APRESENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ungaretti, Regina Leitão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/54
Resumo: Quando falamos em educação profissional, é comum remetermos especialmente a um processo formativo que inclua, no seu desenvolvimento, a aprendizagem de alguns conhecimentos e de técnicas específicas de um saber-fazer profissional aceito e legitimado pelo mundo do trabalho. Ou seja, a educação profissional passa pelo fazer, pelo tornar operatórias atividades intelectuais e manuais que sejam de interesse de uma sociedade e praticadas por uma instituição empresarial ou industrial. Em se tratando das escolas técnicas industriais, a área das engenharias tem o seu status próprio e garantido, uma vez que desse construto técnico-científico saem os conhecimentos que serão aplicados para a qualificação e, portanto, certificação do profissional que de tais escolas egressa. No entanto, é sabido pelos profissionais das diferentes áreas do conhecimento, especialmente da educação, que o conhecimento disciplinar, especialista, não tem dado conta da complexidade da realidade e, portanto, das intervenções sociais necessárias à melhoria da qualidade de vida tão alardeada. Por isso, os paradigmas emergentes das correntes atuais do pensamento propõem a reconciliação de saberes em busca de unificação do conhecimento e a formação de um ser humano que também é profissional “capaz de utilizar conhecimentos de várias disciplinas para resolver certas questões e de saber como e quando consultar os especialistas, sem ficar totalmente subordinado aos “experts” (JAPIASSU,1995, p.330).
id Liberato_6a6351c74c6a82d6357e193027b83577
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/54
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling APRESENTAÇÃOQuando falamos em educação profissional, é comum remetermos especialmente a um processo formativo que inclua, no seu desenvolvimento, a aprendizagem de alguns conhecimentos e de técnicas específicas de um saber-fazer profissional aceito e legitimado pelo mundo do trabalho. Ou seja, a educação profissional passa pelo fazer, pelo tornar operatórias atividades intelectuais e manuais que sejam de interesse de uma sociedade e praticadas por uma instituição empresarial ou industrial. Em se tratando das escolas técnicas industriais, a área das engenharias tem o seu status próprio e garantido, uma vez que desse construto técnico-científico saem os conhecimentos que serão aplicados para a qualificação e, portanto, certificação do profissional que de tais escolas egressa. No entanto, é sabido pelos profissionais das diferentes áreas do conhecimento, especialmente da educação, que o conhecimento disciplinar, especialista, não tem dado conta da complexidade da realidade e, portanto, das intervenções sociais necessárias à melhoria da qualidade de vida tão alardeada. Por isso, os paradigmas emergentes das correntes atuais do pensamento propõem a reconciliação de saberes em busca de unificação do conhecimento e a formação de um ser humano que também é profissional “capaz de utilizar conhecimentos de várias disciplinas para resolver certas questões e de saber como e quando consultar os especialistas, sem ficar totalmente subordinado aos “experts” (JAPIASSU,1995, p.330).Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/54Revista Liberato; v. 5 n. 5 (2004): Revista Liberato2178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/54/46Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessUngaretti, Regina Leitão2023-01-12T18:36:22Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/54Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:22Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv APRESENTAÇÃO
title APRESENTAÇÃO
spellingShingle APRESENTAÇÃO
Ungaretti, Regina Leitão
title_short APRESENTAÇÃO
title_full APRESENTAÇÃO
title_fullStr APRESENTAÇÃO
title_full_unstemmed APRESENTAÇÃO
title_sort APRESENTAÇÃO
author Ungaretti, Regina Leitão
author_facet Ungaretti, Regina Leitão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ungaretti, Regina Leitão
description Quando falamos em educação profissional, é comum remetermos especialmente a um processo formativo que inclua, no seu desenvolvimento, a aprendizagem de alguns conhecimentos e de técnicas específicas de um saber-fazer profissional aceito e legitimado pelo mundo do trabalho. Ou seja, a educação profissional passa pelo fazer, pelo tornar operatórias atividades intelectuais e manuais que sejam de interesse de uma sociedade e praticadas por uma instituição empresarial ou industrial. Em se tratando das escolas técnicas industriais, a área das engenharias tem o seu status próprio e garantido, uma vez que desse construto técnico-científico saem os conhecimentos que serão aplicados para a qualificação e, portanto, certificação do profissional que de tais escolas egressa. No entanto, é sabido pelos profissionais das diferentes áreas do conhecimento, especialmente da educação, que o conhecimento disciplinar, especialista, não tem dado conta da complexidade da realidade e, portanto, das intervenções sociais necessárias à melhoria da qualidade de vida tão alardeada. Por isso, os paradigmas emergentes das correntes atuais do pensamento propõem a reconciliação de saberes em busca de unificação do conhecimento e a formação de um ser humano que também é profissional “capaz de utilizar conhecimentos de várias disciplinas para resolver certas questões e de saber como e quando consultar os especialistas, sem ficar totalmente subordinado aos “experts” (JAPIASSU,1995, p.330).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/54
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/54/46
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 5 n. 5 (2004): Revista Liberato
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066968403017728