Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Avila, Carlos Eduardo Presa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gertz, Luiz Carlos, da Silveira, Marília Amaral, Cervieri, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/177
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo de um motor elétrico, empregado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte. O objetivo foi o de selecionar um motor que possuísse características de operação adequadas para acionar o carro elétrico, dentro de uma faixa de velocidade de 12 a 20 km/h. Testes foram realizados no carro elétrico com o objetivo de caracterizar seu comportamento dinâmico. Os resultados dos testes possibilitaram selecionar um motor CC (Corrente Contínua) sem escovas de 12 V e 5,91 A com eficiência máxima de 77%. Um estudo teórico foi desenvolvido, para determinar a melhor relação de transmissão de movimento do motor para o carro. Assim, foi possível determinar as condições de operação do motor nas quais o mesmo desenvolveu seu melhor rendimento, quando era acionado o carro elétrico. O valor da relação de velocidade do motor para o carro resultou em 64:1. O estudo demonstrou que, para operar com uma velocidade de 20 km/h, o carro requer uma potência de 58 W do motor elétrico.
id Liberato_7978168c2673014ac82759042e8d7b84
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/177
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porteEste trabalho apresenta o estudo de um motor elétrico, empregado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte. O objetivo foi o de selecionar um motor que possuísse características de operação adequadas para acionar o carro elétrico, dentro de uma faixa de velocidade de 12 a 20 km/h. Testes foram realizados no carro elétrico com o objetivo de caracterizar seu comportamento dinâmico. Os resultados dos testes possibilitaram selecionar um motor CC (Corrente Contínua) sem escovas de 12 V e 5,91 A com eficiência máxima de 77%. Um estudo teórico foi desenvolvido, para determinar a melhor relação de transmissão de movimento do motor para o carro. Assim, foi possível determinar as condições de operação do motor nas quais o mesmo desenvolveu seu melhor rendimento, quando era acionado o carro elétrico. O valor da relação de velocidade do motor para o carro resultou em 64:1. O estudo demonstrou que, para operar com uma velocidade de 20 km/h, o carro requer uma potência de 58 W do motor elétrico.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/177Revista Liberato; v. 12 n. 18 (2011): Revista Liberato; 159-1682178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/177/167Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessD'Avila, Carlos Eduardo PresaGertz, Luiz Carlosda Silveira, Marília AmaralCervieri, André2023-01-12T18:36:24Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/177Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:24Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte
title Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte
spellingShingle Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte
D'Avila, Carlos Eduardo Presa
title_short Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte
title_full Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte
title_fullStr Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte
title_full_unstemmed Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte
title_sort Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte
author D'Avila, Carlos Eduardo Presa
author_facet D'Avila, Carlos Eduardo Presa
Gertz, Luiz Carlos
da Silveira, Marília Amaral
Cervieri, André
author_role author
author2 Gertz, Luiz Carlos
da Silveira, Marília Amaral
Cervieri, André
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Avila, Carlos Eduardo Presa
Gertz, Luiz Carlos
da Silveira, Marília Amaral
Cervieri, André
description Este trabalho apresenta o estudo de um motor elétrico, empregado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte. O objetivo foi o de selecionar um motor que possuísse características de operação adequadas para acionar o carro elétrico, dentro de uma faixa de velocidade de 12 a 20 km/h. Testes foram realizados no carro elétrico com o objetivo de caracterizar seu comportamento dinâmico. Os resultados dos testes possibilitaram selecionar um motor CC (Corrente Contínua) sem escovas de 12 V e 5,91 A com eficiência máxima de 77%. Um estudo teórico foi desenvolvido, para determinar a melhor relação de transmissão de movimento do motor para o carro. Assim, foi possível determinar as condições de operação do motor nas quais o mesmo desenvolveu seu melhor rendimento, quando era acionado o carro elétrico. O valor da relação de velocidade do motor para o carro resultou em 64:1. O estudo demonstrou que, para operar com uma velocidade de 20 km/h, o carro requer uma potência de 58 W do motor elétrico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/177
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/177/167
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 12 n. 18 (2011): Revista Liberato; 159-168
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969097175040