Grupos de Interação Social (GIS): estratégia de empowerment para pessoas com epilepsia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Paula T.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Min,Li Shih, Ling,Li Hui, Correa,Carlos, Barros,Nelson Felice, Li,Li Min
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492011000200007
Resumo: INTRODUÇÃO: O manejo da epilepsia vai além de controle das crises e, para uma abordagem integrativa, começamos a trabalhar com os Grupos de Interação Social (GIS) na epilepsia. OBJETIVO: Realizar grupos em profissionais da saúde e educação para que eles possam se apoderar desta dinâmica para depois aplicá-los em suas comunidades, locais de trabalho, com seus pacientes e equipe de trabalho. METODOLOGIA: foram realizados dois GIS - com 21 profissionais da área social, saúde e educação na cidade de Pedreira. Para avaliar mudanças, foram aplicados questionários validados (Questionário de Autoestima, Questionário de Resiliência, Inventário de Habilidades Sociais e Escala de Estigma na Epilepsia) antes e depois dos GIS. RESULTADOS: Os grupos permitiram aprender mais sobre epilepsia, trocar experiências e contribuir para o crescimento pessoal e profissional, reforçando a solidariedade e a prática da cidadania. Além disso, o uso da Medicina Tradicional Chinesa reforçou a visão do ser humano como ser integral. Os questionários aplicados no início dos grupos (pré-teste) e ao final (pós-teste) mostraram mudanças positivas. CONCLUSÕES: Pôde-se observar uma melhora em todos os itens avaliados, mostrando que os sujeitos, mesmo sendo profissionais, puderam melhorar suas habilidades sociais e com isso, seu poder de resiliência. A aplicação do GIS é prática, com baixos custos de operacionalização, o que permite sua utilização em locais diversos e pode ser útil para outras situações ou condições crônicas com impacto semelhante ao da epilepsia.
id LBE-1_2a6d903ca948405b49d24dc88ddb0382
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-26492011000200007
network_acronym_str LBE-1
network_name_str Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
repository_id_str
spelling Grupos de Interação Social (GIS): estratégia de empowerment para pessoas com epilepsiaepilepsiagrupos de interação socialcidadaniaINTRODUÇÃO: O manejo da epilepsia vai além de controle das crises e, para uma abordagem integrativa, começamos a trabalhar com os Grupos de Interação Social (GIS) na epilepsia. OBJETIVO: Realizar grupos em profissionais da saúde e educação para que eles possam se apoderar desta dinâmica para depois aplicá-los em suas comunidades, locais de trabalho, com seus pacientes e equipe de trabalho. METODOLOGIA: foram realizados dois GIS - com 21 profissionais da área social, saúde e educação na cidade de Pedreira. Para avaliar mudanças, foram aplicados questionários validados (Questionário de Autoestima, Questionário de Resiliência, Inventário de Habilidades Sociais e Escala de Estigma na Epilepsia) antes e depois dos GIS. RESULTADOS: Os grupos permitiram aprender mais sobre epilepsia, trocar experiências e contribuir para o crescimento pessoal e profissional, reforçando a solidariedade e a prática da cidadania. Além disso, o uso da Medicina Tradicional Chinesa reforçou a visão do ser humano como ser integral. Os questionários aplicados no início dos grupos (pré-teste) e ao final (pós-teste) mostraram mudanças positivas. CONCLUSÕES: Pôde-se observar uma melhora em todos os itens avaliados, mostrando que os sujeitos, mesmo sendo profissionais, puderam melhorar suas habilidades sociais e com isso, seu poder de resiliência. A aplicação do GIS é prática, com baixos custos de operacionalização, o que permite sua utilização em locais diversos e pode ser útil para outras situações ou condições crônicas com impacto semelhante ao da epilepsia.Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492011000200007Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology v.17 n.2 2011reponame:Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)instname:Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)instacron:LBE10.1590/S1676-26492011000200007info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Paula T.Min,Li ShihLing,Li HuiCorrea,CarlosBarros,Nelson FeliceLi,Li Minpor2011-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S1676-26492011000200007Revistahttp://epilepsia.org.br/publicacoes/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jecnpoa@terra.com.br1980-53651676-2649opendoar:2011-10-31T00:00Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online) - Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupos de Interação Social (GIS): estratégia de empowerment para pessoas com epilepsia
title Grupos de Interação Social (GIS): estratégia de empowerment para pessoas com epilepsia
spellingShingle Grupos de Interação Social (GIS): estratégia de empowerment para pessoas com epilepsia
Fernandes,Paula T.
epilepsia
grupos de interação social
cidadania
title_short Grupos de Interação Social (GIS): estratégia de empowerment para pessoas com epilepsia
title_full Grupos de Interação Social (GIS): estratégia de empowerment para pessoas com epilepsia
title_fullStr Grupos de Interação Social (GIS): estratégia de empowerment para pessoas com epilepsia
title_full_unstemmed Grupos de Interação Social (GIS): estratégia de empowerment para pessoas com epilepsia
title_sort Grupos de Interação Social (GIS): estratégia de empowerment para pessoas com epilepsia
author Fernandes,Paula T.
author_facet Fernandes,Paula T.
Min,Li Shih
Ling,Li Hui
Correa,Carlos
Barros,Nelson Felice
Li,Li Min
author_role author
author2 Min,Li Shih
Ling,Li Hui
Correa,Carlos
Barros,Nelson Felice
Li,Li Min
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Paula T.
Min,Li Shih
Ling,Li Hui
Correa,Carlos
Barros,Nelson Felice
Li,Li Min
dc.subject.por.fl_str_mv epilepsia
grupos de interação social
cidadania
topic epilepsia
grupos de interação social
cidadania
description INTRODUÇÃO: O manejo da epilepsia vai além de controle das crises e, para uma abordagem integrativa, começamos a trabalhar com os Grupos de Interação Social (GIS) na epilepsia. OBJETIVO: Realizar grupos em profissionais da saúde e educação para que eles possam se apoderar desta dinâmica para depois aplicá-los em suas comunidades, locais de trabalho, com seus pacientes e equipe de trabalho. METODOLOGIA: foram realizados dois GIS - com 21 profissionais da área social, saúde e educação na cidade de Pedreira. Para avaliar mudanças, foram aplicados questionários validados (Questionário de Autoestima, Questionário de Resiliência, Inventário de Habilidades Sociais e Escala de Estigma na Epilepsia) antes e depois dos GIS. RESULTADOS: Os grupos permitiram aprender mais sobre epilepsia, trocar experiências e contribuir para o crescimento pessoal e profissional, reforçando a solidariedade e a prática da cidadania. Além disso, o uso da Medicina Tradicional Chinesa reforçou a visão do ser humano como ser integral. Os questionários aplicados no início dos grupos (pré-teste) e ao final (pós-teste) mostraram mudanças positivas. CONCLUSÕES: Pôde-se observar uma melhora em todos os itens avaliados, mostrando que os sujeitos, mesmo sendo profissionais, puderam melhorar suas habilidades sociais e com isso, seu poder de resiliência. A aplicação do GIS é prática, com baixos custos de operacionalização, o que permite sua utilização em locais diversos e pode ser útil para outras situações ou condições crônicas com impacto semelhante ao da epilepsia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492011000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492011000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-26492011000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
publisher.none.fl_str_mv Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology v.17 n.2 2011
reponame:Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
instname:Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
instacron:LBE
instname_str Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
instacron_str LBE
institution LBE
reponame_str Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
collection Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
repository.name.fl_str_mv Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online) - Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
repository.mail.fl_str_mv ||jecnpoa@terra.com.br
_version_ 1754734659748495360