O papel da dieta cetogênica no estresse oxidativo presente na epilepsia experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Tâmara Kelly de Castro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira,Suzana Lima de, Ataíde,Terezinha da Rocha, Trindade Filho,Euclides Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492011000200005
Resumo: INTRODUÇÃO: A epilepsia é um dos transtornos neurológicos mais comuns, sendo definido como uma condição de crises recorrentes espontâneas. Existe uma importante relação entre radicais livres e enzimas antioxidantes no fenômeno epiléptico, e as espécies reativas de oxigênio (EROs) têm sido implicadas na neurodegeneração induzida pelas crises. OBJETIVO: A presente revisão teve como objetivo investigar a relação existente entre o estresse oxidativo e a epilepsia, destacando o efeito da dieta cetogênica sob condições experimentais. MATERIAL E MÉTODOS: Procedeu-se a pesquisa em artigos científicos publicados nos Bancos de Dados Medline, PubMed, Periódicos CAPES, ScienceDirect e Scielo. As palavras-chave selecionadas para a pesquisa incluíram epilepsia, status epilepticus, pilocarpina, estresse oxidativo, espécies reativas de oxigênio, disfunção mitocondrial. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Terapia dietética tem sido utilizada, como é o caso da dieta cetogênica (DC), a qual é rica em lipídeos e pobre em carboidratos e utilizada por mais de oito décadas para o tratamento de epilepsia refratária, principalmente em crianças. A DC modula a bionergética mitocondrial, diminui a formação de EROs, aumenta a capacidade antioxidante celular e ainda, previne alterações do DNA mitocondrial. CONCLUSÃO: Evidências de atuação da DC na disfunção mitocondrial, como ocorre na epilepsia, são muitas e demonstram claramente efeitos benéficos dessa terapêutica.
id LBE-1_45a907caf798e193a9247b16f8c86f29
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-26492011000200005
network_acronym_str LBE-1
network_name_str Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
repository_id_str
spelling O papel da dieta cetogênica no estresse oxidativo presente na epilepsia experimentalneurociênciadisfunção mitocondrialepilepsia refratáriaespécies reativas de oxigênioINTRODUÇÃO: A epilepsia é um dos transtornos neurológicos mais comuns, sendo definido como uma condição de crises recorrentes espontâneas. Existe uma importante relação entre radicais livres e enzimas antioxidantes no fenômeno epiléptico, e as espécies reativas de oxigênio (EROs) têm sido implicadas na neurodegeneração induzida pelas crises. OBJETIVO: A presente revisão teve como objetivo investigar a relação existente entre o estresse oxidativo e a epilepsia, destacando o efeito da dieta cetogênica sob condições experimentais. MATERIAL E MÉTODOS: Procedeu-se a pesquisa em artigos científicos publicados nos Bancos de Dados Medline, PubMed, Periódicos CAPES, ScienceDirect e Scielo. As palavras-chave selecionadas para a pesquisa incluíram epilepsia, status epilepticus, pilocarpina, estresse oxidativo, espécies reativas de oxigênio, disfunção mitocondrial. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Terapia dietética tem sido utilizada, como é o caso da dieta cetogênica (DC), a qual é rica em lipídeos e pobre em carboidratos e utilizada por mais de oito décadas para o tratamento de epilepsia refratária, principalmente em crianças. A DC modula a bionergética mitocondrial, diminui a formação de EROs, aumenta a capacidade antioxidante celular e ainda, previne alterações do DNA mitocondrial. CONCLUSÃO: Evidências de atuação da DC na disfunção mitocondrial, como ocorre na epilepsia, são muitas e demonstram claramente efeitos benéficos dessa terapêutica.Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492011000200005Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology v.17 n.2 2011reponame:Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)instname:Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)instacron:LBE10.1590/S1676-26492011000200005info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Tâmara Kelly de CastroOliveira,Suzana Lima deAtaíde,Terezinha da RochaTrindade Filho,Euclides Mauríciopor2011-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S1676-26492011000200005Revistahttp://epilepsia.org.br/publicacoes/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jecnpoa@terra.com.br1980-53651676-2649opendoar:2011-10-31T00:00Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online) - Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da dieta cetogênica no estresse oxidativo presente na epilepsia experimental
title O papel da dieta cetogênica no estresse oxidativo presente na epilepsia experimental
spellingShingle O papel da dieta cetogênica no estresse oxidativo presente na epilepsia experimental
Gomes,Tâmara Kelly de Castro
neurociência
disfunção mitocondrial
epilepsia refratária
espécies reativas de oxigênio
title_short O papel da dieta cetogênica no estresse oxidativo presente na epilepsia experimental
title_full O papel da dieta cetogênica no estresse oxidativo presente na epilepsia experimental
title_fullStr O papel da dieta cetogênica no estresse oxidativo presente na epilepsia experimental
title_full_unstemmed O papel da dieta cetogênica no estresse oxidativo presente na epilepsia experimental
title_sort O papel da dieta cetogênica no estresse oxidativo presente na epilepsia experimental
author Gomes,Tâmara Kelly de Castro
author_facet Gomes,Tâmara Kelly de Castro
Oliveira,Suzana Lima de
Ataíde,Terezinha da Rocha
Trindade Filho,Euclides Maurício
author_role author
author2 Oliveira,Suzana Lima de
Ataíde,Terezinha da Rocha
Trindade Filho,Euclides Maurício
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Tâmara Kelly de Castro
Oliveira,Suzana Lima de
Ataíde,Terezinha da Rocha
Trindade Filho,Euclides Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv neurociência
disfunção mitocondrial
epilepsia refratária
espécies reativas de oxigênio
topic neurociência
disfunção mitocondrial
epilepsia refratária
espécies reativas de oxigênio
description INTRODUÇÃO: A epilepsia é um dos transtornos neurológicos mais comuns, sendo definido como uma condição de crises recorrentes espontâneas. Existe uma importante relação entre radicais livres e enzimas antioxidantes no fenômeno epiléptico, e as espécies reativas de oxigênio (EROs) têm sido implicadas na neurodegeneração induzida pelas crises. OBJETIVO: A presente revisão teve como objetivo investigar a relação existente entre o estresse oxidativo e a epilepsia, destacando o efeito da dieta cetogênica sob condições experimentais. MATERIAL E MÉTODOS: Procedeu-se a pesquisa em artigos científicos publicados nos Bancos de Dados Medline, PubMed, Periódicos CAPES, ScienceDirect e Scielo. As palavras-chave selecionadas para a pesquisa incluíram epilepsia, status epilepticus, pilocarpina, estresse oxidativo, espécies reativas de oxigênio, disfunção mitocondrial. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Terapia dietética tem sido utilizada, como é o caso da dieta cetogênica (DC), a qual é rica em lipídeos e pobre em carboidratos e utilizada por mais de oito décadas para o tratamento de epilepsia refratária, principalmente em crianças. A DC modula a bionergética mitocondrial, diminui a formação de EROs, aumenta a capacidade antioxidante celular e ainda, previne alterações do DNA mitocondrial. CONCLUSÃO: Evidências de atuação da DC na disfunção mitocondrial, como ocorre na epilepsia, são muitas e demonstram claramente efeitos benéficos dessa terapêutica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492011000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492011000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-26492011000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
publisher.none.fl_str_mv Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology v.17 n.2 2011
reponame:Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
instname:Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
instacron:LBE
instname_str Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
instacron_str LBE
institution LBE
reponame_str Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
collection Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
repository.name.fl_str_mv Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online) - Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
repository.mail.fl_str_mv ||jecnpoa@terra.com.br
_version_ 1754734659745349632