APRESENTAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/54 |
Resumo: | Quando falamos em educação profissional, é comum remetermos especialmente a um processo formativo que inclua, no seu desenvolvimento, a aprendizagem de alguns conhecimentos e de técnicas específicas de um saber-fazer profissional aceito e legitimado pelo mundo do trabalho. Ou seja, a educação profissional passa pelo fazer, pelo tornar operatórias atividades intelectuais e manuais que sejam de interesse de uma sociedade e praticadas por uma instituição empresarial ou industrial. Em se tratando das escolas técnicas industriais, a área das engenharias tem o seu status próprio e garantido, uma vez que desse construto técnico-científico saem os conhecimentos que serão aplicados para a qualificação e, portanto, certificação do profissional que de tais escolas egressa. No entanto, é sabido pelos profissionais das diferentes áreas do conhecimento, especialmente da educação, que o conhecimento disciplinar, especialista, não tem dado conta da complexidade da realidade e, portanto, das intervenções sociais necessárias à melhoria da qualidade de vida tão alardeada. Por isso, os paradigmas emergentes das correntes atuais do pensamento propõem a reconciliação de saberes em busca de unificação do conhecimento e a formação de um ser humano que também é profissional “capaz de utilizar conhecimentos de várias disciplinas para resolver certas questões e de saber como e quando consultar os especialistas, sem ficar totalmente subordinado aos “experts” (JAPIASSU,1995, p.330). |
id |
Liberato_6a6351c74c6a82d6357e193027b83577 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/54 |
network_acronym_str |
Liberato |
network_name_str |
Revista Liberato (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRESENTAÇÃOQuando falamos em educação profissional, é comum remetermos especialmente a um processo formativo que inclua, no seu desenvolvimento, a aprendizagem de alguns conhecimentos e de técnicas específicas de um saber-fazer profissional aceito e legitimado pelo mundo do trabalho. Ou seja, a educação profissional passa pelo fazer, pelo tornar operatórias atividades intelectuais e manuais que sejam de interesse de uma sociedade e praticadas por uma instituição empresarial ou industrial. Em se tratando das escolas técnicas industriais, a área das engenharias tem o seu status próprio e garantido, uma vez que desse construto técnico-científico saem os conhecimentos que serão aplicados para a qualificação e, portanto, certificação do profissional que de tais escolas egressa. No entanto, é sabido pelos profissionais das diferentes áreas do conhecimento, especialmente da educação, que o conhecimento disciplinar, especialista, não tem dado conta da complexidade da realidade e, portanto, das intervenções sociais necessárias à melhoria da qualidade de vida tão alardeada. Por isso, os paradigmas emergentes das correntes atuais do pensamento propõem a reconciliação de saberes em busca de unificação do conhecimento e a formação de um ser humano que também é profissional “capaz de utilizar conhecimentos de várias disciplinas para resolver certas questões e de saber como e quando consultar os especialistas, sem ficar totalmente subordinado aos “experts” (JAPIASSU,1995, p.330).Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/54Revista Liberato; v. 5 n. 5 (2004): Revista Liberato2178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/54/46Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessUngaretti, Regina Leitão2023-01-12T18:36:22Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/54Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:22Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRESENTAÇÃO |
title |
APRESENTAÇÃO |
spellingShingle |
APRESENTAÇÃO Ungaretti, Regina Leitão |
title_short |
APRESENTAÇÃO |
title_full |
APRESENTAÇÃO |
title_fullStr |
APRESENTAÇÃO |
title_full_unstemmed |
APRESENTAÇÃO |
title_sort |
APRESENTAÇÃO |
author |
Ungaretti, Regina Leitão |
author_facet |
Ungaretti, Regina Leitão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ungaretti, Regina Leitão |
description |
Quando falamos em educação profissional, é comum remetermos especialmente a um processo formativo que inclua, no seu desenvolvimento, a aprendizagem de alguns conhecimentos e de técnicas específicas de um saber-fazer profissional aceito e legitimado pelo mundo do trabalho. Ou seja, a educação profissional passa pelo fazer, pelo tornar operatórias atividades intelectuais e manuais que sejam de interesse de uma sociedade e praticadas por uma instituição empresarial ou industrial. Em se tratando das escolas técnicas industriais, a área das engenharias tem o seu status próprio e garantido, uma vez que desse construto técnico-científico saem os conhecimentos que serão aplicados para a qualificação e, portanto, certificação do profissional que de tais escolas egressa. No entanto, é sabido pelos profissionais das diferentes áreas do conhecimento, especialmente da educação, que o conhecimento disciplinar, especialista, não tem dado conta da complexidade da realidade e, portanto, das intervenções sociais necessárias à melhoria da qualidade de vida tão alardeada. Por isso, os paradigmas emergentes das correntes atuais do pensamento propõem a reconciliação de saberes em busca de unificação do conhecimento e a formação de um ser humano que também é profissional “capaz de utilizar conhecimentos de várias disciplinas para resolver certas questões e de saber como e quando consultar os especialistas, sem ficar totalmente subordinado aos “experts” (JAPIASSU,1995, p.330). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/54 |
url |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/54/46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Liberato; v. 5 n. 5 (2004): Revista Liberato 2178-8820 1518-8043 reponame:Revista Liberato (Online) instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) instacron:Liberato |
instname_str |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
instacron_str |
Liberato |
institution |
Liberato |
reponame_str |
Revista Liberato (Online) |
collection |
Revista Liberato (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com |
_version_ |
1797066968403017728 |