Análise de desempenho de um motor ciclo Otto com biogás
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/365 |
Resumo: | Este trabalho analisou o funcionamento de um motogerador com motor ciclo Otto, operando com biogás, e comparado com o mesmo sistema, operando com gasolina. Os ensaios foram realizados no gerador marca Branco, modelo B4T-5000 BIO, com alteração da carga realizada, através de uma bancada de resistências. A análise realizada contempla a potência elétrica gerada pelo equipamento, o consumo específico, a eficiência, o fator λ e as emissões de CO e de O2. Os resultados mostraram que é possível obter energia elétrica, através de biogás como combustível, mas com baixa eficiência. Os resultados de O2 e de λ indicam que uma combustão é realizada com excesso de ar para todas as configurações. No que se refere às emissões de CO, para o biogás, foram inferiores a 900 ppm, enquanto que, para a gasolina, as emissões de CO ficaram ao redor de 17.400 ppm, para a taxa de compressão de 10,2:1 e de 70.500 ppm, para a taxa de compressão de 8,2:1. |
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Análise de desempenho de um motor ciclo Otto com biogásEste trabalho analisou o funcionamento de um motogerador com motor ciclo Otto, operando com biogás, e comparado com o mesmo sistema, operando com gasolina. Os ensaios foram realizados no gerador marca Branco, modelo B4T-5000 BIO, com alteração da carga realizada, através de uma bancada de resistências. A análise realizada contempla a potência elétrica gerada pelo equipamento, o consumo específico, a eficiência, o fator λ e as emissões de CO e de O2. Os resultados mostraram que é possível obter energia elétrica, através de biogás como combustível, mas com baixa eficiência. Os resultados de O2 e de λ indicam que uma combustão é realizada com excesso de ar para todas as configurações. No que se refere às emissões de CO, para o biogás, foram inferiores a 900 ppm, enquanto que, para a gasolina, as emissões de CO ficaram ao redor de 17.400 ppm, para a taxa de compressão de 10,2:1 e de 70.500 ppm, para a taxa de compressão de 8,2:1.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/365Revista Liberato; v. 16 n. 26 (2015): Revista Liberato; 165-1762178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/365/241Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Deisi OliveiraWander, Paulo Roberto2023-04-26T17:46:59Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/365Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-04-26T17:46:59Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
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