Atenção farmacêutica ao paciente idoso no uso de anti-hipertensivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jessica Helen Ferreira Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47427
Resumo: O controle da hipertensão arterial depende muito de uma mudança geral no estilo de vida do indivíduo, ou seja, ele deve estar comprometido com a mudança de alimentação e principalmente ser uma atividade física regular, não ser adepto ao tabagismo, ter controle do consumo de álcool e, quando necessário, realizar o uso regular de medicamentos, o que tem sido uma das maiores barreiras encontradas pelos profissionais da saúde, inclusive o farmacêutico. O objetivo geral consiste em apresentar a contribuição da atenção farmacêutica no uso de anti-hipertensivos por idosos. Para a realização desta pesquisa foi utilizada de uma revisão de literatura, por meio de um levantamento bibliográfico, onde serão buscadas informações em livros, artigos científicos, monografias, dissertações e sites oficiais (LILACS, SCIELO e MEDLINE). Portanto, essa pesquisa faz um resgate bibliográfico, analisando e verificando as informações e aspectos que possuam correlação com a temática enfocada. Conclui-se que a atenção farmacêutica, que está pautada em um novo modelo, com foco mais centrado no paciente, é uma excelente alternativa que busca melhorar a qualidade do processo de utilização de medicamentos, onde estes alcancem resultados normais e concretos. É benéfico o acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes idosos hipertensos, assim como a implantação de programas de Atenção Farmacêutica a esses pacientes, instruindo-os ao racional uso de medicamentos para melhoria da qualidade de vida.
id Krot_fe5f8debf5259ba4a01da0be8219952d
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47427
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Atenção farmacêutica ao paciente idoso no uso de anti-hipertensivosAtenção farmacêuticaAnti-hipertensivosIdosoO controle da hipertensão arterial depende muito de uma mudança geral no estilo de vida do indivíduo, ou seja, ele deve estar comprometido com a mudança de alimentação e principalmente ser uma atividade física regular, não ser adepto ao tabagismo, ter controle do consumo de álcool e, quando necessário, realizar o uso regular de medicamentos, o que tem sido uma das maiores barreiras encontradas pelos profissionais da saúde, inclusive o farmacêutico. O objetivo geral consiste em apresentar a contribuição da atenção farmacêutica no uso de anti-hipertensivos por idosos. Para a realização desta pesquisa foi utilizada de uma revisão de literatura, por meio de um levantamento bibliográfico, onde serão buscadas informações em livros, artigos científicos, monografias, dissertações e sites oficiais (LILACS, SCIELO e MEDLINE). Portanto, essa pesquisa faz um resgate bibliográfico, analisando e verificando as informações e aspectos que possuam correlação com a temática enfocada. Conclui-se que a atenção farmacêutica, que está pautada em um novo modelo, com foco mais centrado no paciente, é uma excelente alternativa que busca melhorar a qualidade do processo de utilização de medicamentos, onde estes alcancem resultados normais e concretos. É benéfico o acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes idosos hipertensos, assim como a implantação de programas de Atenção Farmacêutica a esses pacientes, instruindo-os ao racional uso de medicamentos para melhoria da qualidade de vida.2022-10-04T12:22:54Z2022-10-04T12:22:54Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47427SILVA, Jessica Helen Ferreira Santosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-04T12:22:54Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47427Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-10-04T12:22:54falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-10-04T12:22:54Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção farmacêutica ao paciente idoso no uso de anti-hipertensivos
title Atenção farmacêutica ao paciente idoso no uso de anti-hipertensivos
spellingShingle Atenção farmacêutica ao paciente idoso no uso de anti-hipertensivos
SILVA, Jessica Helen Ferreira Santos
Atenção farmacêutica
Anti-hipertensivos
Idoso
title_short Atenção farmacêutica ao paciente idoso no uso de anti-hipertensivos
title_full Atenção farmacêutica ao paciente idoso no uso de anti-hipertensivos
title_fullStr Atenção farmacêutica ao paciente idoso no uso de anti-hipertensivos
title_full_unstemmed Atenção farmacêutica ao paciente idoso no uso de anti-hipertensivos
title_sort Atenção farmacêutica ao paciente idoso no uso de anti-hipertensivos
author SILVA, Jessica Helen Ferreira Santos
author_facet SILVA, Jessica Helen Ferreira Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Jessica Helen Ferreira Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção farmacêutica
Anti-hipertensivos
Idoso
topic Atenção farmacêutica
Anti-hipertensivos
Idoso
description O controle da hipertensão arterial depende muito de uma mudança geral no estilo de vida do indivíduo, ou seja, ele deve estar comprometido com a mudança de alimentação e principalmente ser uma atividade física regular, não ser adepto ao tabagismo, ter controle do consumo de álcool e, quando necessário, realizar o uso regular de medicamentos, o que tem sido uma das maiores barreiras encontradas pelos profissionais da saúde, inclusive o farmacêutico. O objetivo geral consiste em apresentar a contribuição da atenção farmacêutica no uso de anti-hipertensivos por idosos. Para a realização desta pesquisa foi utilizada de uma revisão de literatura, por meio de um levantamento bibliográfico, onde serão buscadas informações em livros, artigos científicos, monografias, dissertações e sites oficiais (LILACS, SCIELO e MEDLINE). Portanto, essa pesquisa faz um resgate bibliográfico, analisando e verificando as informações e aspectos que possuam correlação com a temática enfocada. Conclui-se que a atenção farmacêutica, que está pautada em um novo modelo, com foco mais centrado no paciente, é uma excelente alternativa que busca melhorar a qualidade do processo de utilização de medicamentos, onde estes alcancem resultados normais e concretos. É benéfico o acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes idosos hipertensos, assim como a implantação de programas de Atenção Farmacêutica a esses pacientes, instruindo-os ao racional uso de medicamentos para melhoria da qualidade de vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-10-04T12:22:54Z
2022-10-04T12:22:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47427
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672911460958208