Análise de desempenho e emissões de um motor de ignição por compressão bicombustível diesel/gás natural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pletsch, Joanir
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rosa, Josimar Souza, Altafini, Carlos Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/588
Resumo: O motor diesel é considerado poluente por suas elevadas emissões de NOx e particulados que causam problemas à saúde humana e ao meio ambiente. O óleo diesel é a fonte energética mais utilizada no Brasil, portanto o uso de combustíveis alternativos contribui para reduzir a dependência dessa fonte. Nesse contexto, este estudo avaliou o desempenho e emissões gasosas de um motor de combustão interna, ciclo Diesel, operando em modo bicombustível, com diesel e gás natural, usando uma válvula borboleta instalada na admissão, para restringir a tomada de ar. Foram aplicadas quatro (4) vazões de gás natural, combinadas com diesel, e três diferentes posições da borboleta: 100%, 67% e 44% aberta. O motor apresentou desempenho satisfatório, em relação à eficiência térmica e, em alguns casos, com valores maiores do que nas condições originais de funcionamento. Também houve redução da opacidade da fumaça, das emissões de NOx, e aumento das emissões de CO.
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