacientes no ato da dispensação sobre o cuidado com uso do medicamento.
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