Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/177 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o estudo de um motor elétrico, empregado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte. O objetivo foi o de selecionar um motor que possuísse características de operação adequadas para acionar o carro elétrico, dentro de uma faixa de velocidade de 12 a 20 km/h. Testes foram realizados no carro elétrico com o objetivo de caracterizar seu comportamento dinâmico. Os resultados dos testes possibilitaram selecionar um motor CC (Corrente Contínua) sem escovas de 12 V e 5,91 A com eficiência máxima de 77%. Um estudo teórico foi desenvolvido, para determinar a melhor relação de transmissão de movimento do motor para o carro. Assim, foi possível determinar as condições de operação do motor nas quais o mesmo desenvolveu seu melhor rendimento, quando era acionado o carro elétrico. O valor da relação de velocidade do motor para o carro resultou em 64:1. O estudo demonstrou que, para operar com uma velocidade de 20 km/h, o carro requer uma potência de 58 W do motor elétrico. |
id |
Liberato_7978168c2673014ac82759042e8d7b84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/177 |
network_acronym_str |
Liberato |
network_name_str |
Revista Liberato (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porteEste trabalho apresenta o estudo de um motor elétrico, empregado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte. O objetivo foi o de selecionar um motor que possuísse características de operação adequadas para acionar o carro elétrico, dentro de uma faixa de velocidade de 12 a 20 km/h. Testes foram realizados no carro elétrico com o objetivo de caracterizar seu comportamento dinâmico. Os resultados dos testes possibilitaram selecionar um motor CC (Corrente Contínua) sem escovas de 12 V e 5,91 A com eficiência máxima de 77%. Um estudo teórico foi desenvolvido, para determinar a melhor relação de transmissão de movimento do motor para o carro. Assim, foi possível determinar as condições de operação do motor nas quais o mesmo desenvolveu seu melhor rendimento, quando era acionado o carro elétrico. O valor da relação de velocidade do motor para o carro resultou em 64:1. O estudo demonstrou que, para operar com uma velocidade de 20 km/h, o carro requer uma potência de 58 W do motor elétrico.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/177Revista Liberato; v. 12 n. 18 (2011): Revista Liberato; 159-1682178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/177/167Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessD'Avila, Carlos Eduardo PresaGertz, Luiz Carlosda Silveira, Marília AmaralCervieri, André2023-01-12T18:36:24Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/177Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:24Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte |
title |
Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte |
spellingShingle |
Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte D'Avila, Carlos Eduardo Presa |
title_short |
Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte |
title_full |
Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte |
title_fullStr |
Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte |
title_full_unstemmed |
Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte |
title_sort |
Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte |
author |
D'Avila, Carlos Eduardo Presa |
author_facet |
D'Avila, Carlos Eduardo Presa Gertz, Luiz Carlos da Silveira, Marília Amaral Cervieri, André |
author_role |
author |
author2 |
Gertz, Luiz Carlos da Silveira, Marília Amaral Cervieri, André |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Avila, Carlos Eduardo Presa Gertz, Luiz Carlos da Silveira, Marília Amaral Cervieri, André |
description |
Este trabalho apresenta o estudo de um motor elétrico, empregado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte. O objetivo foi o de selecionar um motor que possuísse características de operação adequadas para acionar o carro elétrico, dentro de uma faixa de velocidade de 12 a 20 km/h. Testes foram realizados no carro elétrico com o objetivo de caracterizar seu comportamento dinâmico. Os resultados dos testes possibilitaram selecionar um motor CC (Corrente Contínua) sem escovas de 12 V e 5,91 A com eficiência máxima de 77%. Um estudo teórico foi desenvolvido, para determinar a melhor relação de transmissão de movimento do motor para o carro. Assim, foi possível determinar as condições de operação do motor nas quais o mesmo desenvolveu seu melhor rendimento, quando era acionado o carro elétrico. O valor da relação de velocidade do motor para o carro resultou em 64:1. O estudo demonstrou que, para operar com uma velocidade de 20 km/h, o carro requer uma potência de 58 W do motor elétrico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/177 |
url |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/177/167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Liberato; v. 12 n. 18 (2011): Revista Liberato; 159-168 2178-8820 1518-8043 reponame:Revista Liberato (Online) instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) instacron:Liberato |
instname_str |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
instacron_str |
Liberato |
institution |
Liberato |
reponame_str |
Revista Liberato (Online) |
collection |
Revista Liberato (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com |
_version_ |
1797066969097175040 |