Review: métodos experimentais de dosagem de concreto autoadensável (CAA) desenvolvidos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fochs, Rafael Gómez
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Recena, Fernando Antonio Piazza, da Silva, Isaac Newton Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/201
Resumo: O concreto autoadensável (CAA) foi desenvolvido, primeiramente, buscando sanar o problema da redução de mão de obra qualificada no Japão. Sua apresentação no mercado proporcionou diversas oportunidades de melhoria de qualidade e produtividade na indústria da construção. Desde então, pesquisadores vêm desenvolvendo trabalhos, a fim de compreender e tornar a dosagem experimental do CAA tão clara e sistemática como a do concreto convencional tem sido nos dias de hoje. No Brasil, os métodos experimentais de dosagem de CAA podem ser divididos em dois grupos: o primeiro se baseia na adição de agregados e na avaliação da mistura, desde a etapa de formulação da pasta até o ajuste final do concreto; o segundo grupo avalia o concreto como um todo, sem a avaliação da pasta ou argamassa de forma isolada. E ainda, utiliza conceitos do método IPT/EPUSP de Helene e Terzian (1992) para dosagem de concretos convencionais. Através de nove critérios, de aspectos qualitativos e das pesquisas apresentadas pelos autores desses métodos, podese evidenciar alguns dos aspectos e características comuns e individuais dos principais métodos de dosagem de CAA empregados no Brasil.
id Liberato_c9881387d5b6e18cdae3c83c249836eb
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/201
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling Review: métodos experimentais de dosagem de concreto autoadensável (CAA) desenvolvidos no BrasilO concreto autoadensável (CAA) foi desenvolvido, primeiramente, buscando sanar o problema da redução de mão de obra qualificada no Japão. Sua apresentação no mercado proporcionou diversas oportunidades de melhoria de qualidade e produtividade na indústria da construção. Desde então, pesquisadores vêm desenvolvendo trabalhos, a fim de compreender e tornar a dosagem experimental do CAA tão clara e sistemática como a do concreto convencional tem sido nos dias de hoje. No Brasil, os métodos experimentais de dosagem de CAA podem ser divididos em dois grupos: o primeiro se baseia na adição de agregados e na avaliação da mistura, desde a etapa de formulação da pasta até o ajuste final do concreto; o segundo grupo avalia o concreto como um todo, sem a avaliação da pasta ou argamassa de forma isolada. E ainda, utiliza conceitos do método IPT/EPUSP de Helene e Terzian (1992) para dosagem de concretos convencionais. Através de nove critérios, de aspectos qualitativos e das pesquisas apresentadas pelos autores desses métodos, podese evidenciar alguns dos aspectos e características comuns e individuais dos principais métodos de dosagem de CAA empregados no Brasil.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/201Revista Liberato; v. 14 n. 21 (2013): Revista Liberato; 99-1102178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/201/pdfCopyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFochs, Rafael GómezRecena, Fernando Antonio Piazzada Silva, Isaac Newton Lima2023-01-12T18:36:24Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/201Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:24Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv Review: métodos experimentais de dosagem de concreto autoadensável (CAA) desenvolvidos no Brasil
title Review: métodos experimentais de dosagem de concreto autoadensável (CAA) desenvolvidos no Brasil
spellingShingle Review: métodos experimentais de dosagem de concreto autoadensável (CAA) desenvolvidos no Brasil
Fochs, Rafael Gómez
title_short Review: métodos experimentais de dosagem de concreto autoadensável (CAA) desenvolvidos no Brasil
title_full Review: métodos experimentais de dosagem de concreto autoadensável (CAA) desenvolvidos no Brasil
title_fullStr Review: métodos experimentais de dosagem de concreto autoadensável (CAA) desenvolvidos no Brasil
title_full_unstemmed Review: métodos experimentais de dosagem de concreto autoadensável (CAA) desenvolvidos no Brasil
title_sort Review: métodos experimentais de dosagem de concreto autoadensável (CAA) desenvolvidos no Brasil
author Fochs, Rafael Gómez
author_facet Fochs, Rafael Gómez
Recena, Fernando Antonio Piazza
da Silva, Isaac Newton Lima
author_role author
author2 Recena, Fernando Antonio Piazza
da Silva, Isaac Newton Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fochs, Rafael Gómez
Recena, Fernando Antonio Piazza
da Silva, Isaac Newton Lima
description O concreto autoadensável (CAA) foi desenvolvido, primeiramente, buscando sanar o problema da redução de mão de obra qualificada no Japão. Sua apresentação no mercado proporcionou diversas oportunidades de melhoria de qualidade e produtividade na indústria da construção. Desde então, pesquisadores vêm desenvolvendo trabalhos, a fim de compreender e tornar a dosagem experimental do CAA tão clara e sistemática como a do concreto convencional tem sido nos dias de hoje. No Brasil, os métodos experimentais de dosagem de CAA podem ser divididos em dois grupos: o primeiro se baseia na adição de agregados e na avaliação da mistura, desde a etapa de formulação da pasta até o ajuste final do concreto; o segundo grupo avalia o concreto como um todo, sem a avaliação da pasta ou argamassa de forma isolada. E ainda, utiliza conceitos do método IPT/EPUSP de Helene e Terzian (1992) para dosagem de concretos convencionais. Através de nove critérios, de aspectos qualitativos e das pesquisas apresentadas pelos autores desses métodos, podese evidenciar alguns dos aspectos e características comuns e individuais dos principais métodos de dosagem de CAA empregados no Brasil.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/201
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/201/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 14 n. 21 (2013): Revista Liberato; 99-110
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969171623936